sábado, 19 de setembro de 2020

JOGOS A VIDA TODA

 


O jogo faz parte da vida da maioria das pessoas e até dos animais. Os animais domesticados jogam com seus donos, os animais que vivem em seu habitat natural podem ser observados brincando. Os humanos criaram uma diversidade de atividades para distraírem entre os quais baralhos, xadrez, boliche, sinuca, jogos de computador e, encontram nos jogos momentos de relaxamento, descontração e interação. Além disso, exigem muita atenção, criação de estratégias, reflexos, solução de operações, memorização de jogadas anteriores. Os sentidos da visão, audição e tato, os reflexos e o raciocínio são aguçados. Tais atividades ou comportamentos exercitam o cérebro, aguçam o senso de competição e são necessárias em outros aspectos da vida, para a própria sobrevivência.

No entanto, mesmo com tantos benefícios é necessário ter cautela e autocontrole para que os jogos permaneçam como diversão ao invés de se tornarem doença como vicio ou mania, principalmente os eletrônicos para crianças e jovens. Para os adultos os jogos de azar, que envolvem dinheiro, são os mais perigosos, vitórias próprias ou de outros, às vezes manipuladas, funcionam como estímulos ao vício.        

A desculpa, muitas vezes é a falta de recursos para aquisição de jogos. No entanto basta usar a melhor arma do ser humano para a solução de problemas: a criatividade. Basta olharmos em volta e descobriremos em abundância a utilização de algo que diariamente é jogado no lixo. Basta boa vontade para descobrir como são inúmeras as sucatas, uma das fontes mais ricas de materiais a serem empregados nas escolas e que podem ser reaproveitada, na confecção de brinquedos, lembranças e jogos pedagógicos que podem ser confeccionados para os educandos ou com os educandos.

Nenhum comentário:

09 DE JANEIRO: DIA DO FICO

“O Dia do Fico foi um evento histórico que ocorreu em 9 de janeiro de 1822, quando o Príncipe Dom Pedro I decidiu permanecer no Brasil, con...