A atividade lúdica é inerente à natureza humana,
assim, a
escola consciente da necessidade de despertar a consciência individual, deve
fazer com que o horário dos intervalos ou recreios, seja também atividade
pedagógica, pois é oportunidade para educar aspectos da personalidade e
desenvolver as melhores habilidades do educando com efeitos benéficos. Neles há
oportunidades de prática de jogos e brincadeiras, os quais estão intimamente
vinculados à imaginação e o aumento do entusiasmo pelo desejo de superação de
dificuldades, onde se utiliza e estimula-se a argúcia e inúmeras habilidades.
Brincadeiras em favorecem o processo de socialização e representam uma forma de
exercitar e aperfeiçoar as próprias capacidades físicas, psíquicas e
intelectuais. As riquezas dos momentos de brincadeiras são excelentes
oportunidades para se construir, conceitos, valores e regras sociais.
Jogar é uma saudável forma de diversão que provoca a
inteligência, estimula a fantasia, oportuniza a criatividade apoiando e
expressando a afetividade, pois o jogo ou brinquedo é o fio condutor para o
desenvolvimento. Brincando a criança aprimora suas percepções, sua
inteligência, suas tendências à experimentação e sua socialização. É o prazer
lúdico que move a criança e incentiva a descoberta e mantém o equilíbrio de sua
vida mental.
É jogando que as crianças aprendem aos poucos e
desordenadamente as regras do grupo, os padrões sociais e até os métodos de
sobrevivência além de construir a sua visão da vida. A função
do adulto deve ser de observador ativo, de como estão se dando as relações de
sociabilidade, resolvendo conflitos e encorajando os mais tímidos.
Nas brincadeiras e jogos a criança busca um objetivo
importante e ganhando ou perdendo exercita a assimilação de êxitos e fracassos
da vida real com maturidade e sentido de responsabilidade. Em muitas
brincadeiras é necessário traçar estratégias e raciocinar-se com lógica, em
outras exercitar a memorização, situações de negócio, de aventura,
representações de situações da vida real que funcionam como um ensaio gradual
para a vida em sociedade, que a ajuda a descobrir e compreender a realidade.
“Brincar é uma atividade séria para a criança na
medida em que ela mobiliza possibilidades intelectuais e afetivas para sua
realização. A brincadeira é a atividade em que o motivo está no próprio
processo, ou seja, o que motiva a criança é a atividade em si.” (Apostila
concurso prof., Equipe do prof. Deroci da Silva)
A Pedagogia moderna deve conhecer e aplicar jogos e
brincadeiras como instrumentos que educam para os comportamentos sociais e
inculcam-lhes conhecimentos, além de oportunizar o estímulo de habilidades
inatas. O respeito ao semelhante, o compartilhar com os colegas e muitas
dificuldades entre as quais, da fala, da leitura e da escrita, podem ser
melhoradas com a ajuda de brincadeiras.
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