É inegável a importância da Gestão Democrática e a formação plena de uma equipe coesa, entrosada e disposta a participar em benefício de todos. Os encontros devem ser espaços da maior importância para garantir as mudanças, transformações e avanços que a escola deseja. Elas existem para que todos participem, proponham, sugiram e contribuam para a melhoria contínua.
O que é gestão
democrática? Vamos partir do significado de gestão: ato de gerir, administrar
dirigir e de democrática: que emana de todos, que pertence a todos e todos são
responsáveis. É a responsabilidade compartilhada.
Desta forma, Gestão
Democrática é um instrumento em defesa da qualidade para o atingimento dos
objetivos. Na Gestão Democrática toda a comunidade escolar: Direção,
Professores, Auxiliares Educacionais, Educandos e suas Famílias possuem seu
espaço para opinar, discutir e participar das decisões. Quem fica ausente é que
fica prejudicado!
Para sua efetivação é
imprescindível, antes de tudo, sinceridade, abertura para tal e
conhecimento de tudo por todos. É necessário que as pessoas queiram e ache
necessário e importante participarem. Quem deixa de participar desconhece seus
deveres e perde seus direitos.
Infelizmente há pessoas
que fogem da participação na gestão participativa sem perceberem que há
inúmeras conquistas e benefícios para quem é atuante e colaborativo. Quando
chega o dia da reunião tentam um meio para “virar as costas” e deixar de comparecer
e, se comparecem elas ficam apáticas, pois imaginam desinteressadas em ajudar.
Todas as pessoas da
escola desempenham um importante papel na vida dos educandos e contribui para a
melhoria da escola e consequentemente, contribui para manter seu emprego e
melhorar as condições de trabalho de todos! Quem tem pouco interesse e só pensa
em seus problemas particulares, prejudicam aos outros e a si mesmo no trabalho.
Uma das principais características do empregado que deixa de atuar é reclamar
de tudo e de todos. Está sempre culpando os outros pelos problemas que ao invés
de buscar ajuda, pois acredita que é incapaz de mudar, que sua participação vai
dar em nada e prefere deixar como está. Está desta forma, cada vez mais,
perdendo oportunidades de transformar sua vida participando das transformações
coletivas. Enquanto as coisas continuam acontecendo os indiferentes contribuem
para o continuísmo... Quem deixa de participar é derrotista por antecipação...
Há direções e/ou donos de escolas interessados em
defender e praticar a democracia abrindo à participação da equipe. Muitos, no
entanto, adotam a ultrapassada lei do “chicote” do “manda quem pode, obedece
quem tem juízo!” Os trabalhadores, muitas vezes, só
percebem a diferença quando vivenciam as duas faces...
O educador compromissado e atuante participa e muda
o rumo da educação compartilhando, dando o máximo de si mesmo e
correndo atrás de seus anseios. O acomodado está se prejudicando sem
perspectiva de crescimento... Inventar, criar, busca novidades, derruba
barreiras... Muda o mundo para melhor!...
O educador que possui autoestima, que gosta de si
mesmo, gosta também do outro, do educando e transmite autoconfiança, é
atuante e participativo pensa sempre na comunidade escolar e apresenta
propostas visando melhorias para todos!
O fortalecimento da escola passa pela participação
de todos... As principais condições para melhorar a qualidade de ensino é
afetividade plena e, qualificar-se, atualizar-se, instruir-se a todo instante e
por toda a vida... Aprender com os colegas, nos livros, com os meios de
comunicação, com os educandos e seus familiares, na e com a comunidade... Desafiando
os limites da tradição... Acreditando
que todos os educandos podem se transformar em cidadãos responsáveis e capazes
de ousar e construir.
Para tanto é necessário que a equipe faça um pacto
de excelência, direcionando suas ações para a busca de inovações sem medo de
serem agentes de mudança para a melhoria da sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário