§ História
Pesquisas têm
transformado o campo de atuação do conhecimento histórico. Questionam-se os
agentes condutores, as fontes, as ordenações e concepções temporais.
Na perspectiva
atual, a História procura desempenhar um papel relevante na formação da
cidadania, buscando refletir sobre a atuação do indivíduo em suas relações com
os grupos e sua participação no coletivo. Para tanto é importante a
identificação de elementos culturais comuns no grupo local e a toda a população
nacional, bem como, de que, em outros grupos próximos ou distantes no
tempo e no espaço, a humanidade atual constrói modos de vida diferentes de que
o antepassado construiu; uma história e um mundo específico, para ser
vivido e transformado.
§ Geografia
A Geografia
oferece instrumentos para compreensão e intervenção na realidade social e como
esta interage com a natureza, para que se perceba a importância de uma atitude
de comprometimento com o destino das gerações futuras e vai além da Geografia física
(clima, relevo e vegetação), se estende também à análise da relação entre os
seres humanos e o ambiente em que vivem.
Práticas
pedagógicas como observação e registro, descrição, representação, desenvolvem a
capacidade de identificar e refletir e permite a construção do conhecimento em
abordagens da Geografia que trabalha com imagens. Assim, fotos, gravuras, filmes, vídeos, devem ser utilizados como fonte de leitura do espaço, da paisagem e de
informações para os estudantes. A cartografia, ferramenta básica da Geografia,
tem sua importância, cada vez mais reafirmada.
O estudo de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental
contribui para que o educando se posicione onde vive, por meio da assimilação do
cenário observável e se aproxime da natureza fazendo com que passe a observar e
compreender a importância de seu ambiente bem como, analisar e avaliar habilidades
sociais como a demonstração de empatia, constituição de amizades,
assertividade, civilidade, autocontrole para compreender a importância e a
melhor forma de relacionar-se socialmente com todas as pessoas e se torne um
cidadão participativo expressando suas vontades, emoções e atitudes de forma apropriada, na esfera social, familiar e profissional respeitando
normas de comportamento e se expressando em distintas ocorrências com coerência
sem causar mal-estar aos demais entendendo que o que se faz ao outro e a
natureza recai sobre todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário