segunda-feira, 17 de agosto de 2020

O QUE É NECESSÁRIO PARA PLANEJAR


Para planejar é necessário ter os objetivos previamente definidos. Definir objetivos é definir o que se espera do educando. Assim, somente conhecendo os objetivos, se poderá escolher os procedimentos mais adequados e a avaliação do resultado das atividades de aprendizagem.

Sem esquecer as normas gerais expressas em nossa atual Carta Magnas e na legislação específica, o que deve servir de base será, também, a realidade da comunidade da qual a escola está inserida.

O primeiro objetivo da educação é desenvolver pessoas capazes de fazer algo de novo, melhorando, ao invés de apenas repetirem o que as gerações anteriores fizeram. Pessoas, criadoras, descobridoras, inventivas.

Entre os objetivos do Ensino, em que as atividades devem ser pautadas, devem estar os que estabelecem que o educando seja capaz de:

ü  Participar da vida comunitária, social e politicamente, exercer seus direitos e deveres com atitudes de cooperação, justiça, solidariedade e respeito;

ü  Usar o diálogo como mediador de conflitos, procurando construir análise de pensamentos de forma crítica e responsável;

ü  Construir a noção de identidade nacional, conhecendo as características sociais, materiais e culturais do Brasil;

ü  Posicionar-se contra discriminações por diferença de etnia, sexo, crença, diferenças culturais ou de classes sociais, ou outras características sociais ou individuais, por meio do conhecimento e valorização dos múltiplos aspectos socioculturais do Brasil e de outras nações;

ü  Perceber-se integrante, dependente e transformador do ambiente, conscientizando-se dos deveres que cada um tem em relação a comunidade em que vive e da necessidade de se envidar esforços para a melhoria e preservação do ambiente e que o desperdício é falta de espírito de fraternidade e de compreensão, procurando contribuir para a solução dos problemas mundiais.

ü  Desenvolver o conhecimento de si mesmo e a confiança em suas próprias capacidades, para a perseverança na busca do conhecimento e no exercício da cidadania, conscientizando-se de suas próprias capacidades física, ética, estética, afetiva, cognitiva e de relações interpessoais;

ü  Conhecer para valorizar e cuidar do próprio corpo adotando hábitos saudáveis, agindo com responsabilidade, em relação à sua própria saúde e às dos outros, como base para a melhoria contínua da qualidade de vida;

ü  Utilizar adequadamente as diferentes formas de linguagem (verbal, plástica, corporal, gráfica e matemática) para criar e expressar suas ideias, interpretar e usufruir dos diferentes meios e aspectos da comunicação;

ü  Compreender o funcionamento das fontes de informação e dos recursos tecnológicos, utilizando-os para construir conhecimentos;

ü  Questionar a realidade buscando formular e resolver problemas com a utilização da curiosidade e criatividade, da intuição, do pensamento lógico e da análise crítica escolhendo procedimentos adequados.


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