No planejamento
das atividades, o professor deve ter percepção clara dos objetivos que pretende
atingir, do tempo e dos recursos disponíveis, da sequência a seguir, dos usos e
costumes da comunidade, e das características das crianças a que se destina.
As atividades em
um dia na Escola devem ser variadas e diversificadas e deve ser observado se
estão sendo enfatizados todos os aspectos do desenvolvimento.
O clima afetivo no
grupo, onde a confiança e a certeza do educando no interesse, na amizade e na
aceitação de seus pontos de vista, facilitam a auto expressão da criança. A
participação incentivada encoraja os mais tímidos. Às crianças de qualquer
idade, devem ser
estimuladas, esclarecendo a
importância de se responsabilizarem por suas tarefas, de acordo com seu
desenvolvimento e a exercerem sua independência, assumindo seus deveres e
reivindicando seus direitos.
Planejar é estudar, é prever uma ação a ser
desencadeada e a racionalização dos meios para atingir os fins e, portanto,
assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema, refletindo para decidir
quais as melhores alternativas. A seguir perguntas que o educador deve procurar
responder no processo de planejamento:
- O que pretendo alcançar?
- Em quanto tempo pretendo alcançar?
- Como posso alcançar o que pretendo, o que fazer e como fazer?
- Quais os recursos necessários?
- O que e como analisar para verificar se o
que pretendo foi obtido?
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