sexta-feira, 30 de abril de 2021
Qualidade de Ensino x Sucatas
Muitas vezes, belo e adequado prédio ar condicionado, computadores, móveis apropriados por si só são insuficientes para garantir qualidade. Ainda, do ponto de vista de qualidade muitos educadores esperam materiais prontos, caros, sofisticados e duráveis para utilização em suas atividades diárias. Desta forma perdem uma excelente oportunidade de tornarem suas aulas atraentes e divertidas, de trabalharem materiais tão bons e até mais valiosos para educação, quanto os de última geração. Com eles as crianças podem ser desafiadas a fazerem experimentações e a desenvolverem a capacidade de concentração pois estimulam a criatividade e aguçam a curiosidade.
Trata-se das sucatas cuja utilização somente será uma estratégia válida na medida em que se insere em todo o processo como uma filosofia educacional, amplamente discutida, e objetivos claramente delineados.
Assim em matéria de qualidade, não existem experiências válidas nem receitas a serem copiadas com propostas pedagógicas prontas e acabadas com sucesso garantido.
O primeiro passo é definir as prioridades e metas para que a escola, a comunidade e cada um em particular, interiorizem e pactuem com o compromisso individual de trabalhar com os princípios e as bases da qualidade pois, qualidade deve ser trabalhada diuturnamente, sem tréguas, demandando tempo para que se introduza uma nova mentalidade, especialmente, de administração nas escolas, que se inicia com a conscientização e motivação de todos, certos de que a eficiência poderá se reverter em melhoria contínua, inclusive, em benefícios para todos os envolvidos: administração, trabalhadores do setor e, consequentemente, para a comunidade.
quinta-feira, 29 de abril de 2021
Importância do Professor
Os verdadeiros protagonistas do sistema educacional são os educadores cuja profissão difere de muitas outras que podem ser substituídas pela robótica, que executa o trabalho físico ou pelo computador que desempenha programas lógicos. Estamos na era do conhecimento e do professor se exige mais do que da maioria de outros profissionais
O principal e ter dinamismo vontade de aprender cada vez mais e criatividade para novas ideias Uma grande necessidade é a de que o educador busque extrapolar suas atividades e vir a ser um consulente, a ponto de ter empatia com o seu círculo de educandos, pais e equipe.
As instituições educacionais podem, na busca da qualidade ou seja, de propostas concretas para a melhoria em todos os aspectos, trazer para as instituições educacionais, técnicas bem sucedidas em outras áreas as quais, antes de serem implantadas serem discutidas e aceitas pelos envolvidos. Se tal ocorrer, mesmo com a existência de muitos problemas, certamente, acarretará uma mudança de atitudes com a substituição de velhos e arraigados paradigmas que não condizem mais com a realidade atual.
QUALIDADE DE ENSINO
No seu sentido mais amplo, qualidade é qualquer coisa que pode ser melhorada. Qualidade de ensino é a totalidade dos aspectos e das características dos serviços educacionais atuais ou futuros capazes de satisfazer as necessidades implícitas ou explicitas de toda a comunidade escolar.
Na prática, é a conquista e a manutenção dos clientes internos e externos por meio da superação de suas expectativas.
Uma escola de qualidade tem em seus clientes a melhor das propagandas e a maior das certezas de que não conseguirá atender o contingente de clientes que a procura.
Uma análise entre o tipo de escola que temos e a escola que queremos questionando a finalidade da escola ou seja, para quem e porque ela existe, certamente, as conclusões nos levarão a um arranque em direção a um novo caminhar educacional, com mudanças radicais.
Qualidade de Ensino
Enfatizamos que para a melhoria da qualidade de ensino, basta que o professor esteja motivado, que seja um entusiasta em sua profissão e que tenha orientações de como planejar e executar suas atividades. Somente assim, poderão ocorrer mudanças radicais para a melhoria contínua tão desejada no ensino pois a escola é a maior responsável para que as gerações que nos sucederem busquem o aprendizado no decorrer de toda a vida e acreditem que a alegria, a autoestima e o viver em harmonia são capacidades de todas as pessoas e é para tanto que nos comprometemos em defesa do valor das formas criativas e multifacilitadoras para o aprendizado.
Precisamos mudar a ideia de que o estudante vai para a escola somente para passar de ano ao invés de ir para conhecer, para aprender e para tanto a escola deve ser o lugar mais interessante do mundo para onde se quer ir todos os dias e de onde não se quer voltar. Para isso o ensino deve ser cada vez mais dinâmico e só se consegue com métodos, técnicas e procedimentos que motivem, sejam despertadores da curiosidade e estimuladores da criatividade, levando-se em conta as potencialidades do educando estimulando suas inteligências.
Importância dos jogos e brincadeiras
A educação jamais deve sufocar a liberdade. O educando deve ter regalias sem transformar em anarquia o espaço escolar lembrando que a liberdade inclui o respeito ao outro e ao professor. Alguns são extremamente irrequietos, faladores, mas todos, certamente, são opositores. Aceitar restrições deve ser algo que o interesse e se for por ele sugerido será por ele respeitado.
