sexta-feira, 16 de outubro de 2020

IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE LÚDICA

 

A atividade lúdica é inerente à natureza humana, assim, a escola consciente da necessidade de despertar a consciência individual, deve fazer com que o horário dos intervalos ou recreios, seja também atividade pedagógica, pois é oportunidade para educar aspectos da personalidade e desenvolver as melhores habilidades do educando com efeitos benéficos. Neles há oportunidades de prática de jogos e brincadeiras, os quais estão intimamente vinculados à imaginação e o aumento do entusiasmo pelo desejo de superação de dificuldades, onde se utiliza e estimula-se a argúcia e inúmeras habilidades. Brincadeiras em favorecem o processo de socialização e representam uma forma de exercitar e aperfeiçoar as próprias capacidades físicas, psíquicas e intelectuais. As riquezas dos momentos de brincadeiras são excelentes oportunidades para se construir, conceitos, valores e regras sociais.

Jogar é uma saudável forma de diversão que provoca a inteligência, estimula a fantasia, oportuniza a criatividade apoiando e expressando a afetividade, pois o jogo ou brinquedo é o fio condutor para o desenvolvimento. Brincando a criança aprimora suas percepções, sua inteligência, suas tendências à experimentação e sua socialização. É o prazer lúdico que move a criança e incentiva a descoberta e mantém o equilíbrio de sua vida mental.

É jogando que as crianças aprendem aos poucos e desordenadamente as regras do grupo, os padrões sociais e até os métodos de sobrevivência além de construir a sua visão da vida. A função do adulto deve ser de observador ativo, de como estão se dando as relações de sociabilidade, resolvendo conflitos e encorajando os mais tímidos.

Nas brincadeiras e jogos a criança busca um objetivo importante e ganhando ou perdendo exercita a assimilação de êxitos e fracassos da vida real com maturidade e sentido de responsabilidade. Em muitas brincadeiras é necessário traçar estratégias e raciocinar-se com lógica, em outras exercitar a memorização, situações de negócio, de aventura, representações de situações da vida real que funcionam como um ensaio gradual para a vida em sociedade, que a ajuda a descobrir e compreender a realidade.

“Brincar é uma atividade séria para a criança na medida em que ela mobiliza possibilidades intelectuais e afetivas para sua realização. A brincadeira é a atividade em que o motivo está no próprio processo, ou seja, o que motiva a criança é a atividade em si.” (Apostila concurso prof., Equipe do prof. Deroci da Silva)

A Pedagogia moderna deve conhecer e aplicar jogos e brincadeiras como instrumentos que educam para os comportamentos sociais e inculcam-lhes conhecimentos, além de oportunizar o estímulo de habilidades inatas. O respeito ao semelhante, o compartilhar com os colegas e muitas dificuldades entre as quais, da fala, da leitura e da escrita, podem ser melhoradas com a ajuda de brincadeiras.

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