sábado, 8 de agosto de 2020

NEUROLÍNGUISTICA

 

NEUROLÍNGUISTICA

- O que é Neurolinguística?

- É a ciência que aborda como podemos criar, transformar e transmitir realidades saindo da rotina, bem como produzir e reproduzir modelo de excelência humana, alterando o que somos, e o que são as outras pessoas, fazendo com que todos sejamos melhores. Para tanto podemos programar o nosso cérebro, que codifica e decodifica informações, transformando imagens em realidade e reproduzindo acontecimentos. Todos, desejamos ser bem sucedidos.

- O que é sucesso?                                                                   

- É conseguir alcançar o que se deseja, o que se quer, o que se gosta, é conseguir estar sempre prosperando.

- Como se obtém sucesso, prosperidade?

§  Influenciando outras pessoas e Interagindo com elas. Superando os problemas e as crises, criando e transformando, ofertando algo que satisfaça e até supere as necessidades do outro.

§  Ultrapassando, transcendendo os nossos “limites”. Aqueles que imaginamos ter, porque fomos programados, especialmente, por nossos educadores...

§  Até aos sete anos ouvimos mais de 100.000 nãos. Ao comando, não, acessa-se a atividade a ação. É a força do verbo. Não suba. Não faça. Não tenha medo. Não fale alto.

Em uma escola, uma avó de uma criança, de apenas três anos, procurou a direção muito preocupada para esclarecer algo, inacreditável para ela:

“– Ultimamente, esta criança vem demonstrando um comportamento agressivo: xinga, bate, fala palavrão e diz que foi a professora que mandou...”

Muito assustada a Professora chama a criança e pergunta, em frente a avó:

-          Oi! O que foi que falamos, o que a gente sempre repete?

Ele, com a maior calma e naturalidade repete as palavras que ouviu:

-          Você disse: “não bater, não xingar, não brigar, não subir.

A avó começou a sorrir e tanto ela como a professora, perceberam que a criança registrou somente a ação, sem a negativa, embora tenha até mesmo decorado as orientações que foram muitas vezes repetidas.

O ideal é orientar, buscando do outro, do educando, a resposta, a decisão, o comprometimento, pedindo a ele o que queremos, utilizando-se de verbo que expresse positivamente a nossa vontade, além de explicar os motivos do pedido, o perigo que corre ou o estrago que poderá causar.

Alguns educadores, especialmente pais questionam quando a “desobediência” da criança e quando mudam a forma de falar percebem a eficácia de substituir o “não suba” e o “você vai cair” pelo “desça”, o “não faça isto” pelo “faça aquilo”.

Como profissionais, devemos ter “orgulho” querer aparecer, fazer para ser notado, no contexto certo, na hora certa (comentários, pequenas atitudes, trabalhos bem feitos, corretos, bonitos). Aparecendo com um plano de trabalho (desdobramento da aparição) Sendo fiéis ao plano. Saindo do lugar comum, tendo um diferenciador qualitativo. Ofertando algo de qualidade. Estando sempre ao nível do outro.

A maioria das pessoas sabem o que fazer. Poucas fazem o que sabem. Experiência não é o que acontece. É o que fazemos com o que acontece. Insanidade é continuar fazendo o que sempre fez, esperando um resultado diferente.

O estilo de vida de uma pessoa não determina o seu potencial, ou o potencial que ela tem, determina o que ela vai se permitir na vida.

Assim, para o sucesso é necessário:

a)    Dominar os fundamentos da profissão; buscar sempre mais, sendo curioso e criativo.

b)    Ter objetivos claros, específicos e desafiadores (com os pés no chão, onde estiver, aprofundando o que iniciamos. Tendo equilíbrio, porém, sonhando grande, quanto mais alto melhor, se os amigos acharem que é loucura, é porque é ótimo!;

c)    Agir. Transformar a ideia, criar realidade solucionando problemas de forma pratica, dinâmica e coerente.

Lembrar sempre que:

a)    Movimentos lentos produzem tristeza, desânimo, apatia, letargia... São coordenados pelo sistema nervoso simpático.

b)    Movimentos rápidos produzem entusiasmo, motivação, alegria, prazer, produção, são coordenados pelo sistema nervoso parassimpático.

c)    Bons hábitos, especialmente respiração e alimentação adequadas, nos ajudam a utilizar melhor a nossa energia.

Nossa vitalidade vai aos poucos murchando pela alimentação defeituosa e conflitos morais e o otimismo, a fé, esperança e o entusiasmo são aliados da saúde e do bem estar.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...