terça-feira, 8 de setembro de 2020

IMPORTÂNCIA DA EXPRESSÃO ARTÍSTICA

 

Todo educador sabe e já teve oportunidade de presenciar a grande alegria dos educandos quando se trabalha atividades artísticas. Victor Lowenfeld escreveu:

...ficou comprovado, sem qualquer sombra de dúvida, que a arte exerce uma influência fundamental sobre o desenvolvimento da personalidade infantil e, portanto sobre o futuro da criança. Influi na capacidade de adaptação emocional e também dá a ela os meios para tornar sua vida mais rica e mais bela. Sua sensibilidade para as experiências da percepção, adquiridas através dos olhos, dos ouvidos, do tato, assim como a descoberta da beleza, vão contribuir muito para enriquecer sua vida.”

A criança que pinta, recorta, molda, desenha, está se preparando melhor para utilizar o seu potencial criador e inventivo em qualquer profissão e em todas as situações da vida, adaptando-se e tirando vantagens das oportunidades que se lhe apresentarem. 

Além disso, com criações artísticas o educando organiza seus pensamentos e cria, expressando seus sentimentos, oportunidade em que se livra de frustrações, tensões, medos e fadiga emocional que colaboram para seu bem-estar. Assim, a arte pode contribuir para que a criança se torne dependente da imitação dos padrões dos outros, para que se sinta segura demonstrando dificuldades nos desafios, nas novidades, no inesperado que ocorrer em sua vida. Equipe do prof. Deroci da Silva em uma Apostila para concurso escreveu:

“A linguagem não é a única forma de representação de que a criança dispõe em seus primeiros anos de vida. A criança, antes da escrita, já representa graficamente a realidade através do desenho. O desenho é a representação do real. O ato de desenhar não é simplesmente uma atividade lúdica, ele é ação de conhecimento, daí sua importância não só para a criança pré-escolar, mas também para crianças no Ensino Fundamental. Há uma história para a criança no desenho que ela realizou, portanto, para a criança ele é ativo, dinâmico, tridimensional e sequencial. O desenho é parte constitutiva do processo de desenvolvimento da criança. A aprendizagem é um processo múltiplo, a criança utiliza estratégias diversas para aprender, com variações de acordo com o período de desenvolvimento.”

Questionando com as crianças quanto aos trabalhos e desenhos, podem-se descobrir problemas que estão vivenciando, expondo os trabalhos executados a escola propicia que a comunidade escolar, fazendo apreciações com comentários, investigando os procedimentos utilizados pelas crianças, realize troca de informações, troca de experiências, de valores estéticos e preferências que enriquecem a sensibilidade e a inteligência, propiciando também, a interação com a família ao acompanhar o desenvolvimento do educando.

As atividades artísticas são modos de as crianças referirem-se às suas alegrias e tristezas, revelar suas emoções e exercer seu pensamento, sua capacidade inventiva e seus conceitos. A pintura, a escultura, a colagem, a gravura, o desenho, além da música, teatro e dança, são formas de expressão de ideias e sentimentos e abrem caminho para a autonomia e liberdade. Ao trabalhar com as atividades artísticas, a criança exprime o que conhece de um objeto, o que sabe e sente no momento. Assim, o professor deve orientar suas ações pedagógicas, relacionadas às atividades artísticas para que os educandos, ao trabalhar com os sentidos, que são caminhos para o conhecimento, possam também, visualizar o mundo com um olhar diferente, novo e poético. Igualmente, o desenho é utilizado como um pré-requisito, preparatório para a escrita.


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