A Matemática, para grande parte
das pessoas, é considerada
difícil. No entanto a
lógica é uma das grandes necessidades do ser humano. O mito da Matemática depende do que ouvimos e da forma como é
trabalhada em nossos primeiros anos de vida. Matemática pode
se tornar divertida depende do educador.
Especialmente para as crianças que ainda tem
dificuldade de abstrair e se encontram no sub estágio das operações concretas, o manuseio de jogos confeccionados com sucatas possui importância
inquestionável. Ex.: números em tampinhas, latas, garrafas, cones, dominós, bingos, jogos de argola, baralhos.
A Matemática deve estar voltada para a
formação do cidadão. Como ela está presente em nosso dia a dia, a construção do
conhecimento matemático só tem sentido se enfocar temas da vida. Ao acompanhar
uma pesquisa eleitoral, fazer compras, utilizar um computador, as pessoas
aplicam conceitos numéricos, fazem operações, calculam medidas e utilizam
raciocínios lógicos.
A Matemática dá ao professor a chance de
desafiar seus educandos a encontrar soluções para questões que enfrentam na
vida diária.
Os educadores devem aliviar este componente
curricular de sua pecha de vilã, responsável pela maioria das reprovações. Nada
muito diferente do que você sabe, mas na pratica descomplicar a construção dos
conteúdos matemáticos, valorizando seu uso social.
Para que o professor tenha sucesso na
construção do conhecimento matemático, alguns preceitos são importantes:
® Estudar,
pesquisar, conhecer a fundo o assunto e as ramificações do conteúdo que deve
trabalhar com a turma.
® Escolher o método
e a técnica mais adequada para motivar, ativar a curiosidade e desafiar a
criatividade para o desenvolvimento da atividade e avaliação do processo
ensino/aprendizagem.
® Conhecer a
história da vida de seus educandos para sintonizar o ensino/aprendizagem com a
bagagem que já possuem.
® O esforço na
formulação dos exercícios e problemas deve ser o de enfocar os assuntos das
vivências do grupo o que com certeza facilitará a compreensão e consequentemente
a construção do conhecimento.
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