Planejar em conjunto com as sugestões do grupo desperta o interesse a alegria e se o planejamento estiver conforme as possibilidades (nível de desenvolvimento) do educando, o entusiasmo e o interesse serão naturais. Também os cumprimentos das regras serão naturalmente facilitados
A agressividade demonstrada, por exemplo, quando se rasga o livro ou as folhas de atividades, pode ser devido à dificuldade em demasia. Se ele está em boas condições de saúde, relaciona-se bem com o educador e colegas, sente amor e segurança e o clima emocional da turma é satisfatório, tem o básico para que a construção do conhecimento ocorra efetivamente.
É claro que há ocasiões em que o educador deve ter atitudes enérgicas diante de certas condutas. Tais ocorrências trazem, até mesmo, segurança ao educando que se tiver todas e quaisquer condutas aceitas como boas, poderá ter a sensação de abandono.
quarta-feira, 28 de abril de 2021
Jogos e brincadeiras
É jogando que as crianças aprendem aos poucos e desordenadamente as regras do grupo, os padrões sociais e até os métodos de sobrevivência além de construir a sua visão da vida A função do adulto deve ser de observador ativo, de como estão se dando as relações de sociabilidade, resolvendo conflitos e encorajando os mais tímidos.
Nas brincadeiras e jogos a criança busca um objetivo importante e ganhando ou perdendo exercita a assimilação de êxitos e fracassos da vida real com maturidade e sentido de responsabilidade. Em muitas brincadeiras é necessário traçar estratégias e raciocinar-se com lógica, em outras exercitar a memorização, situações de negócio, de aventura, representações de situações da vida real que funcionam como um ensaio gradual para a vida em sociedade, que a ajuda a descobrir e compreender a realidade.
“Brincar é uma atividade séria para a criança na medida em que ela mobiliza possibilidades intelectuais e afetivas para sua realização. A brincadeira é a atividade em que o motivo está no próprio processo, ou seja, o que motiva a criança é a atividade em si”. (Apostila concurso prof., Equipe do prof. Deroci da Silva)
Atividade lúdica
A atividade lúdica é inerente à natureza humana a escola, assim consciente da necessidade de despertar a consciência individual, o educador deve fazer com que o horário dos intervalos ou recreios, seja também atividade pedagógica, pois é oportunidade para educar aspectos da personalidade e desenvolver as melhores habilidades do educando com efeitos benéficos. Neles há oportunidades de prática de jogos e brincadeiras, os quais estão intimamente vinculados à imaginação e o aumento do entusiasmo pelo desejo de superação de dificuldades, onde se utiliza e estimula-se a argúcia e inúmeras habilidades. Brincadeiras em grupo favorecem o processo de socialização e representam uma forma de exercitar e aperfeiçoar as próprias capacidades físicas, psíquicas e intelectuais. As riquezas dos momentos de recreio e brincadeiras são excelentes oportunidades para se construir, conceitos, valores e regras sociais.
Jogar é uma saudável forma de diversão que provoca a inteligência, estimula a fantasia, oportuniza a criatividade apoiando e expressando a afetividade, pois o jogo ou brinquedo é o fio condutor para o desenvolvimento. Brincando a criança aprimora suas percepções, sua inteligência, suas tendências à experimentação e sua socialização. É o prazer lúdico que move a criança e incentiva a descoberta e mantém o equilíbrio de sua vida mental.
terça-feira, 27 de abril de 2021
Professor também tem dúvida
Grande estímulo é a participação do educando, a contribuição com o que sabe e o que pode fazer para contribuir nas atividades e estimular perguntas pois elas ocorrem se o educando tiver confiança no educador e é sinal de que o assunto despertou a atenção.
Ás vezes o educador fica em dúvida, o melhor a fazer é confessá-la com lealdade, lembrando de responder oportunamente. As respostas devem ser adequadas ao nível de desenvolvimento do educando. Mesmo que os questionamentos sejam considerados absurdos merecem respostas para estímulo a novas perguntas. Pensar bem antes de responder, se necessário pesquisar para responder corretamente.
RELAÇÃO EDUCADOR X EDUCANDO
A prática pedagógica deve orientar seus esforços para a criatividade e formação dos sentimentos, onde o professor seja o mediador da aprendizagem. Praticar a Pedagogia da valorização do emocional para a concretização do intelectual, utilizando-se da força da motivação e da comunicação, traz à tona as capacidades latentes do ser humano, melhora extraordinariamente o seu desempenho de forma natural, uma vez que, somente motivado o ser humano é capaz de produzir com efetividade e com a qualidade necessária.
A relação educador x educando depende de que o educador esteja aberto a reflexão sobre si mesmo, seus medos e suas limitações e esteja disposto a busca da melhoria contínua como ser humano que é, em desenvolvimento e evolução.
Para tal, é necessário rever mentalidades, concepções, práticas, paradigmas, valores, e mais que nunca trabalhar a autoestima, a autoimagem para se criar nova percepção, novos valores e nova postura pessoal sabendo que mudar costumes, mudar a cultura, os hábitos, desenvolver novas habilidades é difícil!
