Ler é a atividade mais importante na
aquisição de conhecimentos (pesquisa e auto cultura, formação da
personalidade), comunicação e socialização (instrumento de vida e trabalho).
Motivar para que os estudantes se interessem
é o mais importante, para que sintam a importância e a necessidade da leitura e
a estimule a ler com a apresentação do que se vai ler: análise da capa, do
título, do assunto. Como escreveu Ruben Alves: “ler uma frase ou outra, folhear o livro, sentir o gosto, o cheiro, imaginar o que
irá aprender antes de iniciar a leitura.” A leitura deve
ser de iniciativa do educando que deve escolher o livro que deseja ler, que
esteja de acordo com seus interesses, suas experiências e adequado ao seu nível
de desenvolvimento. Relacionar as leituras às estações, datas comemorativas e grandes eventos, estimulam e
provocam o desejo de ler. O desafio é fundamental: ler mais livros, ler mais
rápido, captar melhor a ideia
do texto descrevendo, imaginando qual será o desfecho, lendo apenas uma
página... E, para o educador, um dos maiores desafios é o exemplo, é uma das
atitudes que mais conta. Se os estudantes
percebem que o professor é um leitor frequente é grande a possibilidade de
também perceber o valor e importância da leitura.
Atividades para desenvolver o gosto pela
leitura:
® Organizar a
biblioteca da classe;
® Organizar murais
ou jornais;
® Promoção de
concursos sobre trabalhos com livros;
® Dramatizar
histórias lidas;
® Organizar o clube
da leitura;
® Exposição de
livros;
® Envolvimento das
famílias – formação e utilização da Sala de Leitura;
® Concursos;
® Visitas a
livrarias e bibliotecas;
® Elaboração de
livros pelos educandos;
® Exame do jornal
diário, de revistas
semanais (Consulta virtual).
Atividades para desenvolver habilidades de
compreensão:
® Identificar a ideia
principal;
® Identificar
detalhes do que se leu: sequência, resposta de perguntas;
® Ilustrar uma
história lida com pintura, desenho;
® Contar o que leu;
® Concluir uma
história;
® Mudar o fim de uma
história;
® Escolher o melhor
trecho;
® Pesquisar
significados de palavras novas.
Atividades para desenvolver habilidades de
estudo:
® Consultas ao
índice para selecionar o material de estudo;
® Marcar no livro o
que achar mais importante;
® Anotar dados
importantes;
® Identificar ideias
principais;
® Organizar
bibliografia para estudo de um assunto.
Atividades para desenvolver a leitura oral:
® Ler uma estória
para a classe;
® Ler em teatro de
pantomima;
® Ler redações que
escreveu para a turma;
® Ler: poesias,
relatórios, artigos ou outros textos;
® Dramatização de
histórias lidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário