sábado, 22 de agosto de 2020

ORIENTAÇÃO ÉTICA - VALORES MORAIS NA ESCOLA

Nenhuma pessoa nasce condenada a ser ruim, agressiva, criminosa ou antissocial. Os sentimentos e comportamentos de egoísmo, inveja, preguiça, avareza, são forças que podem ser canalizadas para o bem. A educação moral favorece e ajuda a enriquecer a personalidade e o caráter facilitando o conhecer-se, o exercitar-se e o vencer-se.

Assim, tudo o que se fizer na escola, desde o planejamento, (objetivos, conteúdo, atividades, o método, as técnicas, os procedimentos, os recursos, o material didático e de apoio, a serem utilizados) até a avaliação, devem além de ser oportunidade de aperfeiçoamento, estarem complementados, correlacionados e o educador deve colocar à disposição dos educados, uma grande variedade de materiais; deve encorajá-los a serem ativos e curiosos, favorecendo o igualitário, ainda, mais que tudo, a conscientização de que “ser humano” é ser semeador da paz, de amor e de esperança.

A ética é o conjunto de valores que norteiam o procedimento humano em relação aos demais seres e a natureza como um todo, para garantir, igualmente, o bem-estar social, ou seja, é a forma que o homem deve se comportar no seu meio é, portanto, um aspecto essencial à vida do ser humano, “sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.”

A ética favorece e ajuda a enriquecer a personalidade e o caráter facilitando o conhecer-se, o vencer-se e o exercitar-se. Cabe à escola oportunizar circunstâncias para que o ser humano crie valores capazes de levá-lo a ação adequada, a ter conduta que assegure o bem-estar de todos, a fazer bem o que se tem que fazer, alimentando assim um grande, alto e nobre ideal, pois assim estará auxiliando na educação da vontade. A intenção deve ser a de caminhar com os educandos para que assimilem bons princípios e valores e construam uma vida de qualidade para si e seus semelhantes.

Reconhecendo a liberdade, como um dos principais direitos humanos, esta deve ser plenamente respeitada e a orientação será de que: a pessoa deixa de ser livre quando utiliza sua liberdade de forma irracional, para diminuir-se, ou seja, para fazer o que prejudica a si mesmo e/ou ao outro. Perdendo a dignidade perde-se a liberdade, pois a liberdade só pode ser utilizada com responsabilidade.

A orientação deve ser para o desenvolvimento das potencialidades de cada um, para que seja responsável por seus atos em qualquer momento e época e se torne útil a si mesmo e aos semelhantes e, consequentemente ao mundo.

Oferecer orientação ética com o desenvolvimento de um programa específico para educação da moral, da conduta e dos sentimentos, objetivando o crescimento do educando é um caminho que por meio das verdades essenciais deverão impregnar a inteligência, o coração e toda a vida.

A criança é rica de amor e necessita descobrir este caminho e, dada à importância do educador este aspecto assume fundamental importância desde a mais tenra idade. Muitas vezes o que o professor diz ao aluno é mais significativo e importante do que a orientação dada pelos progenitores ou responsáveis.

Assim, cabe à escola oferecer um ambiente onde se desenvolva a prática da verdade e o amor e seja incentivado o desenvolvimento de valores morais, cívicos, sociais, culturais e hábitos e atitudes sadios, buscando redescobrir o sentido da ação coletiva, o sentimento de pertencer a um grupo social, e a responsabilidade para com o todo social, valorizando a cooperação em detrimento da competição e competitividade cegas, do egoísmo, bem como,  a importância do respeito a natureza, ao patrimônio e à memória da nação, visando a humanização do homem e da sociedade.

“Enxergamos um mundo no qual se proclamará e se louvará o aprendizado pelo resto da vida, e onde a alegria, a autoestima e o viver em harmonia serão reverenciados como as grandes capacidades de cada pessoa.” (Antonio Bias Bueno Guillon e Victor Mirrshawka)

 





 

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