Os Parâmetros
Curriculares Nacionais, Arte, assim define, os conteúdos gerais do Ensino
Fundamental em Arte:
® A arte como
expressão e comunicação dos indivíduos;
® Elementos básicos
das formas artísticas, modo de articulação formal, técnicas, materiais e
procedimentos na criação em arte;
® Produtores em arte:
vidas, épocas e produtos em conexões;
® Diversidade das
formas de arte e concepções estéticas da cultura regional, nacional e
internacional: produções, reproduções e suas histórias;
® A arte na
sociedade, considerando os produtores em arte, as produções a suas formas de
documentação, preservação e divulgação em diferentes culturas e momentos
históricos.
Infelizmente, em pleno século XXI, muitas
escolas ainda utilizam desenhos com formas estereotipadas, copiadas, para as
crianças colorirem e canta-se musiquinhas nada educativas. Em outras a
preocupação é a história da arte, em outras, somente a auto expressão. No
entanto, as possibilidades para o professor inventar são muitas, só é
necessário iniciativa e boa vontade.
Entre os materiais fáceis de conseguir e sem
custo está a sucata que ainda é pouco utilizada nas escolas. Sucata provoca
surpresa em pessoas não familiarizadas com seu emprego. Sucata não são coisas
jogadas fora, lixo, quer dizer objetos que após um determinado uso
passaram a ser matéria prima para ser transformada e adquirir um novo
significado.
Uma tampinha foi feita com uma finalidade e nós a usamos como tal. Mas quando a vemos como um material aberto, uma matéria prima a ser transformada nós lhe imprimiu um novo sentido, a recriamos, a trazemos à vida para outra função. Em outras palavras, a tampinha adquiriu, gerado pela nossa mente e nossas mãos, um novo significado, passamos a ser seus criadores. Assim, sucata possui enorme possibilidade da criação é material que constitui um desafio à adoção de uma segunda utilidade.
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