O educando deve ter regalias sem transformar em anarquia o espaço escolar lembrando que a liberdade inclui o respeito ao outro e ao professor. Alguns são extremamente irrequietos, faladores, mas todos, certamente, são opositores. Aceitar restrições deve ser algo que o interesse e se for por ele sugerido será por ele respeitado.
Planejar em conjunto, com as sugestões do grupo desperta o interesse, a
alegria e, se o
planejamento estiver conforme as possibilidades (nível de desenvolvimento) do
educando, o entusiasmo e o interesse serão naturais. Também os cumprimentos das
regras serão naturalmente facilitados.
A agressividade demonstrada, por exemplo, quando se
rasga o livro ou as folhas de atividades, pode ser devido à dificuldade em
demasia. Se ele está em boas condições de saúde, relaciona-se bem com o
educador e colegas, sente amor e segurança e o clima emocional da turma é
satisfatório, tem o básico para que a construção do conhecimento ocorra eficazmente
e efetivamente.
É claro que há ocasiões em que o educador deve ter
atitudes enérgicas diante de certas condutas. Tais ocorrências trazem, até
mesmo, segurança ao educando que se tiver todas e quaisquer condutas aceitas
como boas, poderá ter a sensação de abandono.
Enfatizamos que para a melhoria da qualidade de
ensino, basta que o professor esteja motivado, que seja um entusiasta em sua
profissão e que tenha orientações de como planejar e executar suas atividades.
Somente assim, poderão ocorrer mudanças radicais para a melhoria contínua tão
desejada no ensino, pois a
escola é a maior responsável para que as gerações que nos sucederem busquem o
aprendizado no decorrer de toda a vida e acreditem que a alegria, a autoestima
e o viver em harmonia são capacidades de todas as pessoas e é para tanto que
nos comprometemos em defesa do valor das formas criativas e multifacilitadoras
para o aprendizado.
Precisamos mudar a ideia de que o estudante vai para
a escola somente para passar de ano ao invés de ir para conhecer, para aprender
e, para
tanto a escola deve ser o lugar mais interessante do mundo para onde se quer ir
todos os dias e de onde não se quer voltar. Para isso o ensino deve ser cada
vez mais dinâmico e só se consegue com métodos, técnicas e procedimentos que
motivem, sejam despertadores da curiosidade e estimuladores da criatividade,
levando-se em conta as potencialidades do educando estimulando suas
inteligências.
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