sexta-feira, 28 de agosto de 2020

PORQUE USAR SUCATAS NA ESCOLA


Iniciar a Educação Ambiental trabalhando com oficinas de arte educação com sucatas é o primeiro passo, é o lançamento da semente para conscientização do estudante de que reduzir o lixo na natureza irá reduzir a poluição e de que o ser humano é capaz de intervir na realidade para transformá-la.

É possível na escola utilizar a Educação Ambiental como eixo norteador da Preparação Básica para o Trabalho e da Parte Diversificada, dos Temas Transversais tais como: Pluralidade Cultural, Cidadania e Ética, Saúde, Educação para o Trânsito e que pode ser integrada a todos os componentes curriculares.

Com sucatas é possível construir maquetes e miniaturas, confeccionar brinquedos, bijuterias, enfeites, utilitários, trabalhar projetos de empreendedorismo, como cooperativas, pequenas fábricas como excelentes oportunidades de Preparação para o Trabalho; construir instrumentos musicais para formar uma bandinha, fantasias para apresentações em datas comemorativas, especialmente representando o folclore que funcionarão como fixação e análise da diversidade cultural: étnica, linguística, religiosa, cultural, dos usos e costumes típicos e tradicionais de locais ou comunidades diversas.

Os trabalhos comuns nas oficinas de criatividade são oportunidades de tolerância, respeito, trabalhando a socialização, os direitos e deveres e a vida em comunidade especialmente a igualdade de direitos, a participação, o sentido da convivência humana e suas relações da vida social com respeito mútuo, diálogo e solidariedade.

A preservação da natureza com o reaproveitamento de materiais que iriam permanecer longos períodos na natureza, poluindo o solo, as fontes hídricas, se jogados fora, a importância de evitar a poluição sonora e do ar para preservação da saúde encontram no trabalho com sucatas uma rica fonte de informações.

A educação para o trânsito encontra no trabalho com sucatas uma enorme fonte de inspiração podendo-se construir modelos de placas, reprodução de veículos, maquetes do trânsito.

Evitar a poluição é um aspecto inerente a qualidade de vida de cada um e de todos os seus semelhantes. Assim, a ação adequada, o espírito de disciplina, a liberdade usada de forma racional para melhoria, a dignidade e a responsabilidade pelos seus atos, a colaboração em substituição ao egoísmo, o respeito à natureza, ao patrimônio e à memória da nação, tão importantes para a humanização do homem e da sociedade, vão acontecendo, brotam naturalmente, quando se trabalha a educação ambiental que vai impregnando a inteligência e o coração como uma misteriosa ligação de pai/mãe para filho, saciando uma fome íntima e misteriosa e que se espalha como a ramificação de uma teimosa trepadeira que aumenta e quer aparecer.

A sucata manuseada de maneira aleatória, sem a devida conscientização de sua importância torna-se inoperante, o professor deve compreender toda a amplitude de seus objetivos, pois o procedimento de se jogar tudo fora (e a lixeira é a terra) é transferido pelo educando para todas as situações da vida: as palavras, as pessoas, também podem ser jogadas fora; o mais velho já está ultrapassado, já pode morrer; o idoso deixa de receber respeito e atenção dos mais jovens.




















 

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