Conscientizar o educador da importância das ações preventivas. Para isso, não há modelos definitivos. É preciso, antes de tudo, da conscientização do desejo de mudar, por parte dos educadores e administradores dos sistemas educacionais. Depois, então, alimentar as iniciativas com programas de acordo com as circunstâncias e meios de que se dispõe.
quinta-feira, 22 de abril de 2021
ESCOLA E FAMÍLIA
A boa educação na escola e a vida no lar, são duas influências, extremamente importantes no desenvolvimento da criatividade. Assim uma Escola é Excelente quando ela se empenha em realçar e estimular a criatividade de seus estudantes pois na Escola, mais do que no lar, as pessoas devem ter a oportunidade de perceber e desenvolver as características de uma personalidade criativa, entre as quais, as seguintes: inteligência originalidade independência, abertura para a experiência intuição e forte interesse estético e teórico.
Porém o mais importante para que tal aconteça é que o educando possa contar com bons mestres Mas o que é ser um bom mestre? É no mínimo praticar o seguinte: fazer planificação de suas atividades expor com simplicidade e clareza discorrer de maneira interessante e motivadora ter paciência em repetir usar a disciplina participativa e praticar a cordialidade seguir a lógica, sem deixar de lado a criatividade ser entusiasta nas aulas, motivar manter-se empático e simpático ser participativo em todos os problemas da Escola e ser eficiente nas comunicações verbais. Com estas providencias qualquer educador sentirá orgulho dos resultados pois o que dá orgulho a um(a) professor(a) são as metas intangíveis, tais como o brilho que surge nos olhos dos educandos devido à compreensão, os agradecimentos dos pais e dos próprios alunos, a autonomia que o cargo possibilita, a juventude e o dinamismo que recebe do educando que orienta
Algumas condições pessoais, necessárias para o êxito de um grupo de trabalho em uma escola:
- Conhecer-se a si mesmo;
- Conhecer o Diretor colegas e toda equipe;
- Conhecer a organização de trabalho;
- Demonstrar interesse pela atividade;
- Estar sempre disponível;
- Possuir Empatia;
- Ser inovador;
- Ter desejo de servir e ser agradável;
- Ter preparo;
- Ter simpatia
“...Que possamos todos encontrar a divindade existente em nós e gerirmos os nossos negócios, os negócios do terceiro milênio, ouvindo como ensinou Kan Pu, a alma das pessoas...” Silvia Constant Vergara
Currículo escolar
O Currículo escolar que engloba o programa da escola, as atividades extraclasse e a própria vida do educando só tem sentido quando toda a equipe, envolvida com o processo educativo, participa de sua elaboração levando-se em conta as características da clientela e da comunidade onde a escola está inserida. O Currículo ideal refere-se, além da aquisição do saber, aos valores, normas e comportamentos, ou seja, trata do conteúdo didático pedagógico em cada grau, dos métodos de ensino e dos critérios de avaliação englobando também a formação do ser humano em sua totalidade, vinculado, antes de tudo, à filosofia educacional adotada.
O objetivo principal do currículo deve ser o de definir a maneira de se implementar os componentes curriculares a serem trabalhados e como integrar a abordagem de formação do ser humano às áreas de estudo. Ter sempre em mente que o alvo principal é o educando que incentivado a ser criativo, certamente, será um adulto que saberá buscar soluções para os problemas que a vida se lhe apresentar.
Realização na Escola
Os métodos, técnicas, recursos e procedimentos que buscam a satisfação da curiosidade e do desejo de aprender do educando, estimulando o respeito e a participação, fará com que encontre na escola uma forma de realização pessoal, satisfação e alegria.
A construção do conhecimento deve partir do interesse dos educando, por meio de experiências e descobertas por si mesmos. A escola intervém para a descoberta de conteúdos específicos que favoreçam o desenvolvimento das capacidades importantes e necessárias à sua formação integral.
A escola ideal é um espaço de formação e informação, onde os conteúdos buscam favorecer a aquisição de um maior universo cultural e o educando inserido nas questões sociais como indivíduo participativo que compreende a realidade atuando na sociedade com competência e dignidade, respeitando e sendo respeitado, ouvindo e sendo ouvido, cumprindo e reivindicando direitos.
Para tanto, o estudo e a reflexão da equipe de trabalho, a redução de improvisações e a participação da comunidade, ajudarão no sucesso e coerência da experiência escolar e, como consequência, o estudante construirá com sucesso uma representação de si mesmo como alguém capaz.
TEMAS TRANSVERSAIS
Só podemos oferecer ao outro o que temos. O corpo docente deve ter oportunidade de participar de eventos que visem seu desenvolvimento, com troca de ideias, experiências e resultados para que descubram, criem e aperfeiçoem atividades, tarefas e tecnologias facilitadoras da construção do conhecimento e seja um eterno aprendiz.
