Sem esquecer as
normas gerais expressas em nossa atual Carta Magnas e na legislação específica,
o que deve servir de base será, também, a realidade da comunidade da qual a
escola está inserida.
O primeiro
objetivo da educação é desenvolver pessoas capazes de fazer algo de novo,
melhorando, ao invés de apenas repetirem o que as gerações anteriores fizeram.
Pessoas, criadoras, descobridoras, inventivas.
Entre os objetivos
do Ensino, em que as atividades devem ser pautadas, devem estar os que
estabelecem que o educando seja capaz de:
ü Participar da vida
comunitária, social e politicamente, exercer seus direitos e deveres com
atitudes de cooperação, justiça, solidariedade e respeito;
ü Usar o diálogo
como mediador de conflitos, procurando construir análise de pensamentos de
forma crítica e responsável;
ü Construir a noção
de identidade nacional, conhecendo as características sociais, materiais e
culturais do Brasil;
ü Posicionar-se
contra discriminações por diferença de etnia, sexo, crença, diferenças
culturais ou de classes sociais, ou outras características sociais ou
individuais, por meio do conhecimento e valorização dos múltiplos aspectos socioculturais
do Brasil e de outras nações;
ü Perceber-se
integrante, dependente e transformador do ambiente, conscientizando-se dos
deveres que cada um tem em relação a comunidade em que vive e da necessidade de
se envidar esforços para a melhoria e preservação do ambiente e que o
desperdício é falta de espírito de fraternidade e de compreensão, procurando
contribuir para a solução dos problemas mundiais.
ü Desenvolver o
conhecimento de si mesmo e a confiança em suas próprias capacidades, para a
perseverança na busca do conhecimento e no exercício da cidadania,
conscientizando-se de suas próprias capacidades física, ética, estética,
afetiva, cognitiva e de relações interpessoais;
ü Conhecer para
valorizar e cuidar do próprio corpo adotando hábitos saudáveis, agindo com
responsabilidade, em relação à sua própria saúde e às dos outros, como base
para a melhoria contínua da qualidade de vida;
ü Utilizar
adequadamente as diferentes formas de linguagem (verbal, plástica, corporal,
gráfica e matemática) para criar e expressar suas ideias, interpretar e
usufruir dos diferentes meios e aspectos da comunicação;
ü Compreender o
funcionamento das fontes de informação e dos recursos tecnológicos, utilizando-os
para construir conhecimentos;
ü Questionar a
realidade buscando formular e resolver problemas com a utilização da
curiosidade e criatividade, da intuição, do pensamento lógico e da análise
crítica escolhendo procedimentos adequados.
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