O que fazer para
convencer as pessoas da necessidade real e premente de que todos e cada um de
nós precisamos fazer a nossa parte ou as consequências serão desastrosas mais
rápido do que se possa imaginar? Será que mesmo já presenciando os cenários
apavorantes, as declarações dramáticas de comunidades inteiras atingidas pela
revolta da natureza, agravada neste início de século, as instituições como
escolas e igrejas continuarão fazendo tão pouco? É necessário encontrar uma
forma de convencer os educadores da importância, da necessidade que é trabalhar
a educação ambiental e de que podemos começar com atitudes bastante simples
como arte educação com reaproveitáveis.
Trabalhar com
sucatas além de ser fácil é importante é sem custo. Nenhum outro material oferece condições tão óbvias de se trabalhar os componentes
curriculares e a interdisciplinaridade, pois fazemos parte da natureza e há um
misterioso elo que une a tudo de forma indiscutível. Estamos na natureza,
fazemos parte da natureza, somos a natureza. Desestruturá-la é atingir a vida,
machucá-la é fazer sofrer tudo e todos, destruí-la é destruir a vida.
Assim, antes que
seja tarde vamos lá façamos esforço e além de ler e analisar discuta e tente
orientar a todos com quem mantiver contato para que cada um se conscientize da
necessidade de fazer a sua parte enquanto resta ainda alguma esperança. Lutemos
contra o descaso, o sentimento de impotência, vamos acreditar que por menores
que sintamos juntos formaremos uma forte corrente, uma força invencível para a
qual inexistirá o impossível.
A educação
ambiental é de grande importância para a sociedade. Ela contribuirá para a
formação de cidadãos conscientes e preocupados com a vida. Assim as escolas têm
uma grande responsabilidade na questão ambiental, já que elas desempenham um
papel muito importante na sociedade. Compete a elas informar, pesquisar e
orientar seus estudantes quanto à importância de preservar o meio em que vivem
e incentivá-los a divulgar o que aprenderam aos pais, irmãos, amigos, vizinhos,
e até mesmo as autoridades.
A consciência da importância da solução dos problemas ambientais para o
futuro da humanidade é cada vez mais urgente e necessária. Questões relativas
ao meio ambiente considerando seus elementos físicos e biológicos e os modos de
interação do homem e da natureza por meio de suas atividades deve fazer parte
da prática educacional, interligadas as demais áreas do currículo.
Na Educação, como elemento indispensável para a transformação da
consciência ambiental, devem ser evidenciados os princípios da dignidade
humana, da participação, da corresponsabilidade e da solidariedade.
A Educação Ambiental visa contribuir para a formação de cidadãos
conscientes para decidirem e atuarem na realidade socioambiental, comprometidos
com a vida e o bem-estar de cada um e da sociedade.
É urgente e necessário que todos envidemos esforços intelectuais que
objetivem entender e compreender os processos de influência recíproca
homem/meio ambiente e aumentar o conhecimento dos padrões de interação
homem/natureza, natural/cultural, pois as mudanças bruscas têm causado sérias
alterações no ambiente natural, comprometendo a qualidade de vida. Muitos estão
descobrindo que olhando os problemas sociais com os olhos do coração, descobre-se que
todos nós podemos fazer alguma coisa para melhorar a qualidade de vida do
cidadão.
O primeiro objetivo da educação é desenvolver pessoas capazes de fazer algo de novo, ao invés de repetirem o que as gerações anteriores fizeram, simplesmente por repetição sem a análise de sua importância para a atualidade.
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