quarta-feira, 14 de outubro de 2020

INICIANDO UMA ESCOLA

 


Depois de muito planejar resolvi montar uma escola onde os maiores interessados, os estudantes é que iriam definir o que, como, quando e onde as atividades seriam realizadas.

Após divulgar a ideia, realizar reuniões com os responsáveis para esclarecimentos e responsabilidade pela garantia da efetiva construção do conhecimento, baseado em teorias cientificamente comprovadas. Consegui matricular um grupo de 22 estudantes das séries iniciais, de 6 a 9 anos.

Ocorreu o que eu já esperava: a maioria dos pais que procuraram a escola o foi como último recurso. Eis palavras dos responsáveis quando aos seus dependentes quando perguntados como era a criança em casa, como se comportava, o que era mais difícil para educa-la, qual era sua maior característica:

1.    Estou criando este menino porque sou, de certa forma, obrigada. Foi uma besteira da minha filha que tenho que ajudar.

2.    Esta menina é danada e vai ser difícil ensiná-la. É uma rebelde.

3.    Ele nem ouve o que falo, só quer correr, mexer, brigar, pular, xingar... sobe até nas paredes e entra até na máquina de lavar roupas.

4.    Só vive escrevendo, faz até poesia pra tudo, mas foi reprovado porque nem sabe fazer uma conta de 2 + 2.

5.    Só quer saber das bonecas e brinca como se elas fossem órfãs e mora no orfanato dela.

6.    Já está com 9 anos e fala tudo errado. Em muitas palavras ele troca as letras.

7.    Um ventinho que ela toma fica gripada e até com pneumonia. Peça para a professora deixar a sala fechada, vigiar para ficar o tempo todo com o casaco, nem pensar em pisar no chão ou tocar na areia... piscina nem pensar...

8.    Esta minha neta parece eu é “tapada”, nunca entende nada, vive colecionando bichinhos e plantinhas.

9.    Vigie esse menino ele enfia a cara no caderno e quer fazer tudo ficando encima.

10. Preciso falar dez vezes para que ela olhe pra mim para entender o que eu falo.

11. Vive caindo esses dois parece que nem aprendeu a andar ainda.

12. Nem sei como ela vive, nem come comida de sal, só besteira.

13. Ele é chato como o pai dele, só vive falando besteira e se acha o tal.

14. Ele só quer dormir nada lhe interessa.

15. Já foi reprovada 2 vezes e só quer saber de desenhar.

16. Seu interesse e só pela gaita e vive construindo objetos pra atazanar os outros fazendo barulho.

17. Faz conta que é uma beleza, mas já está repetindo a 2a. série e detesta escrever.

18. É a neta mais responsável que tenho. Fala que quer ser cada dia melhor e vive se cuidando. Leitura que é bom ainda não conseguiu.

19. Vive desenhando desenha cidades, prédios, igrejas, inventa posição diferente para os telhados, desenha até casa encima de flecha, mas detesta escrever.

20. Vive dizendo que vai ser diretor quando crescer. Reúne as bonecas e brinca de trabalho.

21. Já foi adiantado duas vezes e só quer saber de estudar.

De posse das fichas de informação tentei fazer uma análise de cada estudante, achei que com base nos dados fornecidos poderia haver enganos pela forma de ver as coisas do informante e resolvi visitar cada família, conhecer de perto a realidade e conversar com os membros da família e com a criança no espaço de vivência do lar. Minha conclusão, ainda muito superficial, baseada mais na experiência, procurando enfocar o positivo com as conclusões quanto a problemas biopsicossociais a ser submetidas o profissional capacitado, foi: (nomes fictícios)

1.    Pedro – Com pai e mãe ausente e morando com os avós idosos e doentes, vivia fazendo amizade com o máximo de crianças que conseguia. A avó vivia brigando por causa da bagunça dos colegas - carente de atenção e de carinho dos pais.

2.    Ana Maria – pais separados, vive com a mãe, o padrasto e a irmã. Tem ciúmes da irmã – procura fazer qualquer coisa para chamar a atenção.

3.    Altair – Incapaz de ficar parado por um minuto. Corre, sobe, fala. Disse que gosta montar objetos – já foi diagnosticado com hiperatividade.

4.    Bete – Possui álbum de poesias e diário e confirma que é o que mais gosta – capacidade de comunicação escrita sobrepondo.    

5.    Maria Acácia – Sensível com os problemas alheios. Enorme empatia – capacidade interpessoal.

6.    Woshington - Parece que a única dificuldade que tem é a pronúncia – dislalia?

7.    Désirée – A mãe só conseguiu engravidar aos 40 anos. Superprotege a menina. - Pouca resistência a doenças e gosta de ficar doente porque é bem tratada.

8.     Margarida – Sua sensibilidade para as questões biológicas é demonstrada nas brincadeiras –   ambientalista nata.

9.    Albano – Aproxima a cabeça para olhar, arregala os olhos forçando-os – problemas de visão?.

10. Surana - Demonstra estar alheia quando lhe é dirigida a palavra, mas quando olha entende e se interessa. - problema de audição?

11.  Manoel e Hermano – gêmeos – Estão sempre juntos e se confundem, pois vê no outro a própria imagem. Vestem sempre iguais, possuem sempre os mesmos brinquedos e preferem brincar sentados. - problemas no aparelho locomotor?

12. Débora - A família só se alimenta de arroz, feijão e carne. Verduras e frutas estão fora do cardápio. Nos lanches balas, doces, salgadinhos e refrigerantes. - maus hábitos alimentares.

13. André – O pai sempre o estimula a ganhar de qualquer forma, na força, a se vingar, a ser o mais forte. - estímulo à agressividade.

14. Guido – A mãe se gaba de ele nunca ter tomado nenhum remédio. Nasceu na fazenda e veio a pouco tempo morar na cidade – seus interesses eram outros e sua fuga é dormir.

15. Marta - Gosta de desenhar casas e móveis. - dimensão espacial nata.

16. Gabriel – Vive reproduzindo sons e músicas inventando instrumentos - grande percepção do mundo sonoro.

17. Jonatham – Quando lhe disse o ano em que nasci a resposta de quantos anos tenho foi muito rápida – rapidez de raciocínio dedutivo.

18. Maiara – Relaciona-se bem com todos, é naturalmente empática e sensível – administra bem seus sentimentos, grande poder intrapessoal.

19. Fábio – Assim como Marta – possui enorme sensibilidade espacial.

20. Rodrigo – É capaz de envolver os outros no que deseja – é um líder nato.

21. André – Como possui facilidade em Comunicação e Expressão e em Matemática, consideradas as mais importantes, todos o veem como um gênio.

De posse dos dados a conclusão foi de que cada ser humano é único e diferente. Cada um gosta porque tem facilidade em determinada(s) área(s) bem como, se o educando recebe sentimento positivo este se desenvolve e faz crescer o seu senso de respeito próprio e ao semelhante e influencia na formação do sentimento de cidadania. Assim, uma escola atual e atuante deve ser um lugar onde:

1.    A educação, como um direito constitucional seja transformadora das pessoas e da sociedade;

2.    Vivencia-se o dever constitucional de participar na construção de um País fraterno e solidário;

3.    Todos dedicam com empenho e vontade na revisão dos valores que sustentam o ideal educativo;

4.    Defende-se a excelência da educação e busca-se a adesão de todos os educadores;

5.    A equipe busque e incentive um comportamento ético de respeito ao próximo, ao patrimônio público e ao bem comum;

6.    Todos sejam conscientizados de que a mudança só pode ser permanente e autossustentada a partir da escola, espaço e fonte da qualidade de vida das pessoas;

7.    A escola deve conhecer verdadeiramente cada educando, saber de que gosta, em que possui mais facilidade, de seus problemas familiares para trabalhar individualmente com cada um aproveitando o que cada um possui.

8.    A missão da escola deve ser a de oferecer educação integral, de alta qualidade, que contribua para a formação de pessoas éticas, críticas, autônomas, solidárias e responsáveis, capazes de uma melhor integração em todos os domínios, melhorando a realidade social, para que a sociedade se torne mais justa, democrática e feliz.

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