Depois de muito planejar resolvi montar uma escola onde os maiores interessados, os estudantes é que iriam definir o que, como, quando e onde as atividades seriam realizadas.
Após divulgar a ideia, realizar reuniões com os responsáveis para
esclarecimentos e responsabilidade pela garantia da efetiva construção do
conhecimento, baseado em teorias cientificamente comprovadas. Consegui
matricular um grupo de 22 estudantes das séries iniciais, de 6 a
9 anos.
Ocorreu o que eu já esperava: a maioria dos pais que
procuraram a escola o foi como último recurso. Eis palavras dos responsáveis quando aos seus
dependentes quando perguntados como era a criança em casa, como
se comportava, o que
era mais difícil para educa-la, qual
era sua maior característica:
1.
Estou criando este menino porque sou, de
certa forma,
obrigada. Foi
uma besteira da minha filha que tenho que ajudar.
2.
Esta menina é danada e vai ser difícil ensiná-la. É uma
rebelde.
3.
Ele nem ouve o que falo, só
quer correr, mexer, brigar, pular, xingar... sobe
até nas paredes e entra até na máquina de lavar roupas.
4.
Só vive escrevendo, faz até poesia pra tudo, mas foi reprovado porque
nem sabe fazer uma conta de 2 + 2.
5.
Só quer saber das bonecas e brinca como se elas fossem
órfãs e mora no orfanato dela.
6.
Já está com 9 anos e fala tudo errado. Em
muitas palavras ele troca as letras.
7.
Um ventinho que ela toma fica gripada e até com
pneumonia. Peça
para a professora deixar a sala fechada, vigiar
para ficar o tempo todo com o casaco, nem
pensar em pisar no chão ou tocar na areia...
piscina nem pensar...
8.
Esta minha neta parece eu é “tapada”, nunca
entende nada, vive colecionando bichinhos e plantinhas.
9.
Vigie esse menino ele enfia a cara no caderno e quer
fazer tudo ficando encima.
10. Preciso
falar dez vezes para que ela olhe pra mim para entender o que eu falo.
11. Vive
caindo esses dois parece que nem aprendeu a andar ainda.
12. Nem sei
como ela vive, nem
come comida de sal, só
besteira.
13. Ele é
chato como o pai dele, só
vive falando besteira e se acha o tal.
14. Ele só
quer dormir nada lhe interessa.
15. Já foi
reprovada 2 vezes e só quer saber de desenhar.
16. Seu
interesse e só pela gaita e vive construindo objetos pra atazanar os outros
fazendo barulho.
17. Faz
conta que é uma beleza, mas já está repetindo a 2a. série
e detesta escrever.
18. É a
neta mais responsável que tenho. Fala
que quer ser cada dia melhor e vive se cuidando. Leitura que é bom ainda não conseguiu.
19. Vive
desenhando desenha cidades,
prédios,
igrejas,
inventa posição diferente para os telhados,
desenha até casa encima de flecha, mas detesta escrever.
20. Vive
dizendo que vai ser diretor quando crescer. Reúne
as bonecas e brinca de trabalho.
21. Já foi
adiantado duas vezes e só quer saber de estudar.
De posse das fichas de informação tentei fazer uma
análise de cada estudante, achei
que com base nos dados fornecidos poderia haver enganos pela forma de ver as
coisas do informante e resolvi visitar cada família,
conhecer de perto a realidade e conversar com os membros da família e com a
criança no espaço de vivência do lar. Minha
conclusão, ainda
muito superficial, baseada
mais na experiência,
procurando enfocar o positivo com as conclusões quanto a problemas biopsicossociais
a ser submetidas o profissional capacitado, foi:
(nomes fictícios)
1.
Pedro – Com pai e mãe ausente e morando com os avós idosos
e doentes, vivia fazendo
amizade com o máximo de crianças que conseguia. A avó vivia brigando por causa da bagunça dos
colegas - carente de atenção e de carinho dos pais.
2.
Ana Maria – pais separados, vive com a mãe, o
padrasto e a irmã. Tem
ciúmes da irmã – procura fazer qualquer coisa para chamar a atenção.
3.
Altair – Incapaz de ficar parado por um minuto. Corre, sobe, fala. Disse
que gosta montar objetos – já foi diagnosticado com hiperatividade.
4.
Bete – Possui álbum de poesias e diário e confirma
que é o que mais gosta – capacidade de comunicação escrita sobrepondo.
5.
Maria Acácia – Sensível com os problemas alheios. Enorme
empatia – capacidade interpessoal.
6.
Woshington - Parece que a única dificuldade que tem
é a pronúncia – dislalia?
7.
Désirée – A mãe só conseguiu engravidar aos 40 anos.
Superprotege a menina. -
Pouca resistência a doenças e gosta de ficar doente porque é bem tratada.
8.
Margarida –
Sua sensibilidade para as questões biológicas é demonstrada nas brincadeiras
– ambientalista nata.
9.
Albano – Aproxima a cabeça para olhar,
arregala os olhos forçando-os – problemas de visão?.
10. Surana
- Demonstra estar alheia quando lhe é dirigida a palavra, mas quando olha
entende e se interessa. -
problema de audição?
11. Manoel e Hermano – gêmeos – Estão sempre
juntos e se confundem, pois vê no outro a própria imagem. Vestem
sempre iguais,
possuem sempre os mesmos brinquedos e preferem brincar sentados. -
problemas no aparelho locomotor?
12. Débora
- A família só se alimenta de arroz, feijão
e carne. Verduras
e frutas estão fora do cardápio. Nos
lanches balas, doces,
salgadinhos e refrigerantes. - maus
hábitos alimentares.
13. André –
O pai sempre o estimula a ganhar de qualquer forma, na
força, a se
vingar, a ser
o mais forte. -
estímulo à agressividade.
14. Guido –
A mãe se gaba de ele nunca ter tomado nenhum remédio. Nasceu
na fazenda e veio a pouco tempo morar na cidade – seus interesses eram outros e
sua fuga é dormir.
15. Marta -
Gosta de desenhar casas e móveis. -
dimensão espacial nata.
16. Gabriel
– Vive reproduzindo sons e músicas inventando instrumentos - grande percepção
do mundo sonoro.
17. Jonatham
– Quando lhe disse o ano em que nasci a resposta de quantos anos tenho foi
muito rápida – rapidez de raciocínio dedutivo.
18. Maiara
– Relaciona-se bem com todos, é naturalmente
empática e sensível – administra bem seus sentimentos, grande
poder intrapessoal.
19. Fábio –
Assim como Marta – possui enorme sensibilidade espacial.
20. Rodrigo
– É capaz de envolver os outros no que deseja – é um líder nato.
21. André –
Como possui facilidade em Comunicação e Expressão e em Matemática, consideradas
as mais importantes, todos
o veem como um gênio.
De posse dos dados a conclusão foi de que cada ser
humano é único e diferente. Cada
um gosta porque tem facilidade em determinada(s) área(s) bem como, se o
educando recebe sentimento positivo este se desenvolve e faz crescer o seu
senso de respeito próprio e ao semelhante e influencia na formação do
sentimento de cidadania. Assim, uma escola atual e atuante deve ser um lugar onde:
1.
A educação, como um direito constitucional seja
transformadora das pessoas e da sociedade;
2.
Vivencia-se o dever constitucional de participar na
construção de um País fraterno e solidário;
3.
Todos dedicam com empenho e vontade na revisão dos
valores que sustentam o ideal educativo;
4.
Defende-se a excelência da educação e busca-se a
adesão de todos os educadores;
5.
A equipe busque e incentive um comportamento ético
de respeito ao próximo, ao patrimônio público e ao bem comum;
6.
Todos sejam conscientizados de que a mudança só pode
ser permanente e autossustentada a partir da escola, espaço e fonte da
qualidade de vida das pessoas;
7.
A escola deve conhecer verdadeiramente cada educando, saber
de que gosta, em que
possui mais facilidade, de
seus problemas familiares para trabalhar individualmente com cada um
aproveitando o que cada um possui.
8.
A missão da escola deve ser a de oferecer educação
integral, de alta qualidade, que contribua para a formação de pessoas éticas,
críticas, autônomas, solidárias e responsáveis, capazes de uma melhor integração
em todos os domínios, melhorando a realidade social, para que a sociedade se
torne mais justa, democrática e feliz.
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