domingo, 23 de agosto de 2020

ÉTICA E PLURALIDADE CULTURAL



 

A proposta da Educação da Ética, comprometida com a cidadania, na busca da dignidade, igualdade de direitos, participação e corresponsabilidade pela vida social é para que o estudante seja capaz de intervir na realidade para transformá-la.

A Ética, tema presente no cotidiano de cada um, deve ser incorporada em todos os componentes curriculares, gerar análise e interrogação sobre a legitimidade de práticas e valores costumeiros e tradicionais e analisar as relações entre os grupos, discutindo assim o sentido ético da convivência humana nas suas relações e várias dimensões da vida social.

Conhecer e valorizar as características e diversidade étnica, linguística, religiosa, e cultural dos grupos que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas, oferece oportunidade do educando conhecer o Brasil e consolidar o espírito democrático.

A Ética ao refletir sobre as condutas humanas implica tomada de posição de valores. Assim, busca no princípio da dignidade do ser humano e nos fundamentos da Constituição Brasileira, o respeito mútuo, a justiça, o diálogo e a solidariedade.

E nós educadores o que estamos fazendo de concreto para extirpar o monstro da discriminação racial, com a mulher, com os que pertencem a classes menos favorecidas, com os excepcionais, com a religião a que pertencem as pessoas, os negros, com os idosos e muitos outros? Em nossas atitudes, em nossas palavras, que orientação estamos passando para os educandos que nos são confiados?

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