quarta-feira, 2 de setembro de 2020

EXPLORE A LEITURA COM OS EDUCANDOS

Ler é a atividade mais importante na aquisição de conhecimentos (pesquisa e auto cultura, formação da personalidade), comunicação e socialização (instrumento de vida e trabalho).

Motivar para que os estudantes se interessem é o mais importante, para que sintam a importância e a necessidade da leitura e a estimule a ler com a apresentação do que se vai ler: análise da capa, do título, do assunto. Como escreveu Ruben Alves: “ler uma frase ou outra, folhear o livro, sentir o gosto, o cheiro, imaginar o que irá aprender antes de iniciar a leitura.” A leitura deve ser de iniciativa do educando que deve escolher o livro que deseja ler, que esteja de acordo com seus interesses, suas experiências e adequado ao seu nível de desenvolvimento. Relacionar as leituras às estações, datas comemorativas e grandes eventos, estimulam e provocam o desejo de ler. O desafio é fundamental: ler mais livros, ler mais rápido, captar melhor a ideia do texto descrevendo, imaginando qual será o desfecho, lendo apenas uma página... E, para o educador, um dos maiores desafios é o exemplo, é uma das atitudes que mais conta. Se os estudantes percebem que o professor é um leitor frequente é grande a possibilidade de também perceber o valor e importância da leitura.

Atividades para desenvolver o gosto pela leitura:

®    Organizar a biblioteca da classe;

®    Organizar murais ou jornais;

®    Promoção de concursos sobre trabalhos com livros;

®    Dramatizar histórias lidas;

®    Organizar o clube da leitura;

®    Exposição de livros;

®    Envolvimento das famílias – formação e utilização da Sala de Leitura;

®    Concursos;

®    Visitas a livrarias e bibliotecas;

®    Elaboração de livros pelos educandos;

®    Exame do jornal diário, de revistas semanais (Consulta virtual).

Atividades para desenvolver habilidades de compreensão:

®    Identificar a ideia principal;

®    Identificar detalhes do que se leu: sequência, resposta de perguntas;

®    Ilustrar uma história lida com pintura, desenho;

®    Contar o que leu;

®    Concluir uma história;

®    Mudar o fim de uma história;

®    Escolher o melhor trecho;

®    Pesquisar significados de palavras novas.

Atividades para desenvolver habilidades de estudo:

®    Consultas ao índice para selecionar o material de estudo;

®    Marcar no livro o que achar mais importante;

®    Anotar dados importantes;

®    Identificar ideias principais;

®    Organizar bibliografia para estudo de um assunto.

Atividades para desenvolver a leitura oral:

®    Ler uma estória para a classe;

®    Ler em teatro de pantomima;

®    Ler redações que escreveu para a turma;

®    Ler: poesias, relatórios, artigos ou outros textos;

®    Dramatização de histórias lidas.

 

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...