As formas e modalidade de arte no currículo são: Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e valores, atitudes e normas, comum a todas.
·
Artes Visuais
A educação
visual visa à criação de uma linguagem visual para a expressão e a comunicação
baseada na observação do ambiente conferindo-lhes relevância como meio de
comunicação. Observando os elementos que constituem o mundo tanto o natural
como o produzido pelo homem, desenvolver-se-á a capacidade de "saber
ver". Observar os elementos construtivos dos objetos e não somente as aparências
são os objetivos principais da "educação" da percepção.
Através da
percepção visual chegamos ao conhecimento e à compreensão do meio. Para Arnheim
(1986) a "vida mental das crianças está intimamente ligada à sua
experiência sensória". O que as coisas aparentam ser é que são para as
crianças. A criança desenha o que vê, não apenas o que sabe.
A arte pode
existir em qualquer lugar e de várias formas o que é necessário é descobri-la.
Assim, o que é preciso é despertar a curiosidade e orientar o estudante para
que aprenda a pesquisar, a olhar à sua volta, tendo em conta os vários aspectos
do mundo que o rodeia.
A arte
visual além da gravura, desenho, pintura, escultura, desenho industrial, inclui
outras modalidades mais modernas como cinema, televisão, vídeo, computação,
fotografia, artes gráficas. Estas modalidades possuem muitas possibilidades de
combinações que podem determinar diferentes maneiras de comunicação entre
estudantes as quais podem orientá-los em muitos aspectos da vida como a
percepção de ideias e qualidades e a distinção de sentimentos que favorecem a
sensibilidade, a afetividade e os ajudem a posicionar-se criticamente. O que a
escola pode fazer é colaborar fornecendo possibilidades de experiências para
que aprendam a criar, imaginar, perceber e tenham sensibilidade e conhecimento
por meio de produções artísticas pessoais e grupais.
Para que
possam perceber formas visuais é importante trabalhar as relações entre
elementos como linha, cor, movimento, luz, ritmo, plano, ponto e como dão origem
as imagens. Na prática, as artes visuais
para o Ensino Fundamental, quanto à expressão e comunicação, de acordo com os
Parâmetros Curriculares Nacionais são:
®
No fazer: desenho, pintura, modelagem, fotografias, colagem, escultura,
gravura, história em quadrinhos, produções informatizadas, vídeo.
®
Na criação e construção de: espaços (bidimensional e tridimensional) de
formas plásticas e visuais.
®
Na correlação e analise do que produz com as produções dos colegas;
®
Na correlação entre o que foi produzido e os elementos de linguagem
visual (linha, cor, plano, forma, textura, equilíbrio, movimento, ponto,
volume, luz, ritmo).
®
No reconhecimento da linguagem visual representada: desenho, pintura,
gravura, modelagem, escultura, colagem, construção fotografia, cinema, vídeo,
televisão, informática.
®
No reconhecimento dos materiais (pincéis, lápis, papéis, tintas, argila)
e das propriedades desses materiais e dos instrumentos, procedimentos e
técnicas usadas na produção.
®
Na seleção adequada de tudo a ser utilizado nos trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário