segunda-feira, 28 de setembro de 2020

TIPOS E BARREIRAS A COMUNICAÇÃO

 

§  Verbais: São utilizadas frases, textos, palavras, etc. Podem ser:

§  Orais: Quando é utilizado a voz, a fala, a conversação.

§  Escritas: Quando utilizamos símbolos/letras para expressarmos.

§  Não verbais: São utilizados gestos, olhares, posturas. Estas, às vezes, contrariam as informações verbais.

§  Intrapessoais: Quando estou pensando e conversando comigo mesmo, analisando ideias, tentando resolver problemas.

§  Interpessoais: É a comunicação que se estabelece entre as pessoas. Ex.: A pessoa muito nervosa, que demonstra com gestos e diz estar calma.

Barreiras à boa comunicação:

Quando a mensagem é emitida e não foi recebida ou foi mal recebida, ou, recebida apenas em parte, surgiram obstáculos que podem ocorrer em qualquer um de seus elementos:

§  Emissor: Engano ao emitir a mensagem. Informação distorcida. Falta de clareza, etc.

§  Mensagem: Modificação do conteúdo. Ex.: Alteração de uma ordem verbal quando se escreve. Uma pontuação ou acentuação poderá alterar todo o sentido. “Não, mate-o.” ou “Não o mate”.

§  Canal: Ruídos, barulhos, defeitos, etc. podem atrapalhar a comunicação. Ex. Semáforo desregulado, Relatório sujo ou rasgado, Linha cruzada, etc.

§  Receptor: Ele pode ouvir, ver, sentir, apenas aquilo que lhe interessa. (Motivação)

No processo de comunicação “Saber ouvir” e “Saber calar” é uma arte. Olhar, dar atenção e não interromper. Escutar, dar atenção, pensar para depois responder. Sem comunicação adequada é impossível orientar a construção do conhecimento. As palavras adequadas, a calma, as expressões que demonstram compreensão e empatia, o sorriso são formas de comunicação eficiente, eficazes e efetivas e as melhores armas para que o educador tenha sua mensagem compreendida e aceita.

Será que educandos necessitam somente informações para crescerem? Informação difere de conhecimento. As crianças estão sobrecarregadas de informações, falta-lhes transformá-las em conhecimento e, para que tal ocorra é necessário, antes de tudo, uma atmosfera de afeto, desenvolvida também pelo aproximar-se, com ternura entre educadores e educandos e educandos entre si. Se a atividade for somente o abraçar, certamente haverá dificuldades, se transformada em jogos e brincadeiras ludo-pedagógicas será aceita com normalidade.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...