quarta-feira, 26 de agosto de 2020

EDUCAR PARA A DESCOBERTA

Para solucionar os problemas da vida todas as pessoas, necessitam ter iniciativa, serem criadoras descobridoras e inventivas. O material que é oferecido ao estudante desempenha papel primordial em sua formação como instrumentos com os quais eles resolvam suas dúvidas, experimentalmente, exercitando seu pensamento criativo.

Outro objetivo de grande importância é formar mentes críticas que analisem as opiniões alheias e, especialmente, as coletivas. Nossos educandos precisam, desde cedo, descobrirem por conta própria.

O verdadeiro problema de muitas de nossas crianças é o emprego de uma linguagem inadequada na escola e de esta ter opinião negativa de seu estilo de vida e de sua comunidade. Sem esquecer a importância da era da robótica, do computador, que desde cedo é introduzido na rotina dos estudantes, a integração do conhecimento, da afetividade, do civismo, da moral, desempenha papel significativo no desenvolvimento do educando.

Para o cientista suíço Piaget, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz - um mecanismo intuído por pensadores antes dele, mas ele submeteu à comprovação na prática. Educar, para Piaget, é "provocar a atividade" - isto é, estimular a procura do conhecimento.

Quando as pessoas pararem de falar e de se revoltar em forma de pensamento, e buscar conhecimento para agir na prática, através de iniciativas que solucionem os problemas que as angustiam sem precisar esperar pelo outro, estará acontecendo de fato a tão esperada revolução da consciência e a sociedade mudará. Rogildo de Oliveira



 

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...