sexta-feira, 25 de setembro de 2020

COMO ESTIMULAR A CRIATIVIDADE

 

A capacidade e a energia criativa existem em todos os seres humanos. Alguns a usam intensamente, outros apenas discretamente. Somos todos criativos e capazes de produzir, de construir, de inventar, nascemos com este potencial. Se esta capacidade foi perdida deve-se a circunstâncias externas e podemos recuperá-la. Assim, a criatividade é indispensável na prática educacional. O ser humano criativo é capaz de lidar com as incertezas do futuro (progresso social, científico e tecnológico) criando formas de adaptações, produzindo saber ou construindo conhecimentos, em síntese solucionando problemas. Uma pessoa criativa é curiosa, é intuitiva, experimenta, busca aventuras e gosta de jogos. A criatividade depende muito do encorajamento ou desestímulo que o educando recebe de seus educadores. Todos têm potencial criativo, todos podem ser solucionadores de problemas como pensadores criativos. Quem resiste à criatividade é porque teme assumir riscos, teme as decisões inusitadas. Não há regras a serem seguidas o que o professor deve fazer é estimular a inovação, forma diferente de fazer algo, analisar as tradições, que no passado foram inovações, se são adequadas para a nossa era, ao nosso tempo.

Em todas as situações, os professores devem refletir sobre as seguintes questões:

Qual a capacidade dos educandos?                             

Existem métodos melhores, com mais informações e que despertem maior interesse para que os educandos construam mais rapidamente o conhecimento?

A alguma informação inútil que pode ser descartada?

O que a escola está fazendo e por quê?

O que o educador pode fazer para aumentar a eficácia do aprender?

O que motiva o educador para procurar melhoria?

As respostas são muitas:

§  Criando um ambiente escolar estimulante e o um clima na sala de aula isento de tensões;

§  Encorajando a criança a ser independente, a ter iniciativa própria e a atender seus interesses;

§  Encorajando a criança a dizer exatamente o que pensa sobre as coisas e a ter ideias novas;

§  Aceitando as respostas da criança, mesmo as falsas;

§  Encorajando a criança a inventar novas regras para os seus jogos;

§  Dando as crianças oportunidade de jogar ou trabalhar em grupo;

§  Encorajando a criança a dar várias respostas a uma mesma situação-problema;

§  Trabalhando conteúdos e atividades que interessam a criança;

§  Criando situações propícias para a descoberta ou reinvenção.

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