quarta-feira, 9 de setembro de 2020

ARTE NA VIDA

Grande parte das profissões, nos mais diferentes ramos, utiliza a arte. Tudo que vemos foi imaginado, desenhado, esculpido, pintado. O estilista, a costureira e todos que trabalham com tecidos necessitam de noções de cores e seus efeitos, texturas, padronagens. Para dispor pontos de luz para que as pessoas tenham a sensação de aumento ou diminuição de espaços o eletricista usa noções de arte. Para adequar forma e espaço, cores e linhas retas e curvas, um mestre de obras utiliza noções de arte. Um Operador de câmera para um enfoque perfeito necessita ter noção de ângulos e perspectiva.

Assim, grande parte das profissões lida com arte que nem sempre se apresenta como uma obra de arte: a forma dos objetos, a música dos mais diferentes grupos, a decoração das vitrines, as rezas, as danças de rua, as vestimentas, os jardins, em tudo está presente alguma forma de arte. Quando se discute diferentes tipos de arte, de diversas culturas, o estudante pode ser despertado por valores diferentes dos seus promovendo o reconhecimento das distinções e, consequentemente, o respeito.    

No Ensino Fundamental a arte possui em destaque quatro linguagens: Dança, Artes Visuais, Teatro e Música. (movimento, música, drama, artes plásticas). Os Parâmetros Curriculares Nacionais, para o Ensino Fundamental, conclui que o estudante desenvolve sua cultura de arte fazendo, conhecendo e apreciando produções artísticas, que são ações que integram o perceber, o pensar, o aprender, o recordar, o imaginar, o sentir, o expressar, o comunicar.

Desta forma, a responsabilidade do professor de arte além de ser a de oportunizar o acesso dos estudantes aos bens estéticos e artísticos da humanidade, valorizar também as formas de culturas minoritárias e estimular a curiosidade e incentivar a criatividade. Esta concepção exige repensar o cotidiano da escola e sua função social em busca da democratização dos saberes, pois é necessário mudar de vez a ideia, a postura, que ainda existe, de que o menos favorecido necessita apenas ler, escrever e contar.

A Educação pela Arte poderá ser concebida como um processo globalizante, em que o desenvolvimento da criatividade e das capacidades de expressão e comunicação é encarado como meta da formação do homem completo. Assim, é inegável a importância fundamental da arte que passou a ser componente curricular obrigatório. Para a maioria dos pais/responsáveis a ideia de arte é de que “não serve para ganhar dinheiro e, portanto, não tem importância”. Por isto há a necessidade de conscientiza-los de que arte na Educação Infantil e no Ensino Fundamental não é só para iniciação artística, mas para desenvolver os sentidos e a percepção. O educando deverá ser estimulado para tomar consciência das qualidades emocionais das suas experiências e será encorajado a exteriorizá-las através da utilização da palavra, do gesto, do som, do grafismo, de toda uma variedade de formas de expressão ao seu dispor. "A ênfase no ensino será posta no estimular a criança para que explore as suas emoções e sensações dentro de um conjunto de convenções artísticas, o qual, tanto quanto possível, ela escolherá para si própria" (Forrest, 1962). 

A CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ARTE

No âmbito escolar é inegável a importância da arte. No entanto, é necessário professores interessados em ampliar a concepção de aquisição e construção do conhecimento, incluindo a Arte em suas atividades educacionais, mesmo não sendo o professor específico deste componente curricular.

A concepção pedagógica da arte iniciada com Platão e Aristóteles reaparece em Kant que reafirma que a função da arte é produzir encantamento e arrebatamento do espírito produzindo o sentimento do sublime e que, para tanto é necessário educar e cultivar o íntimo. Hegel insiste no papel educativo da arte em duas modalidades: educação moral da sociedade e educação para passar do natural e material para o artístico e deste para a crença.

O pensamento estético também atribui finalidade pedagógica as artes com a tarefa de crítica social e política, interpretação do presente e imaginação da sociedade futura. Chauí, Mailena, Convite à Filosofia, 2003, pág, 287, define: ...o pensamento estético da esquerda também atribui finalidade pedagógica às artes, dando-lhe a tarefa de crítica social e política, interpretação do presente e imaginação da sociedade futura. A arte deve ser engajada ou comprometida, isto é, estar a serviço da emancipação do gênero humano, oferecendo-se como instrumento do esforço de libertação.

A educação em arte propicia desenvolver o pensamento artístico que amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação favorecendo assim, a criatividade em outros Componentes Curriculares como, por exemplo, imaginação na construção de um texto e estratégias matemáticas. Criar e conhecer estão associados e ser flexível é condição para construir conhecimentos. 

