Com a finalidade de formar escritores
competentes, capazes de produzir textos coerentes, coesos e eficazes, a
construção do conhecimento da produção de textos, iniciada com os estudantes
antes de saberem grafá-los, quando lidos e posteriormente forem ditados pelo
professor, é uma prática que deve ser contínua na escola e os procedimentos a
seguir são sugestões para implementá-lo:
Oferecer textos
escritos impressos, de boa qualidade, para servirem de referência aos
estudantes;
Propor situações
de produção de textos em pequenos grupos, (mantendo o protocolo referente a Covid
19) onde as atividades serão compartilhadas com diferentes tarefas: produzir,
grafar, revisar. Cabe ao professor definir os agrupamentos, explicitar
claramente a tarefa e oferecer a ajuda necessária;
Conversar com os
estudantes, encorajando-os para explicitação das dificuldades.
Entre as situações
didáticas para a produção de textos estão:
®
Os projetos (objetivo
compartilhado por todos, expresso num produto final em função do qual, todos
trabalham);
®
Textos provisórios (ao
qual se pode voltar a trabalhar depois de uma primeira escrita);
®
Produção com apoio
(reescrever, transformar o gênero do texto, produzir textos a partir de outros,
dar continuidade a um texto, mudar o curso da história, mudar o final, inventar
uma história a partir de figuras, planejar coletivamente);
®
Desenhar uma história;
®
Escrever a própria
história.
Inúmeros são os
valores, normas e atitudes necessárias que são adquiridos ou desenvolvidos pelo
educando:
®
Cuidados com os livros e
materiais;
®
Respeito aos diferentes
modos de pensar e falar dos outros;
®
Atitude crítica diante do
que se lê ou ouve;
®
Valorização da
cooperação;
®
Reconhecimento da
necessidade e valorização da leitura e escrita;
®
Interesse em buscar
fontes de leitura;
®
Preocupação com a
qualidade da comunicação escrita ou falada.
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