quinta-feira, 10 de setembro de 2020

FORMAS E MODALIDADES DA ARTE – ARTES VISUAIS


 As formas e modalidade de arte no currículo são: Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e valores, atitudes e normas, comum a todas.

·         Artes Visuais

A educação visual visa à criação de uma linguagem visual para a expressão e a comunicação baseada na observação do ambiente conferindo-lhes relevância como meio de comunicação. Observando os elementos que constituem o mundo tanto o natural como o produzido pelo homem, desenvolver-se-á a capacidade de "saber ver". Observar os elementos construtivos dos objetos e não somente as aparências são os objetivos principais da "educação" da percepção.

Através da percepção visual chegamos ao conhecimento e à compreensão do meio. Para Arnheim (1986) a "vida mental das crianças está intimamente ligada à sua experiência sensória". O que as coisas aparentam ser é que são para as crianças. A criança desenha o que vê, não apenas o que sabe.

A arte pode existir em qualquer lugar e de várias formas o que é necessário é descobri-la. Assim, o que é preciso é despertar a curiosidade e orientar o estudante para que aprenda a pesquisar, a olhar à sua volta, tendo em conta os vários aspectos do mundo que o rodeia.

A arte visual além da gravura, desenho, pintura, escultura, desenho industrial, inclui outras modalidades mais modernas como cinema, televisão, vídeo, computação, fotografia, artes gráficas. Estas modalidades possuem muitas possibilidades de combinações que podem determinar diferentes maneiras de comunicação entre estudantes as quais podem orientá-los em muitos aspectos da vida como a percepção de ideias e qualidades e a distinção de sentimentos que favorecem a sensibilidade, a afetividade e os ajudem a posicionar-se criticamente. O que a escola pode fazer é colaborar fornecendo possibilidades de experiências para que aprendam a criar, imaginar, perceber e tenham sensibilidade e conhecimento por meio de produções artísticas pessoais e grupais.

Para que possam perceber formas visuais é importante trabalhar as relações entre elementos como linha, cor, movimento, luz, ritmo, plano, ponto e como dão origem as imagens.  Na prática, as artes visuais para o Ensino Fundamental, quanto à expressão e comunicação, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais são:

®    No fazer: desenho, pintura, modelagem, fotografias, colagem, escultura, gravura, história em quadrinhos, produções informatizadas, vídeo.

®    Na criação e construção de: espaços (bidimensional e tridimensional) de formas plásticas e visuais.

®    Na correlação e analise do que produz com as produções dos colegas;

®    Na correlação entre o que foi produzido e os elementos de linguagem visual (linha, cor, plano, forma, textura, equilíbrio, movimento, ponto, volume, luz, ritmo).

®    No reconhecimento da linguagem visual representada: desenho, pintura, gravura, modelagem, escultura, colagem, construção fotografia, cinema, vídeo, televisão, informática.

®    No reconhecimento dos materiais (pincéis, lápis, papéis, tintas, argila) e das propriedades desses materiais e dos instrumentos, procedimentos e técnicas usadas na produção.

®    Na seleção adequada de tudo a ser utilizado nos trabalhos.   

Além disso, é importante situar as artes visuais quanto produto cultural e histórico, seu significado e sua importância, a relação dos produtos utilizados com a cultura e as formas de registros e preservação das produções artísticas.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...