Currículo é a norma que define o conjunto organizado de aprendizagens que
se desenvolve por etapas essenciais no processo ensino aprendizagem.
A prática pedagógica deve orientar seus esforços
para a criatividade e para a formação dos sentimentos, onde o professor seja o
mediador da aprendizagem. O educando deve ser o agente do processo. Ouvir,
copiar e repetir deve dar lugar a questionamentos, procura de respostas e
soluções para situações concretas e da vivência do educando. O incentivo deve
ser para que a cooperação deve substituir a competição e o individualismo, para
que a solidariedade sejam praticadas. O professor ao invés de informador será o
animador e facilitador do processo de busca do conhecimento e o estudante ao
invés de ouvinte será o pesquisador.
O trabalho da escola deve levar a busca de
atividades inventivas que incentivem a criatividade do ser humano, seja fator
de economia, valorize e como consequência, preserve o meio ambiente.
Buscar-se-á valorizar o educando como ser livre, ativo, curioso e social.
Os
métodos, técnicas, recursos e procedimentos que buscam a satisfação da
curiosidade e do desejo de aprender do educando, estimulando o respeito e a
participação, fará com que encontre na escola uma forma de realização pessoal,
satisfação e alegria.
A construção do conhecimento deve partir do
interesse dos educando, por meio de experiências e descobertas por eles mesmos.
A escola intervém para os conteúdos específicos favoreçam o desenvolvimento das
capacidades importantes e necessárias à sua formação integral.
A escola ideal é um espaço de formação e informação,
onde os conteúdos buscam favorecer a aquisição de um maior universo cultural e
o educando inserido nas questões sociais como indivíduo participativo que
compreende a realidade atuando na sociedade com competência e dignidade, respeitando
e sendo respeitado, ouvindo e sendo ouvido, cumprindo e reivindicando direitos.
Para tanto, o estudo e a reflexão da equipe de
trabalho, a redução de improvisações e a participação da comunidade, ajudarão
no sucesso e coerência da experiência escolar e, como consequência, o estudante
construirá com sucesso uma representação de si mesmo como alguém capaz.
O programa escolar deve ser elaborado de forma a
permitir que os estudantes trabalhem no seu potencial pleno e tenham o aprender
como uma experiência agradável e interessante. Muito valor deve ser dado a base
de conhecimentos que o estudante tem antes de entrar para a escola o que
possibilitará a construção do conhecimento com muita autoestima para que o
aprender se prolongue por toda a vida.
Desta forma o Currículo escolar engloba o programa
da escola, as atividades extraclasses e a própria vida do educando e, só tem
sentido quando toda a equipe, envolvida com o processo educativo, participa de
sua elaboração levando-se em conta as características da clientela e da
comunidade onde a escola está inserida. O Currículo ideal refere-se, além da
aquisição do saber, aos valores, normas e comportamentos, ou seja, trata do
conteúdo didático pedagógico em cada grau, dos métodos de ensino e dos
critérios de avaliação englobando também a formação do ser humano em sua
totalidade, vinculado, antes de tudo, à filosofia educacional adotada.
O objetivo principal do currículo deve ser o de
definir a maneira de se implementar os componentes curriculares a serem trabalhados
e como integrar a abordagem de formação do ser humano às áreas de estudo. Ter
sempre em mente que o alvo principal é o educando que incentivado a ser
criativo, certamente, será um adulto que saberá buscar soluções para os
problemas que a vida se lhe apresentar.
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