§ Verbais: São utilizadas frases, textos, palavras, etc. Podem ser:
§
Orais: Quando é utilizado a voz, a fala, a
conversação.
§
Escritas: Quando utilizamos símbolos/letras para
expressarmos.
§
Não verbais: São utilizados gestos, olhares,
posturas. Estas, às vezes, contrariam as informações verbais.
§
Intrapessoais: Quando estou pensando e conversando
comigo mesmo, analisando ideias, tentando resolver problemas.
§
Interpessoais: É a comunicação que se estabelece
entre as pessoas. Ex.: A pessoa muito nervosa, que demonstra com gestos e diz
estar calma.
Barreiras à boa
comunicação:
Quando a mensagem é
emitida e não foi recebida ou foi mal recebida, ou, recebida apenas em parte,
surgiram obstáculos que podem ocorrer em qualquer um de seus elementos:
§
Emissor: Engano ao emitir a mensagem. Informação
distorcida. Falta de clareza, etc.
§
Mensagem: Modificação do conteúdo. Ex.: Alteração de
uma ordem verbal quando se escreve. Uma pontuação ou acentuação poderá alterar
todo o sentido. “Não, mate-o.” ou “Não o mate”.
§
Canal: Ruídos, barulhos, defeitos, etc. podem
atrapalhar a comunicação. Ex. Semáforo desregulado, Relatório sujo ou rasgado,
Linha cruzada, etc.
§
Receptor: Ele pode ouvir, ver, sentir, apenas aquilo
que lhe interessa. (Motivação)
No processo de
comunicação “Saber ouvir” e “Saber calar” é uma arte. Olhar, dar atenção e não
interromper. Escutar, dar atenção, pensar para depois responder. Sem
comunicação adequada é impossível orientar a construção do conhecimento. As
palavras adequadas, a
calma, as
expressões que demonstram compreensão e empatia, o sorriso são formas de comunicação eficiente,
eficazes e efetivas e as melhores armas para que o educador tenha sua mensagem
compreendida e aceita.
Será que educandos
necessitam somente informações para crescerem? Informação difere de
conhecimento. As
crianças estão sobrecarregadas de informações, falta-lhes transformá-las em conhecimento e, para
que tal ocorra é necessário, antes de tudo, uma atmosfera de afeto, desenvolvida
também pelo aproximar-se, com
ternura entre educadores e educandos e educandos entre si. Se a
atividade for somente o abraçar,
certamente haverá dificuldades, se
transformada em jogos e brincadeiras ludo-pedagógicas será aceita com
normalidade.
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