 

terça-feira, 8 de setembro de 2020

ARTE INFLUENCIA O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE

Desenvolver o pensamento artístico amplia a sensibilidade, a percepção, a imaginação e a reflexão do estudante e envolve: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas, a relação entre perceber, imaginar e realizar. Assim, a dança, as artes visuais e o teatro, têm uma função tão importante quanto à dos outros conhecimentos no processo de ensino aprendizagem e estão relacionadas, de forma criativa, às demais áreas. O estudo da estética complementa a formação artística para a integração da área: fazer, apreciar e contextualizar historicamente.

Além disso, as atividades artísticas são uma das formas de expressão mais apreciadas pelos educandos. Criar contribui para a formação estética, emocional e espiritual. Creio que todo educador sabe e já teve oportunidade de presenciar a grande alegria dos educandos quando se trabalha atividades artísticas.

Segundo Victor Lowenfeld “ficou comprovado, sem qualquer sombra de dúvida, que a arte exerce uma influência fundamental sobre o desenvolvimento da personalidade infantil e, portanto sobre o futuro da criança. Influi na capacidade de adaptação emocional e também dá a ela os meios para tornar sua vida mais rica e mais bela. Sua sensibilidade para as experiências da percepção, adquiridas através dos olhos, dos ouvidos, do tato, assim como a descoberta da beleza; vão contribuir muito para enriquecer sua vida.” 

A criança que pinta, recorta, molda, desenha, está se preparando melhor para utilizar o seu potencial criador e inventivo em qualquer profissão e em todas as situações da vida, adaptando-se e tirando vantagens das oportunidades que se lhe apresentarem. 

Além disso, com criações artísticas o educando organiza seus pensamentos e cria expressando seus sentimentos oportunidade em que se livra de frustrações, tensões, medos, fadiga emocional que colaboram para seu bem-estar.

Assim, a ausência da arte pode contribuir para que a criança se torne dependente da imitação dos padrões dos outros para que se sinta segura demonstrando dificuldades nos desafios, nas novidades, no inesperado que ocorrer em sua vida.  

IMPORTÂNCIA DA EXPRESSÃO ARTÍSTICA

 

Todo educador sabe e já teve oportunidade de presenciar a grande alegria dos educandos quando se trabalha atividades artísticas. Victor Lowenfeld escreveu:

...ficou comprovado, sem qualquer sombra de dúvida, que a arte exerce uma influência fundamental sobre o desenvolvimento da personalidade infantil e, portanto sobre o futuro da criança. Influi na capacidade de adaptação emocional e também dá a ela os meios para tornar sua vida mais rica e mais bela. Sua sensibilidade para as experiências da percepção, adquiridas através dos olhos, dos ouvidos, do tato, assim como a descoberta da beleza, vão contribuir muito para enriquecer sua vida.”

A criança que pinta, recorta, molda, desenha, está se preparando melhor para utilizar o seu potencial criador e inventivo em qualquer profissão e em todas as situações da vida, adaptando-se e tirando vantagens das oportunidades que se lhe apresentarem. 

Além disso, com criações artísticas o educando organiza seus pensamentos e cria, expressando seus sentimentos, oportunidade em que se livra de frustrações, tensões, medos e fadiga emocional que colaboram para seu bem-estar. Assim, a arte pode contribuir para que a criança se torne dependente da imitação dos padrões dos outros, para que se sinta segura demonstrando dificuldades nos desafios, nas novidades, no inesperado que ocorrer em sua vida. Equipe do prof. Deroci da Silva em uma Apostila para concurso escreveu:

“A linguagem não é a única forma de representação de que a criança dispõe em seus primeiros anos de vida. A criança, antes da escrita, já representa graficamente a realidade através do desenho. O desenho é a representação do real. O ato de desenhar não é simplesmente uma atividade lúdica, ele é ação de conhecimento, daí sua importância não só para a criança pré-escolar, mas também para crianças no Ensino Fundamental. Há uma história para a criança no desenho que ela realizou, portanto, para a criança ele é ativo, dinâmico, tridimensional e sequencial. O desenho é parte constitutiva do processo de desenvolvimento da criança. A aprendizagem é um processo múltiplo, a criança utiliza estratégias diversas para aprender, com variações de acordo com o período de desenvolvimento.”

