sexta-feira, 21 de agosto de 2020

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR


 

A organização do currículo define os componentes curriculares que englobam o programa da escola, as atividades extraclasse e a própria vida do educando. Refere-se, além da aquisição do saber, aos valores, normas e comportamentos, ou seja, trata do conteúdo didático pedagógico em cada grau, englobando também a formação do ser humano em sua totalidade, vinculando, antes de tudo, a filosofia educacional adotada.

Toda a equipe envolvida com o processo educativo deve participar de sua definição levando-se em conta as características da clientela e da comunidade onde está inserida.

O objetivo principal da organização curricular é definir o conteúdo e a seleção dos conteúdos, em função dos objetivos propostos, deve considerar os mais adequados e significativos para a época e a realidade dos educandos, levando-se em conta a melhoria de vida do indivíduo e da comunidade, visando a partir da realidade em que as crianças vivem, buscar o conhecimento da realidade mais ampla, de forma útil, viva, atraente, real e dinâmica, para que nela atuem redescobrindo-a e reconstruindo-a de modo a transformá-la.

Os critérios, na sequência dos conteúdos, devem levar em conta possibilitar a continuidade das aprendizagens.

No decorrer das atividades devem ser considerados:

§  Os conhecimentos anteriores dos educandos em relação ao que se pretende trabalhar;

§  O nível de complexidade dos conteúdos para se definir o grau de autonomia dos estudantes, na realização das atividades;

§  O nível de aprofundamento possível em função do nível de compreensão dos educandos.

Somente o AMOR existe de fato, dele vem à união e a paz no coração. Independente do mundo problemático, agressivo ou das atitudes das pessoas.

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