A organização do
currículo define os componentes curriculares que englobam o programa da escola,
as atividades extraclasse e a própria vida do educando. Refere-se, além da aquisição
do saber, aos valores, normas e comportamentos, ou seja, trata do conteúdo
didático pedagógico em cada grau, englobando também a formação do ser humano em
sua totalidade, vinculando, antes de tudo, a filosofia educacional adotada.
Toda a equipe envolvida
com o processo educativo deve participar de sua definição levando-se em conta
as características da clientela e da comunidade onde está inserida.
O objetivo
principal da organização curricular é definir o conteúdo e a seleção dos
conteúdos, em função dos objetivos propostos, deve considerar os mais adequados
e significativos para a época e a realidade dos educandos, levando-se em conta a melhoria de vida do indivíduo e da comunidade, visando a partir da realidade em que as crianças vivem, buscar o
conhecimento da realidade mais ampla, de forma útil, viva, atraente, real e
dinâmica, para que nela atuem redescobrindo-a e reconstruindo-a de modo a
transformá-la.
Os critérios, na
sequência dos conteúdos, devem levar em conta possibilitar a continuidade das
aprendizagens.
No decorrer das
atividades devem ser considerados:
§ Os conhecimentos
anteriores dos educandos em relação ao que se pretende trabalhar;
§ O nível de
complexidade dos conteúdos para se definir o grau de autonomia dos estudantes,
na realização das atividades;
§ O nível de
aprofundamento possível em função do nível de compreensão dos educandos.
Somente o AMOR
existe de fato, dele vem à união e a paz no coração. Independente do mundo problemático,
agressivo ou das atitudes das pessoas.
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