As possibilidades de se trabalhar inúmeros outros temas quando se trabalha a Língua Portuguesa é enorme, pois a linguagem está presente em todas as situações de ensino aprendizagem e é instrumento de produção de conhecimento em todas as áreas e temas. Ética, meio ambiente, saúde, são exemplos de assuntos que devem contextualizar significativamente a aprendizagem da linguagem oral e escrita. Desenvolver a capacidade de atuação construtiva e transformadora, o senso de cooperação, a autoconfiança são oportunizados quando se trabalha a linguagem o mais importante veículo na formação dos valores e concepções. Inúmeros são os recursos que podem ser utilizados tais como: murais, panfletos e folhetos, cartazes, revistas, jornais, etc.
Para o
desenvolvimento da prática e do gosto pela leitura, condições favoráveis devem
ser disponibilizadas pela escola como:
®
Utilizar a Biblioteca;
®
Organizar o cantinho da
leitura com um acervo em cada sala de aula;
®
Oportunizar momentos de
leitura livre, onde o professor também lê;
®
Atribuir a mesma
importância que outras atividades, às de leitura;
®
Valorizar a escolha pelos
alunos das leituras que lhes interessam;
®
Permitir tranquilidade
nos momentos de leitura;
®
Possibilitar o empréstimo
de livros da escola aos estudantes;
®
Sugerir variedade de
leituras, extraclasse, aos educandos.
Na era digital as
pessoas continuam a ler e escrever, pois quando um usuário se conecta a
Internet, ele lê e quase sempre, escreve. Como a frequência em que as pessoas se
conectam é cada vez maior as pessoas estão realizando essas atividades com
grande frequência.
O educador, deve refletir quanto às modalidades e procedimentos de leitura, (para se divertir, para escrever, para estudar, para descobrir o que
deve ser feito, para identificar a intenção do escritor, para revisar). Os trabalhos de leitura com os estudantes, deve fazer sentido, dentro da atividade e os educandos devem ser preparados para tal.
Exemplos: leitura silenciosa, leitura pelo professor, leitura em voz alta (individualmente ou em grupo), ouvir o que o(s) outro(s) lê(em).
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