As leituras orais devem ser lúdicas e interessantes, com diálogos vivos, animadas e precedidas de leitura silenciosa. Para
que os objetivos da linguagem oral sejam alcançados o educando deve se sentir
bem para que possa se expressar livremente. O ambiente deve ser agradável, o
educador deve ser amigo e acolhedor. As atividades devem facilitar a integração
de áreas de estudo, interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. Uma das
grandes oportunidades de se trabalhar a familiarização com os usos e costumes
da vida e das diversas culturas como dos índios, dos negros e dos colonizadores, por exemplo, são as lendas que
devem ser trabalhadas de forma dinâmica e agradável com caracterização e
encenações.
Sugestões de atividades:
® Leitura dirigida:
ler o trecho mais bonito, a parte que mais gostou, a descrição ou fala de
personagens.
® Instituição da
hora do conto de fadas, organização de jograis.
® Composição de
música que resuma a história lida.
® Montagem de quebra
cabeças com os resumos do início, meio e fim da história.
® Discussões: é uma
conversa com objetivos específicos, claros e previamente definidos. O assunto
deve ser previamente estudado preferencialmente com pesquisas dirigidas para
facilitar a defesa das ideias e as conclusões. Além da data, hora e local e da
definição dos objetivos, deve ser elaborado um roteiro, normas de conduta,
atribuições dos membros. Vencer deve ser somente um dos objetivos.
® Dramatizações:
ajuda a integrar o estudante ao grupo, forma atitudes, desenvolve a compreensão
e personalidade. Dramatizar é representar espontaneamente, aspectos e cenas da
vida ou de um fato histórico. Nela há tema, enredo, diálogos, ação e
personagens. O educador é o orientador. Em dramatização espontânea a sala deve
ser organizada, programado um
recurso incentivador, escolhidos os personagens e o cenário, estudados os
vocábulos, planejados os comentários interpretativos, narrados ou lidos a
história ou fato histórico. Comentar os ensaios para melhorá-los.
® Entrevistas: a
entrevista é uma das formas de entrosamento entre a escola e a comunidade.
Escolhido o entrevistado o professor deve convidá-lo, definir data, hora e
local, além de esclarecer sobre o nível da turma. Preparar as questões para
encaminhar ao entrevistado, recepcioná-lo, apresentá-lo ao grupo, realizar as
perguntas, anotar as informações e agradecê-lo. Avaliar o comportamento do
grupo e comentar sobre os conhecimentos construídos. Podem ser feitos
relatórios orais e/ou escritos, esquematizados os pontos mais importantes e
preparação de agradecimento escrito.
® Poesias: desperta
a emoção poética (captação do sentimento do autor, perceber a harmonia dos
versos e beleza do ritmo), o gosto estético e estimula a criatividade. A poesia
deve estar de acordo com o interesse e o nível da turma. O educador deve
iniciar lendo a poesia em tom adequado e expressão correta para transmitir a
emoção. A motivação inicial pode ser uma conversa sobre o tema, personagens e
autor. Esclarecer o significado de palavras ou expressões novas. Ler a poesia
pela segunda vez, com bastante expressão e outras atividades espontâneas para
enriquecimento. Criar e escrever poesia.
® Excursões: (?) a
construção do conhecimento em uma excursão é muito significativo e eficaz.
Desenvolve-se a socialização, o respeito à propriedade alheia, a capacidade de
ouvir, de acatar ordens e exploração de fontes de informação. O planejamento
conjunto inicia-se com a determinação dos objetivos, a comunicação ao
responsável pelo local, o levantamento de perguntas, a elaboração de normas de
conduta, a comunicação aos pais, a escolha do meio de transporte. A avaliação
do comportamento pelo grupo de educadores e educandos ajudará ao sucesso de
novas excursões.
® Jogral (?) (declamação
de poemas ou canções por um coro, alternando entre o canto e a fala): estimula
a leitura, a socialização, a solidariedade e a preocupação com o outro,
demonstra a importância da cooperação, o zelo pelo bem comum e é oportunidade
de enfrentar a timidez e vencê-la. Além disso, funciona como oportunidade de
planejamento conjunto, de vencer barreiras e incorporar o verdadeiro
significado do assunto, envolve uma série de experiências úteis e válidas como
ouvir, confeccionar cenários e/ou roupas, oportunizando interpretar papéis.
® Relatório: orais
ou escritos devem ser antecedidos de seleção do assunto, ordem de apresentação,
recursos, pesquisa/recolhimento de dados, reuniões prévias para planejamento da
melhor forma de apresentação.
® Jornal falado: sua
ênfase deve ser no interesse da turma. São eles que devem estruturar:
selecionar e organizar as atividades de preparação, apresentação e avaliação. A
apresentação pode incluir expectadores de outras turmas ou séries e outros
convidados. O educador propõe a atividade e coordena a formação dos grupos, o
cronograma e critérios de avaliação. As melhores seções para um jornal falado
são momento literário, notícias e variedades. As notícias podem ser
internacionais, locais, culturais, esportivas, sociais: aniversários, passeios,
(?) festas. As variedades podem ser criações dos educandos: culinária,
entrevistas. Contar lendas que os estudantes estejam familiarizadas e que
ouviram fora da escola. Ano eleitoral, copa do mundo e
grandes eventos, são ótimas para os
estudantes organizarem o mesmo evento entre eles como oportunidade de
exercitarem sua cidadania. (?) suspensas no período de
pandemia.
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