quarta-feira, 26 de agosto de 2020

EDUCAÇÃO AMBIENTAL


O que fazer para convencer as pessoas da necessidade real e premente de que todos e cada um de nós precisamos fazer a nossa parte ou as consequências serão desastrosas mais rápido do que se possa imaginar? Será que mesmo já presenciando os cenários apavorantes, as declarações dramáticas de comunidades inteiras atingidas pela revolta da natureza, agravada neste início de século, as instituições como escolas e igrejas continuarão fazendo tão pouco? É necessário encontrar uma forma de convencer os educadores da importância, da necessidade que é trabalhar a educação ambiental e de que podemos começar com atitudes bastante simples como arte educação com reaproveitáveis.

Trabalhar com sucatas além de ser fácil é importante é sem custo. Nenhum outro material oferece condições tão óbvias de se trabalhar os componentes curriculares e a interdisciplinaridade, pois fazemos parte da natureza e há um misterioso elo que une a tudo de forma indiscutível. Estamos na natureza, fazemos parte da natureza, somos a natureza. Desestruturá-la é atingir a vida, machucá-la é fazer sofrer tudo e todos, destruí-la é destruir a vida.

Assim, antes que seja tarde vamos lá façamos esforço e além de ler e analisar discuta e tente orientar a todos com quem mantiver contato para que cada um se conscientize da necessidade de fazer a sua parte enquanto resta ainda alguma esperança. Lutemos contra o descaso, o sentimento de impotência, vamos acreditar que por menores que sintamos juntos formaremos uma forte corrente, uma força invencível para a qual inexistirá o impossível.

A educação ambiental é de grande importância para a sociedade. Ela contribuirá para a formação de cidadãos conscientes e preocupados com a vida. Assim as escolas têm uma grande responsabilidade na questão ambiental, já que elas desempenham um papel muito importante na sociedade. Compete a elas informar, pesquisar e orientar seus estudantes quanto à importância de preservar o meio em que vivem e incentivá-los a divulgar o que aprenderam aos pais, irmãos, amigos, vizinhos, e até mesmo as autoridades.

A consciência da importância da solução dos problemas ambientais para o futuro da humanidade é cada vez mais urgente e necessária. Questões relativas ao meio ambiente considerando seus elementos físicos e biológicos e os modos de interação do homem e da natureza por meio de suas atividades deve fazer parte da prática educacional, interligadas as demais áreas do currículo.

Na Educação, como elemento indispensável para a transformação da consciência ambiental, devem ser evidenciados os princípios da dignidade humana, da participação, da corresponsabilidade e da solidariedade.

A Educação Ambiental visa contribuir para a formação de cidadãos conscientes para decidirem e atuarem na realidade socioambiental, comprometidos com a vida e o bem-estar de cada um e da sociedade.

É urgente e necessário que todos envidemos esforços intelectuais que objetivem entender e compreender os processos de influência recíproca homem/meio ambiente e aumentar o conhecimento dos padrões de interação homem/natureza, natural/cultural, pois as mudanças bruscas têm causado sérias alterações no ambiente natural, comprometendo a qualidade de vida. Muitos estão descobrindo que olhando os problemas sociais com os olhos do coração, descobre-se que todos nós podemos fazer alguma coisa para melhorar a qualidade de vida do cidadão. 

O primeiro objetivo da educação é desenvolver pessoas capazes de fazer algo de novo, ao invés de repetirem o que as gerações anteriores fizeram, simplesmente por repetição sem a análise de sua importância para a atualidade. 

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