Para solucionar os
problemas da vida todas as pessoas, necessitam ter iniciativa, serem criadoras descobridoras e inventivas. O material que é oferecido
ao estudante desempenha papel primordial em sua formação como instrumentos com
os quais eles resolvam suas dúvidas, experimentalmente, exercitando seu
pensamento criativo.
Outro objetivo de
grande importância é formar mentes críticas que analisem as opiniões alheias e,
especialmente, as coletivas. Nossos educandos precisam, desde cedo, descobrirem
por conta própria.
O verdadeiro
problema de muitas de nossas crianças é o emprego de uma linguagem inadequada
na escola e de esta ter opinião negativa de seu estilo de vida e de sua
comunidade. Sem esquecer a importância da era da robótica, do computador, que
desde cedo é introduzido na rotina dos estudantes, a integração do
conhecimento, da afetividade, do civismo, da moral, desempenha papel
significativo no desenvolvimento do educando.
Para o cientista
suíço Piaget, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz -
um mecanismo intuído por pensadores antes dele, mas ele submeteu à comprovação
na prática. Educar, para Piaget, é "provocar a atividade" - isto é,
estimular a procura do conhecimento.
Quando as pessoas
pararem de falar e de se revoltar em forma de pensamento, e buscar conhecimento
para agir na prática, através de iniciativas que solucionem os problemas que as
angustiam sem precisar esperar pelo outro, estará acontecendo de fato a tão
esperada revolução da consciência e a sociedade mudará. Rogildo
de Oliveira
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