segunda-feira, 21 de setembro de 2020

O QUE É QUALIDADE?

 

No seu sentido mais amplo, qualidade é qualquer coisa que pode ser melhorada. Qualidade de ensino é a totalidade dos aspectos e das características dos serviços educacionais, atuais ou futuros, capazes de satisfazer as necessidades implícitas ou explicitas de toda a comunidade escolar.

Na prática, é a conquista e a manutenção dos clientes internos e externos por meio da superação de suas expectativas. Uma escola de qualidade tem em seus clientes a melhor das propagandas e a maior das certezas, o aumento do contingente de clientes que a procura.

Uma análise entre o tipo de escola que temos e a escola que queremos questionando a finalidade da escola, ou seja, para quem e porque ela existe, certamente, as conclusões nos levarão a um arranque em direção a um novo caminhar educacional, com mudanças radicais.

Os verdadeiros protagonistas do sistema educacional são os educadores cuja profissão difere de muitas outras que podem ser substituídas pela robótica, que executa o trabalho físico ou pelo computador que desempenha programas lógicos. Estamos na era do conhecimento e do professor se exige mais do que da maioria de outros profissionais.

O principal e ter dinamismo, vontade de aprender cada vez mais e criatividade para novas ideias. Uma grande necessidade é a de que o educador busque extrapolar suas atividades e vir a ser um consulente, a ponto de ter empatia com o seu círculo de educandos, pais e equipe.

As instituições educacionais podem na busca da qualidade, de propostas concretas para a melhoria em todos os aspectos, trazer para as instituições educacionais, técnicas bem sucedidas em outras áreas as quais, antes de serem implantadas serem discutidas e aceitas pelos envolvidos. Se tal ocorrer, mesmo com a existência de muitos problemas, certamente, acarretará uma mudança de atitudes com a substituição de velhos e arraigados paradigmas que não condizem mais com a realidade atual.

Muitas vezes, belo e adequado prédio, ar condicionado, computadores, móveis apropriados, por si só são insuficientes para garantir qualidade. Ainda, do ponto de vista de qualidade muitos educadores esperam materiais prontos, caros, sofisticados e duráveis para utilização em suas atividades diárias. Desta forma perdem uma excelente oportunidade de tornarem suas aulas atraentes e divertidas, de trabalharem materiais tão bons e valiosos para educação, quanto os de última geração. Com eles as crianças podem ser desafiadas a fazerem experimentações e a desenvolverem a capacidade de concentração, pois estimulam a criatividade e aguçam a curiosidade.

Trata-se das sucatas cuja utilização somente será uma estratégia válida na medida em que se insere em todo o processo como uma filosofia educacional amplamente discutida e objetivos claramente delineados.

Assim, em matéria de qualidade, não existem experiências válidas nem receitas a serem copiadas com propostas pedagógicas prontas e acabadas com sucesso garantido.

O primeiro passo é definir as prioridades e metas para que a escola, a comunidade e cada um em particular, interiorizem e pactuem com o compromisso individual de trabalhar com os princípios e as bases da qualidade, pois, qualidade deve ser trabalhada sem tréguas, demandando tempo para que se introduza uma nova mentalidade, especialmente, de administração nas escolas, que se inicia com a conscientização e motivação de todos, certos de que a eficiência poderá se reverter em melhoria contínua, inclusive, em benefícios para todos os envolvidos: administração, trabalhadores do setor e, consequentemente, para a comunidade.

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