Criar e representar são formas que inseridas no processo orientam as reações, libertam o riso e conduzem a reflexão a música alegra, encanta, é educativa, fixa mensagens e auxilia na assimilação de conteúdos e bons hábitos a pintura, a literatura, o teatro, o cinema e a escultura, desenvolvem a criatividade, comunicam e informam e a ginástica, a dança, a respiração adequada e o relax, predispõem o corpo para as atividades de aprendizagem.
terça-feira, 20 de abril de 2021
MISSÃO DA ESCOLA
A missão da escola deve ser a de oferecer educação integral, de alta qualidade, que contribua para a formação de pessoas éticas, críticas, autônomas, solidárias e responsáveis, capazes de uma melhor integração em todos os domínios, melhorando a realidade social, para que a sociedade se torne mais justa, democrática e feliz.
Na escola as técnicas devem ser criativas e facilitadoras do processo ensino-aprendizagem, as práticas devem ser baseadas em pesquisas atuais sobre o funcionamento do cérebro humano e o aprendizado e, todos devem se empenhar, dando prioridade absoluta, no atendimento às necessidades, interesses e expectativa dos educandos e da comunidade que está inserida.
segunda-feira, 19 de abril de 2021
Para que escola?
Na escola inicia-se, para a maioria, o convívio social que é uma necessidade básica de que todas as pessoas necessitam. Conhecer-se e conhecer o outro é praticar a vida, ultrapassando os sentidos e os pensamentos. É a Escola a instituição capaz de influenciar, afetar e modificar as vidas de seus frequentadores.
Escola Ideal
A base da escola ideal é a utilização de formas para que o conhecimento seja construído com prazer alegria e a felicidade dos estudantes, sentimentos que impulsionam a iniciativa, a criatividade a curiosidade do ser humano elementos necessários no aprender e no realizar aprendendo
Um futuro melhor para a humanidade depende de cada cidadão e da educação adequada. É cada vez maior a necessidade de despertar, em nossas crianças, a criatividade e a vontade de contribuir participativamente para a superação dos problemas de sua comunidade e consequentemente do país e do mundo.
sexta-feira, 16 de abril de 2021
ENSINO A DISTÂNCIA
O modelo escolar, amplamente impelido a ser adotado na pandemia, de certa forma, é um modelo de aprendizagem que, possibilita alargar o potencial criativa dos educandos e suas habilidades. Educar é diferente de escolarizar e se faz por todos.
Muitos estão insatisfeitos com a conjuntura do sistema educacional existente, com instituições de ensino burocráticas e hierarquizadoras incapazes de colaborar para que a pessoa transforme suas experiências e seu perfil individual em um sucessivo processo de aprendizado. Com a pandemia, foi criado um sistema alternativo que necessita reflexões para melhoria, especialmente sobre a forma e o alcance das atividades e sua incorporação à educação formal. Questiona-se a possibilidade de acesso e usufruto igualitário bem como a dominação da visão da educação como um produto pré-formatado. Os educandos tornam-se escolarizados e confundem ensino com aprendizagem, obtenção de graus com educação. Os educadores se habituam a transmissão de conteúdo ao invés de construção de conhecimento, com dificuldades de abordar e aprofundar questões relevantes para a realidade que se vive localmente, desconhecendo a individualidade e submetendo-se ao senso comum de pensamento.
O imperativo de se “desinstalar” a escola que limita a imaginação e criatividade dos educandos os insere em ambiente homogeneizador do pensamento, dificultando a aceitar valores condicionando que a aprendizagem é resultado do ensino e sabedoria institucionalizada. A educação privilegia a alicia para uma sociedade de consumo e o treinamento técnico voltado para o trabalho, para classes populares. O aprendizado relaciona-se com a aquisição de nova habilidade ou compreensão, a escola distancia-se da proposta de um saber contínuo inapta a promover justiça ministrando instrução, sem conectar com competências partilhadas e felicidade. Para Freire (1996) todo aprendizado deve ser associado à conscientização da situação vivida pelo educando. Grande parte da aprendizagem formativa ocorre espontaneamente, fora da escola. Illich recomenda a desescolarização. As escolas desencorajam os pobres a assumir o controle da própria aprendizagem. Cada indivíduo deve ter o direito de exercer sua capacidade para aprender e se instruir. A construção do conhecimento mais efetiva é a que foi buscada com motivação, calcada na busca mais de ser que no ter, com ênfase em viver feliz e buscada como autodidata. É a educação da pessoa para a vida íntegra e os métodos, técnicas e tecnologias de educação a distância podem prestar à construção de um novo paradigma para a educação brasileira.
O Principal no ensino à distância vai além de tecnologia ou de informação: o fundamento é a educação da pessoa para a vida. Assim a comunicação/interatividade entre educador e educando deve também atentar pela avaliação de qualidade contínua e abrangente e deve considerar seu ritmo e ajudá-lo a desenvolver graus ascendentes de competências cognitivas, habilidades e atitudes como também, permitir sentir-se seguro quanto aos resultados que vai alcançando e somar-se à auto avaliação, que auxilia o estudante a tornar-se mais autônomo, responsável, crítico, capaz de desenvolver sua independência intelectual.
A educação a distância que já vinha crescendo rapidamente em todo o mundo incentivados pelas possibilidades decorrentes das novas Tecnologias da Informação e das Comunicações -TIC, ganhou maior importância pela necessidade na pandemia.
O que é necessário e que cada vez mais cidadãos e instituições vejam nessa forma de educação um meio de democratizar o acesso ao conhecimento e de expandir oportunidades de aprendizagem ao longo da vida.
É engano considerar que programas a distância podem dispensar o trabalho e a mediação do educador. Porém educando é sempre o foco e um dos pilares para garantir a qualidade do ensino à distância é a interação entre professores e alunos, entre colegas, mesmo à distância, é valiosa, capaz de contribuir para evitar o isolamento e manter um processo instigante, motivador de aprendizagem, facilitador de interdisciplinaridade e de adoção de atitudes de respeito e de solidariedade ao outro e deverá ocorrer ao longo do curso quantificar o número de professores/hora disponíveis para os atendimentos requeridos pelos alunos. Além disso, garantir que os estudantes tenham sua evolução e dificuldades monitoradas e que recebam respostas rápidas a suas perguntas bem como incentivos e orientação quanto ao progresso para que o estudante reflitam sobre sua realidade, permitindo contribuições de qualidade educacional, cultural e prática.
Estudar a distância exige perseverança, autonomia, capacidade de organizar o próprio tempo, domínio de leitura, interpretação e domínio da tecnologia e suas principais características são: a separação física do professor e dos alunos; o estudo individualizado que difere de individualizante e egoísta; exige estudar de forma autônoma e independente com disposição de construir e partilhar seu conhecimento e dúvidas com os colegas e professor, sem se sentir isolado; o respeito a diferentes ritmos e estilos de aprendizagem, a necessidade de cooperação e colaboração e o incentivo à pesquisa e à troca de informações. Precisa, ainda de: automotivação, auto-organização, estudar de forma independente e autônoma, ser curioso, ter iniciativa própria para apresentar ideias, trabalhar em grupo, de forma colaborativa e cooperativa, ter disciplina, ser responsável e se conscientizar da necessidade de aprendizagem continuada pelo resto da vida.
A educação tem finalidade em si mesma, razão e deve preocupar-se com questões mais relevantes para a sociedade, como: a construção da cidadania, a leitura do mundo, a construção do senso crítico e utopia. Na atualidade, é essencial trabalhar bem com as informações. O volume de informações que circulam por todos os meios faz com que estudar deixe de ser uma fase na vida e se tornar um processo continuado.
segunda-feira, 12 de abril de 2021
COMO PRATICAR BOAS OBRAS?
É com a prática da ação concreta de partilha do que se tem: bens, saberes, dons... participando da construção de um mundo diferente do que sobressalta como predomínio, uma sociedade que possa viver em paz, onde reine a justiça, onde todos possam viver plenamente. As atividades que visam somente o bem são as que duram. As pessoas sofredoras, quase sempre, degradadas e corrompidas por ações governamentais, de governos populistas, preferem e buscam o assistencialismo, o imediatismo de conseguir as coisas boas sem se esforçarem. Trabalhar pelo que nos enche de dignidade, nos dá identidade e coragem para sermos donos de nossos destinos. Quando agimos assim, construímos vida nova trabalhando por um projeto igualitário, de irmandade, onde todos desfrutem dos bens ao contrário dos que fazem de iletrados e mendigos lideres, que oferecem o pão, mas em trocam os manipulam. A educação que valorize e ofereça condições formativas integrais, é a maior conscientizadora para a solidariedade e comunhão de vida, particularmente com os mais necessitados.
SER FONTE DE VIDA
O maior milagre no mundo seria a modificação das pessoas para que passassem a ser fonte de vida para os outros. Quem vive com este intento encontra a paz e a transmite. Passar a fazer o bem, com os dons e propriedades que possui buscando a justiça e a igualdade, confortando e ajudando os que passam por necessidades, carentes de pão e de orientação, que necessitam de apoio para encontrar seu caminho se sentem mais privilegiados que os que recebem. Uma inexplicável paz os domina.
SACIAR A SEDE DO BEM
Onde encontrar verdadeiramente a força para se manter no caminho? Quem se conscientiza do valor de ajudar, terá sempre forças e coragem para continuar sem desistir, seja o que for que encontrar em sua caminhada e perseverar, sempre descobre forças e jamais se abate. Quem se envereda por este caminho se preocupa e age em prol dos que comem até argila com sal e azeite (Haiti) e dos milhões de irmãos para os quais faltam comida e água potável ou então estará se enganando, alimentando-se do consumismo egoísta, vivendo no individualismo.
COMO PRATICAR O BEM
COMO PRATICAR O BEM
Porque será que acontece, muitos falam e poucos praticam? O valor supremo universalmente é a restauração da verdadeira vida para todos pela prática do amor, para que todos vivam plenamente. O bem deve ser “acreditado e praticado”. Amar sem medida, indistintamente, o amor se manifesta no partilhar o real significado da humanidade, que agrega e nos faz melhores. Amar as pessoas como elas são sem exigir que mudem. Imagine alguém vibrar só com a nossa presença... isto só pode ocorrer se estivermos atentos para que nunca nossas palavras sejam ofensivas, que estejamos sempre contentes, otimistas, que demonstremos empatia, que saibamos além de ouvir escutar, que transmitamos esperanç
FIDELIDADE NA RELAÇÃO DE VERDADEIRO AMOR AO PRÓXIMO
O que ajuda a persistir nos esforços, a renovar e a alimentar os sonhos por um mundo novo? Ajudar a cada um encontrar força na luta diária dos problemas que todos enfrentam e de se unirem na solução dos problemas de todos. A felicidade é determinada pelo amor que sentimos com as outras pessoas. O bem que se fizer ao outro retorna em benefícios a quem pratica. Foi comprovado que o estado do colesterol pode ser determinado pela prática do bem que liberta quem o pratica. Há uma relação direta com o número de pessoas com que nos importamos e a felicidade que sentimos. Só o amor nos liberta da dor.
