sexta-feira, 30 de outubro de 2020

AVALIAÇÃO ESCOLAR

A avaliação deve corresponder aos objetivos propostos e é um processo contínuo que deverá ser realizada no decorrer das atividades. Tanto os educandos como também o educador e a administração devem ser avaliados. 

Alguns componentes para  o educador avaliar:

Observações em sala de aula;

Avaliações feitas pelos educandos;

 Auto avaliação do educador.

Os resultados das avaliações devem ser de conhecimento de todos os envolvidos visando a adequação cada vez maior às reais necessidades, pois sugestões e críticas servem para que seja aperfeiçoado cada vez mais o processo educativo.

Devemos pensar e perguntarmos além do como avaliar, O porquê avaliar? Para que avaliar? O que é avaliar? Qual a avaliação que interessa? Antes de tudo a avaliação deve estar aliada ao currículo e ter uma perspectiva crítica e criadora. Numa experiência de avaliação, que sentimentos são a ela associados? São confortáveis, geram prazer, bem-estar, conforto ou desagradáveis, gera desconforto, medo, fracasso?

Quase sempre a avaliação é associada à ameaça e a sentimentos desagradáveis como tristeza, vergonha, culpa. Por que a avaliação traz este sentimento? Por que traz uma marca ameaçadora, fazendo com que as pessoas a rejeitem? Provavelmente, tal ocorre pelo mau uso que sempre se fez da avaliação, pelas situações dela advindas. Como avaliar minimizando estas situações? Como fazê-la de forma a não ser controladora, ameaçadora? Qual o outro caminho? Qual a educação mais democrática, mais justa e solidária? Quais as outras práticas? Como lidar com os sentimentos advindos da avaliação?

Todos conhecemos situações de avaliação, temos com ela familiaridade. Os pais ou responsáveis, mesmo que não saibam nada da escola, sabem que há um sistema de avaliação. Este sentimento de familiaridade pode facilitar a análise, a pesquisa a reflexão, ou, pode até dificultá-la. O educador pode imaginar que já possui uma larga experiência no tema sem necessidade de análise ou discussão.

A ideia mais antiga da avaliação é a avaliação da aprendizagem cognitiva. Assim, a grande maioria, associa o conceito de avaliação a esta ideia. Este aspecto é o mais comentado e o mais divulgado. No entanto há outros aspectos, tão necessários, outras dimensões tão importantes a serem consideradas na escola como avaliação de currículo, de programas, de instituições, de desempenho profissional e de estruturas.

Todos os aspectos da avaliação possuem um elemento básico: o de que a avaliação envolve um julgamento de valor, de mérito. Valeu ou em nada contribuiu? Serviu ou foi inútil? Quase sempre, a avaliação esta baseada em critérios pessoais, incluindo critérios teóricos de julgamento, de sentimento. Na avaliação se inclui ainda, por influenciar no resultado, clima, local, espaço, materiais. Avaliando estaremos emitindo julgamento para que se busque e se façam ações de melhorias.

Muitas vezes, avaliação e prova, são tomados como sinônimos. No entanto, a pedagogia do ensino/aprendizagem, difere da pedagogia da prova, a qual acaba tomando o espaço do ensino, da investigação, da pesquisa, da criatividade. Os alunos estudam, sem ver em si, o valor do conhecimento, estudam para a prova. O estudante vai para a escola para ter nota na prova, passar de ano, ao invés de ir para conhecer, para aprender.

A avaliação é para que o estudante tome decisões, como se fossem produtos. Como se fosse uma máquina e estivesse executando as atividades para a qual foi criada. Como se educando fizesse o que queremos com um comando. Como se a educação fosse um modelo empresarial, sem verificar outros focos, outras vertentes.

Queremos enfatizar a importância dos instrumentos, dos procedimentos, da sistemática, das técnicas e da dimensão política, pois a avaliação deve ser vista além da avaliação da aprendizagem, outras dimensões que devem ser analisadas, mas, Qual a direção? Qual a proposta? O que se pretende? Para que avaliar? Que escola queremos?

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...