Questionando com as crianças quanto aos trabalhos e desenhos, podem-se descobrir problemas que estão vivenciando, expondo os trabalhos executados a escola propicia que a comunidade escolar, fazendo apreciações com comentários, investigando os procedimentos utilizados pelas crianças, realize troca de informações, troca de experiências, de valores estéticos e preferências que enriquecem a sensibilidade e a inteligência, propiciando também, a interação com a família ao acompanhar o desenvolvimento do educando.

As atividades artísticas são modos de as crianças referirem-se às suas alegrias e tristezas, revelar suas emoções e exercer seu pensamento, sua capacidade inventiva e seus conceitos. A pintura, a escultura, a colagem, a gravura, o desenho, além da música, teatro e dança, são formas de expressão de ideias e sentimentos e abrem caminho para a autonomia e liberdade. Ao trabalhar com as atividades artísticas, a criança exprime o que conhece de um objeto, o que sabe e sente no momento. Assim, o professor deve orientar suas ações pedagógicas, relacionadas às atividades artísticas para que os educandos, ao trabalhar com os sentidos, que são caminhos para o conhecimento, possam também, visualizar o mundo com um olhar diferente, novo e poético. Igualmente, o desenho é utilizado como um pré-requisito, preparatório para a escrita.


COMO TRABALHAR A EDUCAÇÃO FÍSICA

A proposta da Educação Física é ultrapassar a visão puramente biológica e incorporar dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais na busca de democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da área que cada vez mais se reveste de importância pelas novas necessidades dos tempos atuais em que os exercícios naturais, as brincadeiras dos estudantes, são cada vez mais raros.

Esclarecer os estudantes dos benefícios e usar de criatividade que os motive a participar das aulas de Educação Física é o melhor caminho. Conheço o professor Gabriel que se utilizando de sua capacidade de representar conseguiu conquistar toda uma escola com a iniciativa de, a cada encontro, incorporar trajando e representando um personagem conhecido dos estudantes. Todos demonstravam estarem ansiosos aguardando para o dia da aula e curiosos para descobrir qual seria o personagem da semana. Frases comuns como: Posso faltar qualquer aula, menos a de Educação Física. A aula que mais gosto é a de Educação Física, O professor que mais gosto é o de Educação Física, comprovaram a eficiência e efetividade da iniciativa.

 

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA - COMO TRABALHAR

§  História

Pesquisas têm transformado o campo de atuação do conhecimento histórico. Questionam-se os agentes condutores, as fontes, as ordenações e concepções temporais.

Na perspectiva atual, a História procura desempenhar um papel relevante na formação da cidadania, buscando refletir sobre a atuação do indivíduo em suas relações com os grupos e sua participação no coletivo. Para tanto é importante a identificação de elementos culturais comuns no grupo local e a toda a população nacional, bem como, de que, em outros grupos próximos ou distantes no tempo e no espaço, a humanidade atual constrói modos de vida diferentes de que o antepassado construiu; uma história e um mundo específico, para ser vivido e transformado.

§  Geografia

A Geografia oferece instrumentos para compreensão e intervenção na realidade social e como esta interage com a natureza, para que se perceba a importância de uma atitude de comprometimento com o destino das gerações futuras e vai além da Geografia física (clima, relevo e vegetação), se estende também à análise da relação entre os seres humanos e o ambiente em que vivem.

Práticas pedagógicas como observação e registro, descrição, representação, desenvolvem a capacidade de identificar e refletir e permite a construção do conhecimento em abordagens da Geografia que trabalha com imagens. Assim, fotos, gravuras, filmes, vídeos, devem ser utilizados como fonte de leitura do espaço, da paisagem e de informações para os estudantes. A cartografia, ferramenta básica da Geografia, tem sua importância, cada vez mais reafirmada.

O estudo de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental contribui para que o educando se posicione onde vive, por meio da assimilação do cenário observável e se aproxime da natureza fazendo com que passe a observar e compreender a importância de seu ambiente bem como, analisar e avaliar habilidades sociais como a demonstração de empatia, constituição de amizades, assertividade, civilidade, autocontrole para compreender a importância e a melhor forma de relacionar-se socialmente com todas as pessoas e se torne um cidadão participativo expressando suas vontades, emoções e atitudes de forma apropriada, na esfera social, familiar e profissional respeitando normas de comportamento e se expressando em distintas ocorrências com coerência sem causar mal-estar aos demais entendendo que o que se faz ao outro e a natureza recai sobre todos.

 

domingo, 6 de setembro de 2020

COMO TRABALHAR A CIÊNCIA

 No estudo das Ciências Naturais o homem deve estar inserido como indivíduo participativo e integrante do universo, uma vez que, colabora para transformar o mundo e, desde cedo deve compreender as consequências dessas transformações para evitar atos e atitudes prejudiciais.

