quarta-feira, 9 de setembro de 2020

A CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ARTE

No âmbito escolar é inegável a importância da arte. No entanto, é necessário professores interessados em ampliar a concepção de aquisição e construção do conhecimento, incluindo a Arte em suas atividades educacionais, mesmo não sendo o professor específico deste componente curricular.

A concepção pedagógica da arte iniciada com Platão e Aristóteles reaparece em Kant que reafirma que a função da arte é produzir encantamento e arrebatamento do espírito produzindo o sentimento do sublime e que, para tanto é necessário educar e cultivar o íntimo. Hegel insiste no papel educativo da arte em duas modalidades: educação moral da sociedade e educação para passar do natural e material para o artístico e deste para a crença.

O pensamento estético também atribui finalidade pedagógica as artes com a tarefa de crítica social e política, interpretação do presente e imaginação da sociedade futura. Chauí, Mailena, Convite à Filosofia, 2003, pág, 287, define: ...o pensamento estético da esquerda também atribui finalidade pedagógica às artes, dando-lhe a tarefa de crítica social e política, interpretação do presente e imaginação da sociedade futura. A arte deve ser engajada ou comprometida, isto é, estar a serviço da emancipação do gênero humano, oferecendo-se como instrumento do esforço de libertação.

A educação em arte propicia desenvolver o pensamento artístico que amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação favorecendo assim, a criatividade em outros Componentes Curriculares como, por exemplo, imaginação na construção de um texto e estratégias matemáticas. Criar e conhecer estão associados e ser flexível é condição para construir conhecimentos. 

 

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