No seu sentido mais amplo, qualidade é qualquer
coisa que pode ser melhorada. Qualidade de ensino é a totalidade dos aspectos e
das características dos serviços educacionais, atuais ou futuros, capazes
de satisfazer as necessidades implícitas ou explicitas de toda a comunidade
escolar.
Na prática, é a conquista
e a manutenção dos clientes internos e externos por meio da superação de suas
expectativas. Uma escola de qualidade tem em seus clientes a melhor das
propagandas e a maior das certezas, o aumento do contingente de clientes que a
procura.
Uma análise entre o tipo de escola que temos e a
escola que queremos questionando a finalidade da escola, ou seja, para quem e
porque ela existe, certamente, as conclusões nos levarão a um arranque em
direção a um novo caminhar educacional, com mudanças radicais.
Os verdadeiros protagonistas do sistema educacional
são os educadores cuja profissão difere de muitas outras que podem ser
substituídas pela robótica, que executa o trabalho físico ou pelo computador
que desempenha programas lógicos. Estamos na era do conhecimento e do professor
se exige mais do que da maioria de outros profissionais.
O principal e ter dinamismo, vontade
de aprender cada vez mais e criatividade para novas ideias. Uma
grande necessidade é a de que o educador busque extrapolar suas atividades e
vir a ser um consulente, a ponto de ter empatia com o seu círculo de educandos,
pais e equipe.
As instituições educacionais podem na busca da
qualidade, de propostas concretas para a melhoria em todos os aspectos, trazer
para as instituições educacionais, técnicas bem sucedidas em outras áreas as
quais, antes de serem implantadas serem discutidas e aceitas pelos envolvidos.
Se tal ocorrer, mesmo com a existência de muitos problemas, certamente,
acarretará uma mudança de atitudes com a substituição de velhos e arraigados
paradigmas que não condizem mais com a realidade atual.
Muitas vezes, belo e adequado prédio, ar
condicionado, computadores, móveis apropriados, por si só são insuficientes para
garantir qualidade. Ainda, do ponto de vista de qualidade muitos educadores
esperam materiais prontos, caros, sofisticados e duráveis para utilização em
suas atividades diárias. Desta forma perdem uma excelente oportunidade de
tornarem suas aulas atraentes e divertidas, de trabalharem materiais tão bons e
valiosos para educação, quanto os de última geração. Com eles as crianças podem
ser desafiadas a fazerem experimentações e a desenvolverem a capacidade de
concentração, pois estimulam a criatividade e aguçam a curiosidade.
Trata-se das sucatas cuja utilização somente será
uma estratégia válida na medida em que se insere em todo o processo como uma
filosofia educacional amplamente discutida e objetivos claramente delineados.
Assim, em
matéria de qualidade, não existem experiências válidas nem receitas a serem
copiadas com propostas pedagógicas prontas e acabadas com sucesso garantido.
O primeiro passo é
definir as prioridades e metas para que a escola, a comunidade e cada um em particular,
interiorizem e pactuem com o compromisso individual de trabalhar com os
princípios e as bases da qualidade, pois, qualidade deve ser trabalhada sem
tréguas, demandando tempo para que se introduza uma nova mentalidade,
especialmente, de administração nas escolas, que se inicia com a
conscientização e motivação de todos, certos de que a eficiência poderá se
reverter em melhoria contínua, inclusive, em benefícios para todos os
envolvidos: administração,
trabalhadores do setor e, consequentemente, para a
comunidade.
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