sábado, 17 de outubro de 2020

A EDUCAÇÃO JAMAIS DEVE SUFOCAR A LIBERDADE.

 


O educando deve ter regalias sem transformar em anarquia o espaço escolar lembrando que a liberdade inclui o respeito ao outro e ao professor. Alguns são extremamente irrequietos, faladores, mas todos, certamente, são opositores. Aceitar restrições deve ser algo que o interesse e se for por ele sugerido será por ele respeitado.

Planejar em conjunto, com as sugestões do grupo desperta o interesse, a alegria e, se o planejamento estiver conforme as possibilidades (nível de desenvolvimento) do educando, o entusiasmo e o interesse serão naturais. Também os cumprimentos das regras serão naturalmente facilitados.

A agressividade demonstrada, por exemplo, quando se rasga o livro ou as folhas de atividades, pode ser devido à dificuldade em demasia. Se ele está em boas condições de saúde, relaciona-se bem com o educador e colegas, sente amor e segurança e o clima emocional da turma é satisfatório, tem o básico para que a construção do conhecimento ocorra eficazmente e efetivamente.

É claro que há ocasiões em que o educador deve ter atitudes enérgicas diante de certas condutas. Tais ocorrências trazem, até mesmo, segurança ao educando que se tiver todas e quaisquer condutas aceitas como boas, poderá ter a sensação de abandono.

Enfatizamos que para a melhoria da qualidade de ensino, basta que o professor esteja motivado, que seja um entusiasta em sua profissão e que tenha orientações de como planejar e executar suas atividades. Somente assim, poderão ocorrer mudanças radicais para a melhoria contínua tão desejada no ensino, pois a escola é a maior responsável para que as gerações que nos sucederem busquem o aprendizado no decorrer de toda a vida e acreditem que a alegria, a autoestima e o viver em harmonia são capacidades de todas as pessoas e é para tanto que nos comprometemos em defesa do valor das formas criativas e multifacilitadoras para o aprendizado.

Precisamos mudar a ideia de que o estudante vai para a escola somente para passar de ano ao invés de ir para conhecer, para aprender e, para tanto a escola deve ser o lugar mais interessante do mundo para onde se quer ir todos os dias e de onde não se quer voltar. Para isso o ensino deve ser cada vez mais dinâmico e só se consegue com métodos, técnicas e procedimentos que motivem, sejam despertadores da curiosidade e estimuladores da criatividade, levando-se em conta as potencialidades do educando estimulando suas inteligências.  

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...