A capacidade e a energia criativa existem em todos os seres humanos. Alguns a usam intensamente, outros apenas discretamente. Somos todos criativos e capazes de produzir, de construir, de inventar, nascemos com este potencial. Se esta capacidade foi perdida deve-se a circunstâncias externas e podemos recuperá-la. Assim, a criatividade é indispensável na prática educacional. O ser humano criativo é capaz de lidar com as incertezas do futuro (progresso social, científico e tecnológico) criando formas de adaptações, produzindo saber ou construindo conhecimentos, em síntese solucionando problemas. Uma pessoa criativa é curiosa, é intuitiva, experimenta, busca aventuras e gosta de jogos. A criatividade depende muito do encorajamento ou desestímulo que o educando recebe de seus educadores. Todos têm potencial criativo, todos podem ser solucionadores de problemas como pensadores criativos. Quem resiste à criatividade é porque teme assumir riscos, teme as decisões inusitadas. Não há regras a serem seguidas o que o professor deve fazer é estimular a inovação, forma diferente de fazer algo, analisar as tradições, que no passado foram inovações, se são adequadas para a nossa era, ao nosso tempo.
Em todas as situações, os
professores devem refletir sobre as seguintes questões:
Qual a
capacidade dos educandos?
Existem métodos melhores,
com mais informações e que despertem maior interesse para que os educandos
construam mais rapidamente o conhecimento?
A alguma informação
inútil que pode ser descartada?
O que a escola está
fazendo e por quê?
O que o educador pode
fazer para aumentar a eficácia do aprender?
O que motiva o educador
para procurar melhoria?
As respostas são muitas:
§
Criando um ambiente escolar estimulante e o um clima
na sala de aula isento de tensões;
§
Encorajando a criança a ser independente, a ter
iniciativa própria e a atender seus interesses;
§
Encorajando a criança a dizer exatamente o que pensa
sobre as coisas e a ter ideias novas;
§
Aceitando as respostas da criança, mesmo as falsas;
§
Encorajando a criança a inventar novas regras para
os seus jogos;
§
Dando as crianças oportunidade de jogar ou trabalhar
em grupo;
§
Encorajando a criança a dar várias respostas a uma
mesma situação-problema;
§
Trabalhando conteúdos e atividades que interessam a
criança;
§
Criando situações propícias para a descoberta ou
reinvenção.
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