domingo, 25 de outubro de 2020

EDUCAÇÃO PARA O EXERCÍCIO PLENO DOS DIREITOS E DEVERES

 

Educação só ocorre quando há crescimento pessoal, interpessoal e intergrupal que necessita da conscientização da realidade e orientação para o exercício pleno dos direitos e deveres. O conhecimento da realidade implica em romper preconceitos, reconhecer dificuldades e facilidades, compreender e valorizar valores e saberes, interesses, expectativas e histórias de cada educando. Daí, a importância da afetividade nestas inter-relações.

No desenvolvimento das suas atividades, os educadores estão sempre em contado com muitos e diferentes educandos. Driblar conflitos, transmitir instruções, trocar informações, negociar, são relações que exigem do educador capacidade de compreender o outro para que possa alcançar os objetivos.

Ao realizar uma tarefa as pessoas só dão o melhor de si se estiverem motivadas. Despertar o interesse do educando descobrindo o que mais gosta, desafiando-o, fazendo com que se sinta atraído, curioso descobre-se que a atividade é uma necessidade é o motor da ação.

É a emoção que as leva a agir. Se o educando deixar de sentir que o que faz é interessante e necessário terá dificuldade no fazer, é necessário então, descobrir com afetividade como despertar o seu querer, o que o motiva, o que é capaz de levá-lo a agir para transformar informações em conhecimentos.

A metodologia que procura motivar e valorizar o que cada ser humano tem de bom, leva a confiança em si mesmo e no outro que passa a interagir e influenciar pelo “orgulho”, fazendo com que seja fiel aos objetivos traçados, perseguindo-os com determinação, transformando as ideias em realidade. A base desta metodologia é cativar as pessoas, criando laços com a demonstração de alegria e valorização.

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