terça-feira, 1 de setembro de 2020

COMO ENSINAR LINGUAGEM ORAL

As leituras orais devem ser lúdicas e interessantes, com diálogos vivos, animadas e precedidas de leitura silenciosa. Para que os objetivos da linguagem oral sejam alcançados o educando deve se sentir bem para que possa se expressar livremente. O ambiente deve ser agradável, o educador deve ser amigo e acolhedor. As atividades devem facilitar a integração de áreas de estudo, interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. Uma das grandes oportunidades de se trabalhar a familiarização com os usos e costumes da vida e das diversas culturas como dos índios, dos negros e dos colonizadores, por exemplo, são as lendas que devem ser trabalhadas de forma dinâmica e agradável com caracterização e encenações.

Sugestões de atividades:

®    Leitura dirigida: ler o trecho mais bonito, a parte que mais gostou, a descrição ou fala de personagens.

®    Instituição da hora do conto de fadas, organização de jograis.

®    Composição de música que resuma a história lida.

®    Montagem de quebra cabeças com os resumos do início, meio e fim da história.

®    Discussões: é uma conversa com objetivos específicos, claros e previamente definidos. O assunto deve ser previamente estudado preferencialmente com pesquisas dirigidas para facilitar a defesa das ideias e as conclusões. Além da data, hora e local e da definição dos objetivos, deve ser elaborado um roteiro, normas de conduta, atribuições dos membros. Vencer deve ser somente um dos objetivos.

®    Dramatizações: ajuda a integrar o estudante ao grupo, forma atitudes, desenvolve a compreensão e personalidade. Dramatizar é representar espontaneamente, aspectos e cenas da vida ou de um fato histórico. Nela há tema, enredo, diálogos, ação e personagens. O educador é o orientador. Em dramatização espontânea a sala deve ser organizada, programado um recurso incentivador, escolhidos os personagens e o cenário, estudados os vocábulos, planejados os comentários interpretativos, narrados ou lidos a história ou fato histórico. Comentar os ensaios para melhorá-los.  

®    Entrevistas: a entrevista é uma das formas de entrosamento entre a escola e a comunidade. Escolhido o entrevistado o professor deve convidá-lo, definir data, hora e local, além de esclarecer sobre o nível da turma. Preparar as questões para encaminhar ao entrevistado, recepcioná-lo, apresentá-lo ao grupo, realizar as perguntas, anotar as informações e agradecê-lo. Avaliar o comportamento do grupo e comentar sobre os conhecimentos construídos. Podem ser feitos relatórios orais e/ou escritos, esquematizados os pontos mais importantes e preparação de agradecimento escrito.

®    Poesias: desperta a emoção poética (captação do sentimento do autor, perceber a harmonia dos versos e beleza do ritmo), o gosto estético e estimula a criatividade. A poesia deve estar de acordo com o interesse e o nível da turma. O educador deve iniciar lendo a poesia em tom adequado e expressão correta para transmitir a emoção. A motivação inicial pode ser uma conversa sobre o tema, personagens e autor. Esclarecer o significado de palavras ou expressões novas. Ler a poesia pela segunda vez, com bastante expressão e outras atividades espontâneas para enriquecimento. Criar e escrever poesia.

®    Excursões: (?) a construção do conhecimento em uma excursão é muito significativo e eficaz. Desenvolve-se a socialização, o respeito à propriedade alheia, a capacidade de ouvir, de acatar ordens e exploração de fontes de informação. O planejamento conjunto inicia-se com a determinação dos objetivos, a comunicação ao responsável pelo local, o levantamento de perguntas, a elaboração de normas de conduta, a comunicação aos pais, a escolha do meio de transporte. A avaliação do comportamento pelo grupo de educadores e educandos ajudará ao sucesso de novas excursões.

®    Jogral (?) (declamação de poemas ou canções por um coro, alternando entre o canto e a fala): estimula a leitura, a socialização, a solidariedade e a preocupação com o outro, demonstra a importância da cooperação, o zelo pelo bem comum e é oportunidade de enfrentar a timidez e vencê-la. Além disso, funciona como oportunidade de planejamento conjunto, de vencer barreiras e incorporar o verdadeiro significado do assunto, envolve uma série de experiências úteis e válidas como ouvir, confeccionar cenários e/ou roupas, oportunizando interpretar papéis.

®    Relatório: orais ou escritos devem ser antecedidos de seleção do assunto, ordem de apresentação, recursos, pesquisa/recolhimento de dados, reuniões prévias para planejamento da melhor forma de apresentação.

®      Jornal falado: sua ênfase deve ser no interesse da turma. São eles que devem estruturar: selecionar e organizar as atividades de preparação, apresentação e avaliação. A apresentação pode incluir expectadores de outras turmas ou séries e outros convidados. O educador propõe a atividade e coordena a formação dos grupos, o cronograma e critérios de avaliação. As melhores seções para um jornal falado são momento literário, notícias e variedades. As notícias podem ser internacionais, locais, culturais, esportivas, sociais: aniversários, passeios, (?) festas. As variedades podem ser criações dos educandos: culinária, entrevistas. Contar lendas que os estudantes estejam familiarizadas e que ouviram fora da escola. Ano eleitoral, copa do mundo e grandes eventos, são ótimas para os estudantes organizarem o mesmo evento entre eles como oportunidade de exercitarem sua cidadania. (?) suspensas no período de pandemia.

 

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