A Matemática
permite resolver problemas da vida cotidiana, tem aplicações no mundo
profissional e é instrumento para a construção do conhecimento em outras áreas; interfere na rapidez de raciocínio dedutivo, na estruturação do
pensamento e na formação de capacidades intelectuais, sendo assim é de suma
importância na construção da cidadania.
Muitos outros
temas como ética, meio ambiente, saúde, orientação sexual, diversidade de
culturas, educação do consumidor, merecerão especial atenção no planejamento de
Matemática. Devem ser trabalhadas situações cotidianas para que, a partir
delas, os estudantes construam hipóteses sobre o significado dos números e
comecem a elaborar conhecimentos sobre as escritas numéricas, de forma
semelhante ao que acontece com a Língua Portuguesa.
Nas primeiras
séries devem ser explorados alguns dos significados das operações,
especialmente, adição e subtração, quando os estudantes deverão construir os
fatos básicos de tais operações como suporte ao cálculo mental e escrito como
também, os conceitos relativos a espaço e forma para possibilitar ao estudante a
construção de relações para a compreensão do espaço a sua volta.
Na seleção e
organização dos conteúdos, levar em conta, sua relevância social e sua
contribuição para o desenvolvimento intelectual. Inúmeros são os recursos a
serem utilizados no ensino da matemática: História da Matemática, Tecnologia da
Informação, Sucatas, Jogos.
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