® Brinque com as
palavras, explore os erros sem crítica, se o educando escreve lobo mal, com “l”
ou ora sem o “h” qual será sua atitude? Diga-lhe e escreva que o lobo mau está
realmente doente e mal da saúde psicológica quando maquina suas maldades. Se
aparece “ora” de relógio sem o “h” diga-lhes que o seu relógio ora está
adiantado, ora está atrasado, na marcação das horas. Como pode tal acontecer se
relógio que atrasa não adianta?;
® Explore os contos
de fadas: misture-os, troque o final, imagine um dos personagens contando a
estória e “puxando a brasa para a sua sardinha”. Escolha um personagem “vilão”
conhecido para que conte o que realmente sucedeu na estória;
® Peça aos educandos
para contarem a História do Brasil ou Geral como se eles fossem os personagens.
Peça-os, para escreverem colocando-se no lugar de Pero Vaz de Caminha ou Pedro
Alvares Cabral;
® Transforme os
Bairros/Setores da cidade em personagens e invente uma estória. Além de
trabalhar Redação e gramática estarão trabalhando a interdisciplinaridade;
® Coloque os
educandos em posição confortável e peça-os que imaginem, por exemplo, uma
viagem a uma fazenda, a Beto Carrero Word, o que veem e o
que sentem;
® Peça aos educandos
que invente um diálogo entre as plantas de um jardim, entre os lixos de uma lixeira, entre os animais
de um zoológico...
§ Comunicação
escrita
As composições ou redações são essenciais à
vida como formas de expressão do pensamento. O primeiro passo é motivar
despertando a vontade de escrever o que está pensando sem inibição.
Na comunicação escrita o educador deve
orientar quanto a necessidade de sequência lógica – início, meio e fim, título,
ortografia, concordância, acentuação, pontuação e avaliação. A forma de falar e
escrever de cada um, os regionalismos, devem ser valorizados e jamais
criticados. A apresentação, caligrafia legível e o conteúdo são os aspectos que
devem ser considerados. No entanto já passou o tempo da caligrafia bonita, desenhada, forçada... formato e tamanho
de letra são questões de personalidade.
Faça com que a turma perceba os tipos de
composições usados no dia a dia, para que servem, quando devem ser usados, pesquise as
normas existentes.
Tipos de composições:
® Recados, avisos
(para os colegas, para os pais), bilhetes, convites, cartões, cartas,
telegramas, notícias, anúncios, propagandas (em jornais, folhetos),
requerimentos, solicitações, cartas pessoais e comerciais (mesmo que já sejam
como história), formas modernas de comunicação: (E-mail, Facebook, WhatsApp, Twitter, Instagram etc.)
enviar, responder, identificar.
® Narração de
histórias contadas, ouvidas ou lidas, vivenciadas, sugeridas por gravuras;
® Descrição de
ocorrências, acontecimentos, fenômenos da natureza, locais visualizados ou
imaginados, gravuras;
® Poesias, poemas, letras de música;
® Planejamento, projetos, resenhas.
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