Baseado nas sugestões de Celso Antunes, a seguir são apresentados alguns procedimentos para estimular as inteligências:
Fala e escrita – expressão e
comunicação
L I N G U Í S T I C A
O U
V E R B A L |
Empréstimo de livros
incentivando a falar sobre o que leu, para despertar o gosto pela leitura. Redação, ou produção coletiva
de texto, dirigida, a partir de um
tema, de uma música, de um filme, de um acontecimento no dia. Cada um escrever a estória da
sua vida. Escrever sobre o que mais gosta
de fazer, de comer, de vestir. Oportunizar e explorar a
leitura incidental (rótulos, propagandas, embalagens em folhetos, revistas e
jornais). Estimular o uso do dicionário. Construir dicionário com
palavras novas ou palavras de interesse da turma ou do assunto trabalhado. Envolver o máximo de crianças
na confecção de um jornal. Estimular a exposição de
pesquisas em murais. Estimular a participação nas
aulas. Propor técnicas/dinâmicas
ludopedagógicas em grupo, valorizando e estimulando a participação de todos. Incentivo aos mais tímidos a
participarem das conversas e discussões. Leitura em voz alta individual
ou em grupo. Oportunizar que o educando
fale, critique, desabafe – usando o lado esquerdo para estimular o lado
direito. Usar técnicas relaxadoras antes
de atividades estressantes como provas e testes. Montar jograis. |
Simbologia - números naturais –
comunicação matemática |
|
L Ó GI CO
MA TE MÁ TI CA |
Brincadeiras com jogos de
montar e desmontar, quebra-cabeças. Utilizar-se de jogos para
trabalhar a matemática de forma lúdica, interessante e atraente. Utilizar-se nas atividades
metro, balança, calendários, relógios, massinhas, tampinhas, pedrinhas,
pauzinhos. |
Extração de elementos do som
combinando-os como forma de linguagem |
|
S O N O R A |
Valer-se da música para
relaxamento, temas para produção de textos, comemorações, recreios, início e
encerramento do dia, fazer letras de músicas. Confeccionar e utiliza-se de
bandinha de sucatas. |
Percepção dos objetos fora do
plano material de forma tridimensional – espacialidade e criatividade |
|
E S P A C I A L |
Construção de maquetes,
cartazes, murais. Desenho livre ou orientado para
um tema, no caderno, nos quadros, no piso. Desenho usando moldes ou
modelos como o corpo, o rosto do colega ou outros objetos. Recortar, montar, colar, moldar
massinhas, argila, fazer dobraduras. Pular, correr, saltar, montar,
desmontar, classificar... Fazer exercícios frente ao
espelho. |
Movimento - trabalho corporal –
linguagem do tato |
|
CI NES TÉ SI CA
COR PO RAL |
Massagens nos colegas. Jogos orientados – queimada,
pique-pega, peteca... Danças, ginásticas rítmicas. Montar peças teatrais. Desfiles sugestivos. Pantominas Karaokê
– shows Teatro de sombra com mãos, pés,
corpo. |
Autoconhecimento –
individualidade, autoestima. |
|
I N T R A P E S S O A L |
Promover relaxamentos. Contar piadas. Valorizar todas as atividades
dos educandos. Conversar sobre a vida em
família de cada um. Cumprir as promessas feitas. Criar uma atmosfera agradável
nos grupos. Incentivar as opções, escolhas,
decisões, iniciativas, valorizando-as. Permitir a crítica. Incentivar a responsabilidade. Estimular a participação. Propor para produção de textos
ou redações assuntos importantes na formação do caráter. Pinturas – telas, álbuns. |
Capacidade de gerar empatia e
compreender as pessoas. |
|
I N T E R P E S S O A L |
Incentivar a participação nas
atividades diárias como educando coordenador ou responsável, que respeite o
outro... Incentivar o diálogo e a
participação dos mais tímidos Ouvir e tentar ajudar a
resolver os problemas individuais ou familiares. Formar bandas, organizar peças
teatrais, jograis e estimular jogos grupais. Estabelecer regras grupais e
individuais conforme as atividades. Propor sempre assuntos de bons
valores, da ética, da moral... em redações ou produção de textos. Orientar jogos grupais,
competições. Promover confraternizações com
indicativo de atitudes e participação do grupo no decorrer do evento. |
Biológica ou ecológica –
sensibilidade que a natureza desperta – vida natural |
|
NA TU RA LIS TA
E CO LÓ GI CA |
Programar e levar a efeito
projetos como hortas, jardins, criação de animais. Confeccionar livrinhos sobre o
ar, a água, o fogo, a terra, as plantas, os animais... sua importância e cuidados. Visitar locais com natureza
ecossistemas diversos como mata, cerrado, jardins, pomares, hortas... Visitar fábricas, usinas de
lixo... Construir maquetes Elaborar pesquisas, murais,
informativos. Promover teatros –
conscientização. Oficina de reciclagem –
exposições. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário