domingo, 30 de agosto de 2020

ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA


As possibilidades de se trabalhar inúmeros outros temas quando se trabalha a Língua Portuguesa é enorme, pois a linguagem está presente em todas as situações de ensino aprendizagem e é instrumento de produção de conhecimento em todas as áreas e temas. Ética, meio ambiente, saúde, são exemplos de assuntos que devem contextualizar significativamente a aprendizagem da linguagem oral e escrita. Desenvolver a capacidade de atuação construtiva e transformadora, o senso de cooperação, a autoconfiança são oportunizados quando se trabalha a linguagem o mais importante veículo na formação dos valores e concepções. Inúmeros são os recursos que podem ser utilizados tais como: murais, panfletos e folhetos, cartazes, revistas, jornais, etc.

Para o desenvolvimento da prática e do gosto pela leitura, condições favoráveis devem ser disponibilizadas pela escola como:

®    Utilizar a Biblioteca;

®    Organizar o cantinho da leitura com um acervo em cada sala de aula;

®    Oportunizar momentos de leitura livre, onde o professor também lê;

®    Atribuir a mesma importância que outras atividades, às de leitura;

®    Valorizar a escolha pelos alunos das leituras que lhes interessam;

®    Permitir tranquilidade nos momentos de leitura;

®    Possibilitar o empréstimo de livros da escola aos estudantes;

®    Sugerir variedade de leituras, extraclasse, aos educandos.

Na era digital as pessoas continuam a ler e escrever, pois quando um usuário se conecta a Internet, ele lê e quase sempre, escreve. Como a frequência em que as pessoas se conectam é cada vez maior as pessoas estão realizando essas atividades com grande frequência.

O educador, deve refletir quanto às modalidades e procedimentos de leitura, (para se divertir, para escrever, para estudar, para descobrir o que deve ser feito, para identificar a intenção do escritor, para revisar). Os trabalhos de leitura com os estudantes, deve fazer sentido, dentro da atividade e os educandos devem ser preparados para tal. Exemplos: leitura silenciosa, leitura pelo professor, leitura em voz alta (individualmente ou em grupo), ouvir o que o(s) outro(s) lê(em).

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...