No âmbito escolar é inegável a importância
da arte. No entanto, é necessário professores
interessados em ampliar a concepção de aquisição e construção do conhecimento,
incluindo a Arte em suas atividades educacionais, mesmo não sendo o professor
específico deste componente curricular.
A concepção pedagógica da arte iniciada com
Platão e Aristóteles reaparece em Kant que reafirma que a função da arte é
produzir encantamento e arrebatamento do espírito produzindo o sentimento do
sublime e que, para tanto é necessário educar e cultivar o íntimo. Hegel insiste
no papel educativo da arte em duas modalidades: educação moral da sociedade e
educação para passar do natural e material para o artístico e deste para a
crença.
O pensamento estético também atribui
finalidade pedagógica as artes com a tarefa de crítica social e política,
interpretação do presente e imaginação da sociedade futura. Chauí, Mailena,
Convite à Filosofia, 2003, pág, 287, define: ...o pensamento estético da esquerda também atribui finalidade pedagógica
às artes, dando-lhe a tarefa de crítica social e política, interpretação do
presente e imaginação da sociedade futura. A arte deve ser engajada ou
comprometida, isto é, estar a serviço da emancipação do gênero humano,
oferecendo-se como instrumento do esforço de libertação.
A educação em arte propicia desenvolver o
pensamento artístico que amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a
imaginação favorecendo assim, a criatividade em outros Componentes Curriculares
como, por exemplo, imaginação na construção de um texto e estratégias matemáticas.
Criar e conhecer estão associados e ser flexível é condição para construir
conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário