quarta-feira, 2 de setembro de 2020

EXPLORE A LÍNGUA PORTUGUESA COM OS EDUCANDOS

®    Brinque com as palavras, explore os erros sem crítica, se o educando escreve lobo mal, com “l” ou ora sem o “h” qual será sua atitude? Diga-lhe e escreva que o lobo mau está realmente doente e mal da saúde psicológica quando maquina suas maldades. Se aparece “ora” de relógio sem o “h” diga-lhes que o seu relógio ora está adiantado, ora está atrasado, na marcação das horas. Como pode tal acontecer se relógio que atrasa não adianta?;

®    Explore os contos de fadas: misture-os, troque o final, imagine um dos personagens contando a estória e “puxando a brasa para a sua sardinha”. Escolha um personagem “vilão” conhecido para que conte o que realmente sucedeu na estória;

®    Peça aos educandos para contarem a História do Brasil ou Geral como se eles fossem os personagens. Peça-os, para escreverem colocando-se no lugar de Pero Vaz de Caminha ou Pedro Alvares Cabral;

®    Transforme os Bairros/Setores da cidade em personagens e invente uma estória. Além de trabalhar Redação e gramática estarão trabalhando a interdisciplinaridade;

®    Coloque os educandos em posição confortável e peça-os que imaginem, por exemplo, uma viagem a uma fazenda, a Beto Carrero Word, o que veem e o que sentem;

®    Peça aos educandos que invente um diálogo entre as plantas de um jardim, entre os lixos de uma lixeira, entre os animais de um zoológico...

§  Comunicação escrita

As composições ou redações são essenciais à vida como formas de expressão do pensamento. O primeiro passo é motivar despertando a vontade de escrever o que está pensando sem inibição.

Na comunicação escrita o educador deve orientar quanto a necessidade de sequência lógica – início, meio e fim, título, ortografia, concordância, acentuação, pontuação e avaliação. A forma de falar e escrever de cada um, os regionalismos, devem ser valorizados e jamais criticados. A apresentação, caligrafia legível e o conteúdo são os aspectos que devem ser considerados. No entanto já passou o tempo da caligrafia bonita, desenhada, forçada... formato e tamanho de letra são questões de personalidade.

Faça com que a turma perceba os tipos de composições usados no dia a dia, para que servem, quando devem ser usados, pesquise as normas existentes.

Tipos de composições:

®    Recados, avisos (para os colegas, para os pais), bilhetes, convites, cartões, cartas, telegramas, notícias, anúncios, propagandas (em jornais, folhetos), requerimentos, solicitações, cartas pessoais e comerciais (mesmo que já sejam como história), formas modernas de comunicação: (E-mail, Facebook, WhatsAppTwitterInstagram etc.) enviar, responder, identificar.

®    Narração de histórias contadas, ouvidas ou lidas, vivenciadas, sugeridas por gravuras;

®    Descrição de ocorrências, acontecimentos, fenômenos da natureza, locais visualizados ou imaginados, gravuras;

®    Poesias, poemas, letras de música;

®    Planejamento, projetos, resenhas.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...