A proposta da
Educação da Ética, comprometida com a cidadania, na busca da dignidade,
igualdade de direitos, participação e corresponsabilidade pela vida social é
para que o estudante seja capaz de intervir na realidade para transformá-la.
A Ética, tema
presente no cotidiano de cada um, deve ser incorporada em todos os componentes
curriculares, gerar análise e
interrogação sobre a legitimidade de práticas e valores costumeiros e
tradicionais e analisar as relações entre os grupos, discutindo assim o sentido
ético da convivência humana nas suas relações e várias dimensões da vida
social.
Conhecer e
valorizar as características e diversidade étnica, linguística, religiosa, e
cultural dos grupos que convivem no território nacional, às desigualdades
socioeconômicas, oferece oportunidade do educando conhecer o Brasil e
consolidar o espírito democrático.
A Ética ao
refletir sobre as condutas humanas implica tomada de posição de valores. Assim,
busca no princípio da dignidade do ser humano e nos fundamentos da Constituição
Brasileira, o respeito mútuo, a justiça, o diálogo e a solidariedade.
E nós educadores o
que estamos fazendo de concreto para extirpar o monstro da discriminação
racial, com a mulher, com os que pertencem a classes menos favorecidas, com os
excepcionais, com a religião a que pertencem as pessoas, os negros, com os idosos e
muitos outros? Em nossas atitudes, em nossas palavras, que orientação estamos
passando para os educandos que nos são confiados?
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