Vivenciamos um momento em que mais que nunca é necessário entrar pela porta da prática da compaixão, do serviço e da justiça aos necessitados. Quem entra por esta porta encontra a liberdade, encontra a vida em abundância e a reparte com os seres humanos que sofrem na miséria, precisam empreender uma mudança real nas situações desumanas, nos conflitos, na dor. As pessoas arraigadas ao tradicionalismo ultrapassado encontram dificuldade de compreender esta necessidade e vivem como acha mais conveniente, mais fácil... No entanto, atos simples como cumprimentar, agradecer, ouvir, levantar os ânimos preenche a vida com paz e alegria. Pesquisa concluiu que a saúde física e mental tem tudo a ver com o número de pessoas com quem nos importamos. A felicidade vem do amor a outras pessoas. Há de se levar em conta o ambiente cultural em que vivem. Mudar paradigmas, alterar esquemas mentais é algo complexo e difícil, vai muito além da vontade ou da amizade por alguém.
terça-feira, 6 de abril de 2021
PEQUENOS ATOS FAZEM DIFERENÇA
Ser afetivo com todos, oportunizar experiência de alegria, liberdade e solidariedade na organização e no compartilhar os bens materiais, conhecimentos e atitudes. Renegar extremismos e nacionalismos estreitos que envenenavam o povo. Praticar o ministério de amor transformador e alegre. Partilhar o pão de cada dia, o perdão irrestrito, permanecer com firmeza no propósito de participar na construção de um mundo novo de justiça e paz, onde haja pão e vida plena para todos. “...As imensas dunas se compõem de minúsculos grãos de areia... O mais belo livro do mundo foi escrito letra por letra... As mais belas canções são compostas por pequenas notas... Pra se viver de verdade, não é necessário fazer ou passar por grandes feitos, espetáculos ou grandes demonstrações. A vida é feita dos pequenos gestos, das pequenas atitudes. Um olhar, um sorriso, um abraço ou uma palavra, podem fazer toda a diferença." Autor desconhecido
PRATICAR O BEM
Acolher ou rejeitar os demais é opcional: manipular o outro, escravizar, valorizar a economia mais que as pessoas, buscar desenfreadamente o prazer, o poder e os bens materiais, mesmo que sejam a custa de injustiça, de aumentar a desigualdade, a miséria de outros e a destruição da natureza ou ter como metas a melhoria, a paz e o bem comum que irá valorizar, trazer a esperança e incluir os excluídos. O momento é de escolha, escolher, urgentemente, mudar para construir um mundo novo com o somatório de esforços. Muitos já iniciaram... Esta é a esperança, basta ter coragem unir aos que possuem a mesma intenção para impulsionar a melhoria deste mundo. “Se o dinheiro não servir para o bem do próximo, ele se tornará apenas uma faca que corta a carne daqueles que ajudaram na construção do seu império.” Reinaldo Vasconcelos
APEGO AOS BENS MATERIAIS
Quando o apego é demasiado aos bens terrenos se tornam empecilhos ao caminho do bem. O ser humano que ama as riquezas mais que tudo, como uma corrente que o prende a ganância, acaba fazendo o que prejudica aos outros, para obtê-las. Quem fixa somente no caminho das fortunas, quem a elas se apega exageradamente esquece a generosidade, deixa de ver a necessidade alheia. A acumulação de fortunas por alguns é a causa maior da injustiça na sociedade. Quem tem seu coração comandado pelas riquezas que possui isto lhe impede de ver as necessidades dos demais. A alegria da ajuda é um sentimento de bem estar, uma certeza que brota da consciência, que acalma o coração, capacita para colaborar para o bem comum e determina os rumos, como guia que orienta as tarefas a serem cumpridas, de que forma o testemunho deve ser dado e dará força para prosseguir no caminho do bem. Exige apenas o “sim”, como resposta de amor que irá ter como consequência o testemunho verdadeiro, o compromisso fidedigno. Basta concentrar seu coração, suas energias para atrair muitos outros para o mesmo caminho.
segunda-feira, 5 de abril de 2021
DESAPEGO TRAZ TRANQUILIDADE
O que predomina no mundo é a busca desenfreada da acumulação de bens individuais explorando os menos favorecidos. Porém, o caminho para a construção do mundo de justiça e paz é a abdicação aos bens particulares para desfrutar dos bens de todos. Mudar esta realidade na busca da concretização do sonho de um mundo novo, na paz com a natureza é a generosidade, a gratuidade pelo desapego. A vida em partilha difere dos esquemas de acumulação de bens, A ciência comprova relação entre o altruísmo voluntário e a saúde mental. As pessoas empáticas, que possuem esta prática, têm menor disposição para amargura e depressão e são mais esperançosas. Desapegar dá a sensação de ser transformador, estimula o centro do prazer do cérebro, traz sensação de liberdade e dá espaço ao novo.
O QUE QUEREM QUE EU FAÇA?
Para colaborar com alguém é necessário que saibamos o que ele precisa bem como qual ajuda deseja. A prática dominadora dos poderosos pode nada ter a ver com a prática de serviço que deve caracterizar a nossa contribuição. Quantas vezes a pessoa em dificuldade quer somente apoio psicológico e educacional para ter mais força, coragem e conhecimento para lutar pelo que precisa. Aumentar a autoestima é algo importante para “ir à luta” para banir o sofrimento, a amargura e a tristeza e vencer de forma efetiva. Tenho notado nas crianças que preferem e sentem imensa satisfação fazerem seus brinquedos. Se sentem orgulhosos quando dizem: “Fui eu que fiz.” Assim, oferecer dignidade humana, principalmente conhecimentos, ao invés de somente esmola, gera um efeito mais duradouro. Pessoas desprovidas de nobrezas humanas ficam revestidas de prestígio quando lhe são conferidas força interior e condições para superação. Que saibamos e entendamos a necessidade de participar da renovação necessária e desejada nos corações humanos.
domingo, 4 de abril de 2021
ABRIR OS OLHOS ÀS NECESSIDADES DOS DEMAIS
No momento em que estamos vivendo vem aumentando o número de pessoas que enfrentam momentos em que buscam ansiosamente condições para sobreviver e encontram obstáculos, são rejeitados, incompreendidos. Nestes momentos é necessária muita força e ajuda para vencer as dificuldades. E muitos questionam: "Que queres que eu te faça?" As pessoas querem ser libertas: da doença, da cegueira, da surdez, da fome, dos problemas físicos, mentais ou psicológicos. O medo e a dúvida podem impedir atos que podem transformar vidas. Pequenos gestos que todos podem fazer estão enfrentando resistências, e que podem colaborar na construção de um mundo novo de justiça e paz. Para encontrar formas segurar de colaborar, precisamos olhar para além das ideias preconcebidas e dos estereótipos e ampliar a visão de nossa experiência. Sabemos que dias melhores estão por vir como aconteceu no passado comparável.
FAZER A ESCOLHA CERTA
A felicidade provém de valores eternos diferentes dos que muitos consideram valores prioritários como poder, dinheiro, prestígio. Como inovar, saciar a fome e sede de justiça? Quando se vive como comunidade de pessoas, a ninguém nada faltará tudo estará à disposição de todos. As pessoas com boas intenções são os puros de coração, sem segundas intenções, leais, escolhem servir aos outros, se esforçam em trabalhar pela paz; são mananciais de reconciliação e harmonia no mundo. Assim é possível colaborar para a instauração do equilíbrio mundial sem repressão e competitividade, mas na igualdade e na aceitação incondicional do outro. O principal ingrediente é um coração pacífico capaz de acolher o outro com justiça. A autoridade torna-se imperceptível quando as pessoas a veem como serviço e doação. Falar e agir diferente da maioria incomoda e é difícil explicar a quem já tem suas convicções com dificuldade de aceitar mudanças.
sábado, 3 de abril de 2021
TRANSFORMAR AS OCORRÊNCIAS EM MOMENTOS DE EDUCAR
A maior atividade transformadora que existe é a educação. E todos podem ser educadores sendo orientador, iluminando a saída das trevas da ignorância, que muitas vezes gera o erro, sendo o inábil igualmente mais fácil de ser corrompido pela maldade, de ser levado pelo egoísmo. A atitude do mais provido deve ser de agir sendo luz transformadora, ser testemunho de vida para que a lucidez educacional chegue a todos sem distinção. Basta sabermos descobrir a melhor maneira de educar o mundo todo por todos. Quando ajo dignamente no curso de minha pessoal, profissional e social, quando procuro motivar e imprimir esperança, quando oriento para valores e princípios mais benevolentes, estou agindo como educador. Seja qual for a personalidade, a forma de ser e agir todos podemos usar as novas tecnologias para disseminar conhecimentos. O comunicativo pode aproveitar para interagir e se comunicar mais e melhor. Quem for mais autoritário, use-a para análise e controle. Internet ainda está nascendo no contexto educacional, mas certamente irá ajudar a rever e expandir modificando formas de ensinar e aprender.
