segunda-feira, 3 de agosto de 2020

COMO DEVE SER A ESCOLA?


É inegável que o educando deve dominar o conhecimento, a lógica do conteúdo, é importante dar ênfase aos aspectos cognitivos, mas, o ser humano necessita mais que conhecimento em todos os campos: é afeto, carinho, atenção... e, este é também dever da escola, como o é também a formação do sujeito ético, moral e espiritual. Assim, é necessário rever mentalidades, concepções, práticas, paradigmas, valores, bem como aumentar a autoestima, autoimagem. O que é necessário é sensibilidade e grande percepção, pois é difícil mudar postura pessoal, costumes, concepções, valores, cultura... Como nada é imutável, leitura, palestra, acontecimento ou outras formas de encontro, pode mudar a forma de ser e de pensar de uma pessoa.

O educador necessita de constantes reflexões sobre os fundamentos da ação educativa da escola, buscando analisar os procedimentos e as práticas educacionais bem como os resultados para o ser humano e para a sociedade como um todo.

O modelo educacional atual, ainda formal e arcaico, longe de atender aos anseios do ser humano necessita de uma guinada que desafia o educador para uma mudança radical para que possa cumprir, adequadamente, suas funções.

Sabemos que só ocorre educação quando há crescimento pessoal, interpessoal e intergrupal que acontece com conscientização da realidade e orientação para o exercício pleno dos direitos e deveres. O conhecimento da realidade implica em romper preconceitos, reconhecer dificuldades e facilidades, compreender e valorizar valores e saberes, interesses, expectativas e histórias de cada educando. Daí, a importância da afetividade nestas inter-relações. Alves no livro: Ao professor com o meu Carinho, pág.52 escreve:

“Toda experiência de aprendizagem se inicia com uma experiência afetiva. É a fome que põe em pensamento o aparelho pensador. Fome é afeto. O pensamento nasce do afeto, nasce da fome. Não confundir afeto com beijinhos e carinhos. Afeto, do latim affecare, quer dizer “ir atrás”. O afeto é o movimento da alma em busca do objeto de sua fome. É o Eros platônico, a fome que faz a alma sonhar em busca do fruto sonhado.” (Rubem Alves)

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, Volume 8, pág 119, 1997 cita:

“Para crianças que talvez, não recebam o mesmo tratamento em outros lugares, a vivência de um relacionamento respeitoso, sem discriminações, será riquíssima aprendizagem: dar-lhes-á consciência e força para se indignarem quando acontecer de serem desrespeitadas na vida cotidiana.


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