sexta-feira, 18 de setembro de 2020

CASTIGOS NA ESCOLA


 

O castigo parece ser prática comum e aceita por todos na tarefa de educar. É a tradicional educação pelo medo. Punir o educando retirando-lhe pontos na nota ou suprimido algo que ele goste desgasta a relação educador educando, pois intimida para reduzir ou suprimir a atitude indesejada. Deixa de educar sentimentos e emoções, de construir valores pela reflexão e análise do ocorrido para compreensão e alteração da atitude que se quer mudar. Quase sempre, o resultado da punição é a agressividade, a revolta, o desânimo e o desinteresse.

O reverso da medalha é o elogio que reforça a autoestima. É o reforço do positivo, sem exagero, em todas as oportunidades, em todas as atitudes adequadas, sem esquecer, no entanto, que a auto avaliação, a autocrítica é muito importante no desenvolvimento humano. Demonstrar a importância da persistência para se atingir as metas propostas.

Outro estímulo é a participação do educando, a contribuição com o que sabe e que pode fazer na sala de aula. Podemos estimular a participação do educando com perguntas.

§  Perguntas ocorrem se ele tiver confiança no educador.

§  É sinal de que o assunto despertou a atenção.

§  Ás vezes o educador fica em dúvida, o melhor é confessá-la com lealdade e responder oportunamente.

§  As respostas devem ser adequadas ao nível de desenvolvimento do educando.

§  Mesmo que a considere absurda responda.

§  Pense antes de responder para responder corretamente.

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