segunda-feira, 26 de outubro de 2020

EDUCAR É IR ALÉM DOS ASPECTOS COGNITIVOS

 


É inegável que o educando deve dominar o conhecimento, a lógica dos conteúdos. É importante dar ênfase aos aspectos cognitivos, o que comprovamos é que pessoas de qualquer idade, não necessitam apenas de conhecimento em todos os campos. É também dever da escola a formação do sujeito ético e moral. O educador ético deve buscar no princípio da dignidade do ser humano e nos fundamentos da Constituição Brasileira, o eixo de seu trabalho: o respeito mútuo, a justiça, o diálogo e a solidariedade em todos os relacionamentos.

           Assim, o exercício pedagógico, longe de ser prática imposta, mecânica e desprovida de sentido, deve ser ousada, comprometida e em constante busca de melhoria onde o respeito mútuo eduque para a dignidade e onde disciplina e ordem são frutos da motivação, pois um ato pedagógico significativo deve ser em defesa da fraternidade, do respeito, da dignidade e da alegria, comprometido com a liberdade e os direitos da cidadania.

Todos os seres humanos são semelhantes entre si em alguns aspectos, mas, singularíssimos em muitos outros. Seu desenvolvimento além da evolução biológica da espécie e da evolução histórico-cultural depende muito mais de um desenvolvimento individual, de uma personalidade específica desenvolvida nos vários estágios da vida.

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