sexta-feira, 14 de agosto de 2020

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

 

No planejamento das atividades, o professor deve ter percepção clara dos objetivos que pretende atingir, do tempo e dos recursos disponíveis, da sequência a seguir, dos usos e costumes da comunidade, e das características das crianças a que se destina.

As atividades em um dia na Escola devem ser variadas e diversificadas e deve ser observado se estão sendo enfatizados todos os aspectos do desenvolvimento.

O clima afetivo no grupo, onde a confiança e a certeza do educando no interesse, na amizade e na aceitação de seus pontos de vista, facilitam a auto expressão da criança. A participação incentivada encoraja os mais tímidos. Às crianças de qualquer idade, devem ser estimuladas, esclarecendo a importância de se responsabilizarem por suas tarefas, de acordo com seu desenvolvimento e a exercerem sua independência, assumindo seus deveres e reivindicando seus direitos.

Planejar é estudar, é prever uma ação a ser desencadeada e a racionalização dos meios para atingir os fins e, portanto, assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema, refletindo para decidir quais as melhores alternativas. A seguir perguntas que o educador deve procurar responder no processo de planejamento:

- O que pretendo alcançar?

- Em quanto tempo pretendo alcançar?

- Como posso alcançar o que pretendo, o que fazer e como fazer?

- Quais os recursos necessários?

- O que e como analisar para verificar se o que pretendo foi obtido?


Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...