quinta-feira, 29 de outubro de 2020

COMO ESTIMULAR AS INTELIGÊNCIAS

 

Baseado nas sugestões de Celso Antunes, a seguir são apresentados alguns procedimentos para estimular as inteligências:

Fala e escrita – expressão e comunicação

L

I

N

G

U

Í

S

T

I

C

A

 

O

U

 

V

E

R

B

A

L

Empréstimo de livros incentivando a falar sobre o que leu, para despertar o gosto pela leitura.

Redação, ou produção coletiva de texto, dirigida, a  partir de um tema, de uma música, de um filme, de um acontecimento no dia.

Cada um escrever a estória da sua vida.

Escrever sobre o que mais gosta de fazer, de comer, de vestir.

Oportunizar e explorar a leitura incidental (rótulos, propagandas, embalagens em folhetos, revistas e jornais).

Estimular o uso do dicionário.

Construir dicionário com palavras novas ou palavras de interesse da turma ou do assunto trabalhado.

Envolver o máximo de crianças na confecção de um jornal.

Estimular a exposição de pesquisas em murais.

Estimular a participação nas aulas.

Propor técnicas/dinâmicas ludopedagógicas em grupo, valorizando e estimulando a participação de todos.

Incentivo aos mais tímidos a participarem das conversas e discussões.

Leitura em voz alta individual ou em grupo.

Oportunizar que o educando fale, critique, desabafe – usando o lado esquerdo para estimular o lado direito.

Usar técnicas relaxadoras antes de atividades estressantes como provas e testes.

Montar jograis.

Simbologia - números naturais – comunicação matemática

L Ó

GI

CO

 

MA

TE

TI

CA

Brincadeiras com jogos de montar e desmontar, quebra-cabeças.

Utilizar-se de jogos para trabalhar a matemática de forma lúdica, interessante e atraente.

Utilizar-se nas atividades metro, balança, calendários, relógios, massinhas, tampinhas, pedrinhas, pauzinhos.

Extração de elementos do som combinando-os como forma de linguagem

S

O

N

O

R

A

Valer-se da música para relaxamento, temas para produção de textos, comemorações, recreios, início e encerramento do dia, fazer letras de músicas.

Confeccionar e utiliza-se de bandinha de sucatas.

Percepção dos objetos fora do plano material de forma tridimensional – espacialidade e criatividade

E

S

P

A

C

I

A

L

Construção de maquetes, cartazes, murais.

Desenho livre ou orientado para um tema, no caderno, nos quadros, no piso.

Desenho usando moldes ou modelos como o corpo, o rosto do colega ou outros objetos.

Recortar, montar, colar, moldar massinhas, argila, fazer dobraduras.

Pular, correr, saltar, montar, desmontar, classificar...

Fazer exercícios frente ao espelho.

Movimento - trabalho corporal – linguagem do tato

 

CI

NES

SI

CA

 

COR

PO

RAL

Massagens nos colegas.

Jogos orientados – queimada, pique-pega, peteca...

Danças, ginásticas rítmicas.

Montar peças teatrais.

Desfiles sugestivos.

Pantominas

Karaokê – shows     

Teatro de sombra com mãos, pés, corpo.

Autoconhecimento – individualidade, autoestima.

I

N

T

R

A

P

E

S

S

O

A

L

Promover relaxamentos.

Contar piadas.

Valorizar todas as atividades dos educandos.

Conversar sobre a vida em família de cada um.

Cumprir as promessas feitas.

Criar uma atmosfera agradável nos grupos.

Incentivar as opções, escolhas, decisões, iniciativas, valorizando-as.

Permitir a crítica.

Incentivar a responsabilidade.

Estimular a participação.

Propor para produção de textos ou redações assuntos importantes na formação do caráter.

Pinturas – telas, álbuns.

Capacidade de gerar empatia e compreender as pessoas.

I

N

T

E

R

P

E

S

S

O

A

L

Incentivar a participação nas atividades diárias como educando coordenador ou responsável, que respeite o outro...

Incentivar o diálogo e a participação dos mais tímidos

Ouvir e tentar ajudar a resolver os problemas individuais ou familiares.

Formar bandas, organizar peças teatrais, jograis e estimular jogos grupais.

Estabelecer regras grupais e individuais conforme as atividades.

Propor sempre assuntos de bons valores, da ética, da moral... em redações ou produção de textos.

Orientar jogos grupais, competições.

Promover confraternizações com indicativo de atitudes e participação do grupo no decorrer do evento.

Biológica ou ecológica – sensibilidade que a natureza desperta – vida natural

NA

TU

RA

LIS

TA

 

E

CO

GI

CA

Programar e levar a efeito projetos como hortas, jardins, criação de animais.

Confeccionar livrinhos sobre o ar, a água, o fogo, a terra, as plantas, os animais... sua importância e cuidados.

Visitar locais com natureza ecossistemas diversos como mata, cerrado, jardins, pomares, hortas...

Visitar fábricas, usinas de lixo...

Construir maquetes

Elaborar pesquisas, murais, informativos.

Promover teatros – conscientização.

Oficina de reciclagem – exposições.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...