sexta-feira, 11 de setembro de 2020

IMPORTÂNCIA DA DANÇA NA EDUCAÇÃO

 

Nas culturas humanas, nos trabalhos, nas religiões e nas atividades de lazer a dança sempre esteve presente como atividade inerente à natureza humana, pois a atividade corporal está presente em toda a ação humana. Segundo Santo Agostinho: “A dança liberta o ser humano do peso das coisas e une o solitário à comunidade.”

A criança está em constante mobilidade e busca com movimentos o conhecimento de tudo que a rodeiam e de si mesma. Para harmonizar as potencialidades cognitivas, motoras e afetivas a ação física é necessária para a criança. No cotidiano, o correr, pular, subir, girar são atividades ligadas a necessidade infantil de dominar o corpo, mas também é necessária na construção da autonomia da criança. Ela se movimenta para adquirir mobilidade, expressar-se e explorar o meio ambiente. Seu vocabulário gestual é expressivo e fluente.

Desta forma a dança auxilia no entendimento do corpo e como consequência como usá-lo com sensibilidade, autonomia, responsabilidade e inteligência e exerce um importante papel no desenvolvimento e aperfeiçoamento humano, pois, de acordo com pesquisas mais recentes a uma enorme relação entre o desenvolvimento dos sentimentos, da inteligência e o desempenho corporal.

A dança é ainda uma excelente forma de integração e expressão tanto individual como coletiva. O educando exercita a atenção, a colaboração, a solidariedade e a percepção. Como atividade lúdica exercita a espontaneidade e permite a experimentação e a criação. Assim, o professor deve estimular o reconhecimento de ritmos e a invenção de sequências de movimento para a introdução do aprendiz na linguagem da dança.

É importante também apreciar observando as atividades realizadas por outros colegas para desenvolver a capacidade analítica e o estabelecimento de opiniões próprias além de reconhecer individualidade e qualidades estéticas. Pesquisas escritas como tipos de movimentos, de ritmos, também devem fazer parte dos trabalhos. Danças em grupos, duplas, facilitam a aproximação e o contato físico(?), que fazem parte da afetividade, aspectos em que a maioria são arredios por terem tido orientações inadequadas ou estarem desacostumados. É necessário incentivar e criar clima de atenção e concentração, sem que se perca a alegria, pois as aulas tanto podem inibir quanto incentivar a indisciplina.

O estabelecimento de regras com o grupo é o primeiro passo para atingir os objetivos e uma das condições para que os participantes tenham confiança e estímulo para explorar movimentos, estimular a inventividade e a coordenação de seus movimentos com os do grupo. Assim, os momentos de movimentos livres são também importantes assim como a adequação da roupa para permitir a adequada mobilidade. Danças em silêncio devem fazer parte, pois existem ritmos (internos e externos) que podem e devem ser explorados. Jogos populares de movimento, amarelinhas, cirandas devem fazer parte do repertório, pois são riquezas culturais dos povos e manifestações que devem ser valorizadas. Desta forma, a dança deve ter o propósito do desenvolvimento integrado fundamento da criação estética e o desenvolvimento expressivo e deve ainda propiciar:

®    O reconhecimento dos tecidos do corpo (epitelialconjuntivomuscular e nervoso) e suas funções.

®    A análise das características corporais individuais: peso, forma, volume.

®    O reconhecimento das formas de locomoção e deslocamentos e orientações espaciais (direções, caminhos, planos).

®    A percepção de mudanças de velocidade, de tempo, de ritmo e o desenho do corpo no espaço.

®    Exploração de formas em que se pode parar o corpo desde em pé até deitado.

®    Improvisação de danças, invento, registro, repetição.

®    Criação de coreografias.

®    Comunicação gestual.

®    Criação e análise de tipos de movimentos: rápido e lento, sinuoso e direto, alto e baixo, leve e pesado.

®    Identificação dos tipos de danças das diversas culturas e locais.

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