segunda-feira, 14 de setembro de 2020

ARTE E AFETO NA EDUCAÇÃO


 

Segundo Oscar Wilde: “Quando o homem encara a vida de um ponto de vista artístico, o cérebro passa a ser coração”. Na área de arte as atividades propostas devem garantir e ajudar os estudantes a desenvolverem modos criativos, interessantes e imaginativos de fazer e de pensar sobre arte exercitando a comunicação e expressão. O educador deve reinventar o passado.

            Da mesma forma mais que em outras áreas o processo de construção de conhecimento na área artística se dá pela resolução de problemas. No entanto, o processo de criação envolve a curiosidade, a segurança ou insegurança para correr riscos, sua sensibilidade para observar e refletir sobre seu trabalho e os caminhos a seguir e sua disponibilidade para conviver com a incerteza as quais estarão presentes em muitas outras situações da vida.

            O papel do professor de educação artística é aguçar a percepção, incentivar a curiosidade, desafiar o conhecimento prévio e aceitar a aprendizagem informal que os estudantes trazem para a escola. Para maior sucesso o professor de Educação artística deve:

a)    Antes da aula:

Pesquisar materiais e técnicas, apreciar artes, criar na preparação e organização do espaço e da aula, estudar arte buscando sempre novos conhecimentos e trabalhar junto com a equipe da escola.

b) Durante a aula:

Incentivar a produção em arte, propor as questões; interferir se necessário, construir a surpresa, o mistério, o divertimento, o humor; estimular o olhar crítico; criar um clima de desafio, lúdico e alegre; fazer exposição e apresentar os trabalhos, visitar locais, apresentar textos sobre o assunto (notícias, poemas, contos); acolher materiais ideias e sugestões trazidas pelo grupo.      

b)    Após a aula:

Avaliar cada aula, imaginar o que poderá ocorrer para sua continuidade.

Pesquisar materiais e técnicas, apreciar artes, criar na preparação e organização do espaço e da aula, estudar arte buscando sempre novos conhecimentos e trabalhar junto com a equipe da escola.

A melhor maneira de tornar a arte um Componente Curricular é indicar como as manifestações artísticas estão presentes no cotidiano sendo os conceitos e habilidades desenvolvidos nas aulas de Educação Artística necessários para entender e usufruir o mundo em que vivemos.

Assim, para que o professor possa desempenhar adequadamente seu papel em Educação Artística é muito importante que busque cursos de formação inicial e contínua em arte. É necessário que conheça a história da arte, da música, da dança e do teatro. É importante também estar informado sobre a produção artística atual para que seu horizonte quanto ao assunto seja ampliado e que saiba planejar suas aulas e colaborar no processo educativo da escola.

Exemplos de atividades como: fazer algo da simplicidade de um papelão, observar texturas de materiais simples, discutir a necessidade do reaproveitamento, as possíveis transformações, aproveitar as possibilidades para conhecimento e entendimento do mundo: igualdades e diferenças, pensar e sentir, refletir e opinar, perceber pela experiência tátil, são oportunidades educativas que podem ser utilizadas sucatas como também aproveitar para trabalhar a interdisciplinaridade das artes com a Matemática, com a leitura e a escrita, com Ciências etc.

Conceitos primários tão importantes na Educação Infantil e aula de arte é uma ótima oportunidade para tal. Ex.: Ao observar um papelão que pode ser obtido com uma caixa “velha” pode-se comentar que a caixa ficou cansada e se deitou para descansar, que era volumosa, alta, gorda e ficou fina e baixa.

Não podemos mostrar aos educandos como olhar o que podemos é orientá-los para onde olhar ou o que procurar. Para trabalhar cores, por exemplo, que tal fazer círculos e gotas, de olhos vendados sobre um papel grande e branco e depois pintar cada espaço com as cores primárias e suas misturas ou com a cor vermelha misturada com todas as outras?  Que tal riscar uma grande paisagem, numerá-la no verso e recortá-la como um quebra cabeças que será distribuído e pintado os pedaços para cada criança montando-o após a execução da pintura? Em atividades assim muitas descobertas acontecerão.

Para construir novos conhecimentos, há de se levar em conta o conhecimento anterior sem que haja oposição entre os saberes do passado e as capacidades individuais do educando. O professor deve orientar para que o estudante desenvolva competências que lhe permitam resolver os problemas que lhe são apresentados, mas também formular os próprios problemas.

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