Todo educador sabe e já teve oportunidade de
presenciar a grande alegria dos educandos quando se trabalha atividades
artísticas. Victor Lowenfeld escreveu:
“...ficou comprovado,
sem qualquer sombra de dúvida, que a arte exerce uma influência fundamental
sobre o desenvolvimento da personalidade infantil e, portanto sobre o futuro da
criança. Influi na capacidade de adaptação emocional e também dá a ela os meios
para tornar sua vida mais rica e mais bela. Sua sensibilidade para as
experiências da percepção, adquiridas através dos olhos, dos ouvidos, do tato,
assim como a descoberta da beleza, vão contribuir muito para enriquecer sua
vida.”
A criança que pinta, recorta, molda,
desenha, está se preparando melhor para utilizar o seu potencial criador e
inventivo em qualquer profissão e em todas as situações da vida, adaptando-se e
tirando vantagens das oportunidades que se lhe apresentarem.
Além disso, com criações artísticas o
educando organiza seus pensamentos e cria, expressando seus
sentimentos, oportunidade em
que se livra de frustrações, tensões, medos e fadiga emocional que colaboram
para seu bem-estar. Assim, a arte pode contribuir para que a criança se torne
dependente da imitação dos padrões dos outros, para que se sinta segura
demonstrando dificuldades nos desafios, nas novidades, no inesperado que
ocorrer em sua vida. Equipe do prof. Deroci da Silva em uma Apostila para
concurso escreveu:
“A linguagem não é a única forma de representação
de que a criança dispõe em seus primeiros anos de vida. A criança, antes da
escrita, já representa graficamente a realidade através do desenho. O desenho é
a representação do real. O ato de desenhar não é simplesmente uma atividade
lúdica, ele é ação de conhecimento, daí sua importância não só para a criança
pré-escolar, mas também para crianças no Ensino Fundamental. Há uma história
para a criança no desenho que ela realizou, portanto, para a criança ele é
ativo, dinâmico, tridimensional e sequencial. O desenho é parte constitutiva do
processo de desenvolvimento da criança. A aprendizagem é um processo múltiplo,
a criança utiliza estratégias diversas para aprender, com variações de acordo
com o período de desenvolvimento.”
Questionando com as crianças quanto aos
trabalhos e desenhos, podem-se descobrir problemas que estão vivenciando,
expondo os trabalhos executados a escola propicia que a comunidade escolar,
fazendo apreciações com comentários, investigando os procedimentos utilizados
pelas crianças, realize troca de informações, troca de experiências, de valores
estéticos e preferências que enriquecem a sensibilidade e a inteligência,
propiciando também, a interação com a família ao acompanhar o desenvolvimento
do educando.
As atividades
artísticas são modos de as crianças referirem-se às suas alegrias e tristezas,
revelar suas emoções e exercer seu pensamento, sua capacidade inventiva e seus
conceitos. A pintura, a escultura, a colagem, a gravura, o desenho, além da
música, teatro e dança, são formas de expressão de ideias e sentimentos e abrem
caminho para a autonomia e liberdade. Ao trabalhar com as atividades
artísticas, a criança exprime o que conhece de um objeto, o que sabe e sente no
momento. Assim, o professor deve orientar suas ações pedagógicas, relacionadas
às atividades artísticas para que os educandos, ao trabalhar com os sentidos,
que são caminhos para o conhecimento, possam também, visualizar o mundo com um
olhar diferente, novo e poético. Igualmente, o desenho é utilizado como um
pré-requisito, preparatório para a escrita.
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