DESCOBRIR O ESPÍRITO DA LEI
Cumprir plenamente as normas nos faz justos? Algumas leis podem até parecerem injustas, mas é necessário cumpri-las. Em princípio elas existem para que a comunidade viva na justiça. Viver conforme estabelece um conjugado de textos, que podem até dar margem a diversas interpretações, é o que pode trazer tranquilidade a sociedade. Regras foram elaboradas para serem fonte de alegria e paz, garantir os direitos humanos fundamentais e sociais e serem imparciais. Assim, “passar por cima da Lei”, negando-lhe valor, mesmo com o intuito de cumpri-la de maneira mais justa e completa pode ser um caminho que traz consequências desastrosas mesmo que seja pareça a mais equitativa e ter a intenção de tornar pleno o lado positivo do ser humano. A desobediência notória às medidas do governo impõe desgoverno, e podem estar fundamentada em divulgações duvidosas, quando muitos, em mera atitude de ouvir sem escutar atentamente com atenção e análise, pode levar ao descumprimento, em ação e de fato, com resultados que podem ser catastróficos. Assim, antes de acreditarmos em toda informação que nos chega busquemos com cuidado, analisar os fundamentos concretos antes de acreditarmos e passa-las adiante.
sexta-feira, 2 de abril de 2021
ABRIR O CORAÇÃO PARA OS DEMAIS
Rejeição é desrespeito? O correto significado do respeito à vida é aumento da estima, da importância que se atribui a alguém. Paz se faz com atitudes procurando a reconciliação com compaixão, acolhimento e reconciliação entre as pessoas. Preservar a vida é jamais ofender ao semelhante, é viver na mais perfeita parceria, deixando a divisão, a separação, a inimizade. Muitos atos podem eliminar o próximo: a simples irritação contra os outros, as palavras ofensivas contra eles são formas sutis de atentar contra a vida alheia. Respeito é consideração para com a dignidade dos demais para jamais tirar-lhe a motivação, a alegria que também são formas de vida. Consideração é permitir que cada um viva a vida é dar espaço para que todos expressem suas opiniões, ideias, tradições, cultura, costumes e crenças e jamais tratar mal, humilhar ou oprimir as pessoas para que exista integridade nas conexões que dê sustentáculo a justiça e a harmonia de toda a sociedade humana.
AFETIVIDADE
Quem é capaz de andar, comer, beber, festeja e acolher a todos indistintamente? A cordialidade abre gratuitamente um horizonte novo de vida e de expectativa tanto para quem recebe como para quem pratica. Quantos vivem a margem da sociedade, desgarrados, marginalizados, afastados, para os quais, um olhar com meiguice, um a palavra de carinho, um ouvir e escutar atento representa muito mais do que muitos imaginam. Uma enormidade de seres humanos quer estejam próximos ou longe de nós, tem necessidade de ser buscado e encontrado para restabelecimento da dignidade e da alegria de viver. Doar sorrisos, abraços, gentileza, é doar o que somos. Doar conhecimento, tempo, bens, é doar o que temos. “É difícil conseguirmos nos doar com dedicação e persistência, haja vista a carga excessiva de trabalho e de afazeres que preenchem quase que a totalidade de nossas responsabilidades diárias. No entanto, se nos dispusermos a olhar para fora de nós, estaremos contribuindo ao caminhar junto, ao senso de coletividade que deve permear toda e qualquer busca de felicidade nessa vida. Lembremos, afinal, que a vida nos retribui com generosidade por tudo o que fazemos de bom.”
https://www.asomadetodosafetos.com/author/marcel-camargo
https://1drv.ms/v/s!AhTwKQHSZEKGgy49wm4RayY3XKP9
MEDO DE INJEÇÃO
Nossa individualidade pode ser influenciada pelo ambiente e pessoas com que convivemos e as experiências. Deve ter sido influenciada por ser a primogênita, encorajada a ir mais a frente e experimentar. Nascer primeiro é ter atenção exclusiva dos pais e eu tive também de tias adolescentes. Certamente, tive muito cuidado, a verdadeira primogênita teve síndrome da morte súbita infantil. Mamãe preparou-me para auxiliar meus irmãos, tinha certeza de que só viveria até 39 anos. Talvez pelo comprometimento e desejo de atender mamãe eu tenha desenvolvido um maior desejo de sobrevivência e algumas fobias. Na minha meninice mordeduras de animais peçonhentos matava e, para amenizar diziam que injeção era uma picada, passei a ter pavor do ato de inserir um medicamento por meio de agulha em meu corpo. Tenho tentado retirar de minhas entranhas este medo irracional e exagerado de agulhas que ocasiona sensação de desmaio até de pensar, meu coração dispara, sinto falta de ar, boca seca e náuseas. Ainda bem que um leve desgovernamento do carro me distraiu.
Assinar:
Postagens (Atom)
09 DE JANEIRO: DIA DO FICO
“O Dia do Fico foi um evento histórico que ocorreu em 9 de janeiro de 1822, quando o Príncipe Dom Pedro I decidiu permanecer no Brasil, con...
-
Por que teatro? Porque é uma das mais extraordinárias formas de construir conhecimentos de fixar saberes. Os missionários católicos já usav...
-
Todos nós vivemos momentos inesquecíveis. Resolvi escrever parte do que vivi, algumas passagens são hilariantes. Todos nós precisamos apren...
-
Selecione e ir até: https://drive.google.com/file/d/1dD5khgM7MITK7btisHPu4-UZzqoR5rmC/view?usp=sharing Obs.: alguns capítulos em vídeos -...