Com o crescente aumento da tecnologia e a valorização, cada vez maior, do conhecimento científico, a formação do cidadão como parte do universo e como indivíduo, necessita, cada vez mais, conhecimento da ciência. Explicar os fenômenos da natureza, compreender como utilizar seus recursos, em um momento em que se depara com a crise ambiental comprometendo, até mesmo, a vida do planeta, buscando a reconstrução da relação homem/natureza, de forma menos destruidora; conhecer para respeitar o próprio corpo e os dos outros, entender a saúde e compreender a sexualidade, é uma área da Ciência que contribui para a formação da autoestima e da integridade pessoal.

No estudo das Ciências a prevenção das doenças e do uso indevido de drogas deve ocupar lugar de destaque incluindo alimentação adequada, bons hábitos de higiene e limpeza, necessidade de lazer e vida em comunidade.

COMO TRABALHAR A MATEMÁTICA

 

A Matemática permite resolver problemas da vida cotidiana, tem aplicações no mundo profissional e é instrumento para a construção do conhecimento em outras áreas; interfere na rapidez de raciocínio dedutivo, na estruturação do pensamento e na formação de capacidades intelectuais, sendo assim é de suma importância na construção da cidadania.

Muitos outros temas como ética, meio ambiente, saúde, orientação sexual, diversidade de culturas, educação do consumidor, merecerão especial atenção no planejamento de Matemática. Devem ser trabalhadas situações cotidianas para que, a partir delas, os estudantes construam hipóteses sobre o significado dos números e comecem a elaborar conhecimentos sobre as escritas numéricas, de forma semelhante ao que acontece com a Língua Portuguesa.

Nas primeiras séries devem ser explorados alguns dos significados das operações, especialmente, adição e subtração, quando os estudantes deverão construir os fatos básicos de tais operações como suporte ao cálculo mental e escrito como também, os conceitos relativos a espaço e forma para possibilitar ao estudante a construção de relações para a compreensão do espaço a sua volta. 

Na seleção e organização dos conteúdos, levar em conta, sua relevância social e sua contribuição para o desenvolvimento intelectual. Inúmeros são os recursos a serem utilizados no ensino da matemática: História da Matemática, Tecnologia da Informação, Sucatas, Jogos.


sábado, 5 de setembro de 2020

SUGESTÕES PARA TRABALHAR DATAS COMEMORATIVAS


Nestas oportunidades as atividades que poderão ser desenvolvidas, vão desde a ornamentação do local, apresentações diversas: teatro, dança, música, jograis, redações, murais, jornais e uma infinidade de outras.

Exemplo de como desenvolver o tema "Festas Juninas" em seus diversos aspectos, dentre as atividades desenvolvidas:

®    Contar estórias folclóricas/lendas.

®    Pesquisar sobre falas típicas e usos e costumes de outras regiões: Ex.: Palavras da cultura do interior de Goiás: Tá tudo petecado, precisa sungar a casa. O leite sopitou. Os cordões estão encarangados. No interior se constrói fornos arredondados com pedaços de cupinzeiro de forma bem simples encaixando os pedaços. Em poucos dias os cupins trabalharão e corrigirão todas as falhas das emendas do forno.

®    Cantar músicas/cantigas de rodas.

®    Dançar músicas folclórico-tradicionais.

®    Brincadeiras de: - O que é o que é?

®    Recitar, cantar parlendas.

®    Confeccionar cartazes e decorações típicas (fogueira, lâmpadas, correntes, bandeirinhas, máscaras/caipiras, pratos típicos, vestuário, preferencialmente com sucatas)

®    Introduzir toda semana, ou todo dia uma palavra “chave" ou "surpresa" propiciando complementar a alfabetização ou, Língua Portuguesa: Redação, confecção de um livrinho com os assuntos discutidos, poesia, realizar uma produção de texto coletiva. Exemplos: festa junina, canjica, pipoca, amendoim, bolo, arraial, bandeirinha, fogueira, balão, batata-doce.

®    Incentivar as crianças para planejas as festas: conversar várias vezes com as crianças sobre: como vai ser a festa, o que terá, o que eles poderão fazer, quem irá participar, apresentações e comportamento na apresentação.

®    Ensaiar as apresentações.

®    Promover a arrecadação de prendas ou doações com os educandos: bingos, rifa, gincanas com prêmios, doar a quem. 

5 de agosto - Dia Nacional da Saúde

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como: “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausê...