quinta-feira, 22 de outubro de 2020

COMO MOTIVAR

 

O interior do ser humano ainda é terra por conquistar; a profissão de educador busca este íntimo, a dignidade, o direito a vida, busca as mentes e os corações dos educandos, até dos que estão em risco, ameaçados. a meta, a missão, o objetivo, o destino de quem educa, deve ser o de colaborar para um futuro de paz. Infelizmente, é tempo de buscar agir com cautela. O ano de 2020 está sendo um ano com tantas inquietações, tantas ambiguidades que desafia a humanidade a unir, agarrar a esperança e motivar aos outros.  

Motivar é valorizar o que cada ser humano tem de bom que leva a confiança em si mesmo e no outro. O ser humano motivado passa a interagir e influenciar pelo “orgulho” próprio, fazendo com que seja fiel aos objetivos traçados, perseguindo-os com determinação, transformando as ideias em realidade.

A base desta metodologia é cativar o educando, criando laços com a demonstração de afeto e valorização de suas realizações.

A seguir sugestões de atividades, que serão utilizadas como instrumentos para facilitar a compreensão e o aprofundamento e, sobretudo, motivar de maneira dinâmica e lúdica, tocando a sensibilidade, para a compreensão mais humanizada:

§  Leitura de mensagens motivadoras disponibilidade e sugerindo fontes de leitura;

§  Pesquisa, preparação e apresentação (de músicas, poesias, contos crônicas) de assuntos relacionados ao conteúdo com mensagens positivas;

§  Inserção em todos os documentos, correspondências e outros que circulam entre educadores, educandos e suas famílias, de mensagens positivas e otimistas;

§  Relacionar todas as atividades a aplicabilidade e importância para aplicação e facilitação do cotidiano da vida;

§  Em cada atividade, lançar ao grupo questões interrogativas para análise e discussão, ou perguntas sobre o tema, para fins de reflexão e expressão dos conceitos a partir da vivência de cada membro.

§  Oportunizar e incentivar a discussão, analise, troca de ideias, questionamentos de valores, costumes, acontecimentos...

Conhecer pessoas é um ato muito vivo. O convívio social é necessidade básica que busca o conhecer e praticar vivências, aprimorando os sentidos e os pensamentos. As escolas devem ser capazes de educar e influenciar, afetar e modificar as vidas de todos e deve basear suas atividades:

Na postura de afetividade e aceitação da criança, proporcionando-lhe apoio e autoconfiança;

No respeito à criança, valorização de suas habilidades e conquistas;

Na observação da idade de desenvolvimento da criança, buscando o desenvolvimento das habilidades motoras, perceptivas e cognitivas, através de estímulos adequados, evitando a aprendizagem precoce e a queima de etapas.

Na estruturação do ambiente, em que são evitados esquemas rígidos de conduta, com respostas prontas, sendo preferidas atividades simples e material básico, com múltiplas possibilidades de manejo e inventividade.

Na proposta lúdica e espontânea em que os aspectos físicos, mentais e emocionais do desenvolvimento vão sendo exercitados nos jogos, nas brincadeiras, nos desafios novos, na manipulação e livre experimentação do material, permitindo o processo de descoberta;

Na consciência de que a verdadeira aprendizagem se realiza mais pelo fazer do que pelo ouvir e que aprender é fazer e fazer é aprender.

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