A sociedade que deixa de escutar é marcada pela depressão, pelo estresse e pela violência. Nos espaços onde as pessoas estão mais denegadas, ignoradas em seus direitos básicos de seres humanos, que deixam de serem escutadas, isoladas, é onde mais se verifica violência. O ser humano que não tem o direito de comunicar respeitado, que não é reconhecida como pessoa, na sua individualidade e identidade, acaba manifestando a insatisfação que isso traz, através de explosões emocionais: em casa, no trabalho, na revolta inexplicável contra os outros, na vontade de fazer qualquer coisa agressiva para dizer “estou aqui, leve-me em consideração”.
É impossível viver sem se comunicar. Comunicar é
informar na esperança de influenciar comportamentos.
Estratégias comunicacionais:
·
Reformulação – dar outra formulação a algo dito (sinônimos,
metáforas).
·
Ré enquadrar, re-contextualizar – entender o que se
comunica sob outro contexto ou situação.
·
Conotação positiva – ressaltar o positivo das
situações ou partes.
·
Externalização – busca a “coisificação” do problema
e a “descoisificação” das pessoas.
No momento atual quando forçosamente as aulas
passaram a ser on-line, a necessidade de escutar os educando é crucial para a eficiência
e efetividade da construção do conhecimento. Adaptado do texto
de: Francisco Morais - Natal-RN
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