Segundo Oscar Wilde: “Quando o homem encara a vida
de um ponto de vista artístico, o cérebro passa a ser coração”. Na área de arte
as atividades propostas devem garantir e ajudar os estudantes a desenvolverem
modos criativos, interessantes e imaginativos de fazer e de pensar sobre arte
exercitando a comunicação e expressão. O educador deve reinventar o passado.
Da
mesma forma mais que em outras áreas o processo de construção de conhecimento
na área artística se dá pela resolução de problemas. No entanto, o processo de
criação envolve a curiosidade, a segurança ou insegurança para correr riscos,
sua sensibilidade para observar e refletir sobre seu trabalho e os caminhos a
seguir e sua disponibilidade para conviver com a incerteza as quais estarão
presentes em muitas outras situações da vida.
O
papel do professor de educação artística é aguçar a percepção, incentivar a
curiosidade, desafiar o conhecimento prévio e aceitar a aprendizagem informal
que os estudantes trazem para a escola. Para maior sucesso o professor de
Educação artística deve:
a)
Antes da aula:
Pesquisar materiais e técnicas, apreciar artes,
criar na preparação e organização do espaço e da aula, estudar arte buscando
sempre novos conhecimentos e trabalhar junto com a equipe da escola.
b) Durante a aula:
Incentivar a produção em arte, propor as questões;
interferir se necessário, construir a surpresa, o mistério, o divertimento, o
humor; estimular o olhar crítico; criar um clima de desafio, lúdico e alegre;
fazer exposição e apresentar os trabalhos, visitar locais, apresentar textos
sobre o assunto (notícias, poemas, contos); acolher materiais ideias e
sugestões trazidas pelo grupo.
b)
Após a aula:
Avaliar cada aula, imaginar o que poderá ocorrer
para sua continuidade.
Pesquisar materiais e técnicas, apreciar artes,
criar na preparação e organização do espaço e da aula, estudar arte buscando
sempre novos conhecimentos e trabalhar junto com a equipe da escola.
A melhor maneira de tornar a arte um Componente
Curricular é indicar como as manifestações artísticas estão presentes no
cotidiano sendo os conceitos e habilidades desenvolvidos nas aulas de Educação
Artística necessários para entender e usufruir o mundo em que vivemos.
Assim, para que o professor possa desempenhar
adequadamente seu papel em Educação Artística é muito importante que busque
cursos de formação inicial e contínua em arte. É necessário que conheça a
história da arte, da música, da dança e do teatro. É importante também estar
informado sobre a produção artística atual para que seu horizonte quanto ao
assunto seja ampliado e que saiba planejar suas aulas e colaborar no processo
educativo da escola.
Exemplos de atividades como: fazer algo da
simplicidade de um papelão, observar texturas de materiais simples, discutir a
necessidade do reaproveitamento, as possíveis transformações, aproveitar
as possibilidades para conhecimento e entendimento do mundo: igualdades e
diferenças, pensar e sentir, refletir e opinar, perceber pela experiência tátil, são
oportunidades educativas que podem ser utilizadas sucatas como também
aproveitar para trabalhar a interdisciplinaridade das artes com a Matemática,
com a leitura e a escrita, com Ciências etc.
Conceitos primários tão importantes na Educação
Infantil e aula de arte é uma ótima oportunidade para tal. Ex.: Ao
observar um papelão que pode ser obtido com uma caixa “velha” pode-se comentar
que a caixa ficou cansada e se deitou para descansar, que era volumosa, alta,
gorda e ficou fina e baixa.
Não podemos mostrar aos educandos como olhar o que
podemos é orientá-los para onde olhar ou o que procurar. Para trabalhar cores,
por exemplo, que tal fazer círculos e gotas, de olhos vendados sobre um papel
grande e branco e depois pintar cada espaço com as cores primárias e suas
misturas ou com a cor vermelha misturada com todas as outras? Que tal riscar uma grande paisagem, numerá-la
no verso e recortá-la como um quebra cabeças que será distribuído e pintado os
pedaços para cada criança montando-o após a execução da pintura? Em atividades
assim muitas descobertas acontecerão.
Para construir novos conhecimentos, há de se levar
em conta o conhecimento anterior sem que haja oposição entre os saberes do
passado e as capacidades individuais do educando. O professor deve orientar
para que o estudante desenvolva competências que lhe permitam resolver os
problemas que lhe são apresentados, mas também formular os próprios problemas.
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