sexta-feira, 21 de agosto de 2020

PARTE DIVERSIFICADA NO CURRÍCULO ESCOLAR  Atividades Culturais



É inegável a necessidade de, desde as séries inicias, oportunizar atividades que demonstrem para as crianças a importância de se valorizar os usos e costumes de nossos antepassados e de nossa Pátria.

As festas tradicionais, que vem sendo transmitidas de geração para geração, representam nossa cultura, e são muito importantes no processo ensino-aprendizagem. É papel da escola transmitir e manter nossa cultura.

Assim, as festas folclóricas adquirem um imenso valor para nossos educandos. Com a evolução e consequente rapidez dos meios de comunicação, muitas de nossas tradições são esquecidas e até mesmo substituídas por outras de outros povos que embora sejam importantes, devem ser complementares as brasileiras.

Neste período de isolamento social é necessário criatividade do educador para trabalhar o assunto, especialmente com os educandos da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental que ainda têm dificuldades para que alcancem o sentido das coisas abstratas. Nesta etapa necessitam do concreto: pegar, sentir, manusear, escutar, visualizar, cheirar, para começar a entender. Caso contrário, eles apenas poderão cumprir sem entender, pois, falar da simbologia, do respeito, do empírico, pode nada significar para a criança ou não ser suficiente para que construa seu conhecimento. O desafio dos professores é inventar atividades e criar ambientes que sejam lúdicos e variados para que o educando se interesse e se envolva mesmo on-line.

Mesmo a distancia, a metodologia deve focalizar a importância da solidariedade, a preocupação com o outro, demonstrem a importância da cooperação e zelo pelo bem comum, para que os estudantes entendam a unidade de nosso povo e conheçam seus símbolos.

Desta forma, as datas comemorativas assumem um importante papel o de despertar o desejo de vencer barreiras e incorporar o verdadeiro significado da data.

Para tanto, as datas cívicas e festas populares devem ser incluídas em projetos ou centros de interesse, envolvendo uma série de experiências úteis e válidas como ouvir, inventar, estimulando e buscando respostas para a curiosidade, oportunizando expressar sentimentos e interpretando papéis.

Portanto, nada melhor que enfatizar, valorizar e incentivar as comemorações culturais para a efetiva construção do conhecimento. 

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