domingo, 9 de agosto de 2020

COMO NOSSO CÉREBRO DECIDE?

O tempo todo, o ser humano está pensando, levantando informações e decidindo. A qualidade das decisões determina a qualidade da vida. É doloroso estar em dúvida, estar buscando soluções. De qualquer forma, o cérebro associa dor e prazer a tudo que acontece. Quando se toma decisão aproxima do prazer e afasta a dor. No entanto, é possível associar prazer ao que é doloroso como também, associar dor ao que é prazeroso. “os mesmos circuitos cerebrais ativados na dor física também participam da dor afetiva” http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1884

Bem sabe disso quem produz propagandas absurdas que fazem sucesso ou que fazem com que o produto seja sucesso de venda. Pequenos detalhes fazem diferença nesta associação de ideias. “A maior qualidade que alguém pode ter é o poder pessoal, a habilidade de transformar uma ideia em realidade.”

- Como agir para tomar a melhor decisão?

a) Consultando vários profissionais e lendo sobre o assunto;

b) Descobrindo qual a solução que o motiva e o que motiva os outros. (até mesmo escrevendo uma relação de itens): Se eu não fizer, o que de ruim vai me acontecer? O que vou perder se não agir? Se eu fizer, quais os prazeres que terei? O que vou ganhar?

c) Estando pronto para agir. Lembre-se sempre de cativar as pessoas, de criar laços, para que permaneçam ao seu lado.

-          Existem formas de cativar?


 

Chame as pessoas pelo nome (nada de tia, comadre, D. Maria, filha, querida, fofa). Olhe nos olhos, ouça as pessoas, demonstre alegria, modele sua fala no mesmo canal do interlocutor, fale com as pessoas sobre o que elas gostam, identifique suas necessidades e as satisfaça: atenção, palavra de ânimo, carinho, abraço(?); lembre-se e respeite o limite psicológico de cada um: círculo de 40 cm. ao seu redor; identifique e respeite a predominância das pessoas: algumas são visuais, outras auditivas e, outras, sinestésicas; espelhe a pessoa: reproduza sutilmente seus gestos, assim, ela estará vendo o reflexo da pessoa que mais ama.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...