terça-feira, 15 de setembro de 2020

COMO DEVE SER O CURRÍCULO DA ESCOLA

Currículo é a norma que define o conjunto organizado de aprendizagens que se desenvolve por etapas essenciais no processo ensino aprendizagem.  

A prática pedagógica deve orientar seus esforços para a criatividade e para a formação dos sentimentos, onde o professor seja o mediador da aprendizagem. O educando deve ser o agente do processo. Ouvir, copiar e repetir deve dar lugar a questionamentos, procura de respostas e soluções para situações concretas e da vivência do educando. O incentivo deve ser para que a cooperação deve substituir a competição e o individualismo, para que a solidariedade sejam praticadas. O professor ao invés de informador será o animador e facilitador do processo de busca do conhecimento e o estudante ao invés de ouvinte será o pesquisador.

O trabalho da escola deve levar a busca de atividades inventivas que incentivem a criatividade do ser humano, seja fator de economia, valorize e como consequência, preserve o meio ambiente. Buscar-se-á valorizar o educando como ser livre, ativo, curioso e social.

Os métodos, técnicas, recursos e procedimentos que buscam a satisfação da curiosidade e do desejo de aprender do educando, estimulando o respeito e a participação, fará com que encontre na escola uma forma de realização pessoal, satisfação e alegria.

A construção do conhecimento deve partir do interesse dos educando, por meio de experiências e descobertas por eles mesmos. A escola intervém para os conteúdos específicos favoreçam o desenvolvimento das capacidades importantes e necessárias à sua formação integral.

A escola ideal é um espaço de formação e informação, onde os conteúdos buscam favorecer a aquisição de um maior universo cultural e o educando inserido nas questões sociais como indivíduo participativo que compreende a realidade atuando na sociedade com competência e dignidade, respeitando e sendo respeitado, ouvindo e sendo ouvido, cumprindo e reivindicando direitos.

Para tanto, o estudo e a reflexão da equipe de trabalho, a redução de improvisações e a participação da comunidade, ajudarão no sucesso e coerência da experiência escolar e, como consequência, o estudante construirá com sucesso uma representação de si mesmo como alguém capaz.

O programa escolar deve ser elaborado de forma a permitir que os estudantes trabalhem no seu potencial pleno e tenham o aprender como uma experiência agradável e interessante. Muito valor deve ser dado a base de conhecimentos que o estudante tem antes de entrar para a escola o que possibilitará a construção do conhecimento com muita autoestima para que o aprender se prolongue por toda a vida.

Desta forma o Currículo escolar engloba o programa da escola, as atividades extraclasses e a própria vida do educando e, só tem sentido quando toda a equipe, envolvida com o processo educativo, participa de sua elaboração levando-se em conta as características da clientela e da comunidade onde a escola está inserida. O Currículo ideal refere-se, além da aquisição do saber, aos valores, normas e comportamentos, ou seja, trata do conteúdo didático pedagógico em cada grau, dos métodos de ensino e dos critérios de avaliação englobando também a formação do ser humano em sua totalidade, vinculado, antes de tudo, à filosofia educacional adotada.

O objetivo principal do currículo deve ser o de definir a maneira de se implementar os componentes curriculares a serem trabalhados e como integrar a abordagem de formação do ser humano às áreas de estudo. Ter sempre em mente que o alvo principal é o educando que incentivado a ser criativo, certamente, será um adulto que saberá buscar soluções para os problemas que a vida se lhe apresentar.

 

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