A educação artística pode ser denominada, educação dos sentidos por abranger todos os modos de auto expressão, literária e poética (verbal), assim como musical e auditiva, e abordar integralmente a realidade - educação estética - a inteligência e o raciocínio para a construção da personalidade.
Ao organizar formas, linhas, cores, sons,
movimentos, o ser humano, pela arte, conscientemente, transmite sentimentos e ideias
acerca do mundo e de si próprio. A arte é um meio de articular a inteligência,
o imaginário, o simbólico, o real, a sensibilidade e a cultura. Quando o ser
humano cria, está transformando os objetos e os espaços. Daí a importância das
crianças brincarem imaginativamente, que os brinquedos não sejam todos prontos,
que tudo não esteja "imaginado" pelo videogame, por exemplo. Quando
uma criança brinca com um cabo de vassoura imaginando-o como um cavalo, um
soldado, um carro, está
aprendendo a transformar os objetos e aprendendo a viver de forma criativa.
A maior parte das relações humanas está baseada em
conceitos contrapostos: dentro-fora; frio-quente; liberdade-obediência;
amor-ódio; alegria-tristeza; para entender a complementação desses pares,
também a criatividade é de suma importância. Como afirma López Quintás, quando
a vida é entendida apenas de uma forma prática, então, a maior parte da vida é
vista como um dilema, como um problema a resolver; porém, quando a vida é
encarada como um âmbito de relações humanas extremamente abertas, então os
problemas se transformam em contrastes e se aprende a viver a vida
verdadeiramente humana.
Um quadro ou uma escultura ajuda-nos a educar nosso
olhar para que não nos detenhamos apenas no aspecto objetivo dos seres;
ensina-nos a olhar para a realidade captando aspectos invisíveis.
A "Pietá" de Michelângelo não é somente
uma mulher tendo nos braços um homem morto. Inúmeros significados (especialmente
para a fé Católica) estão presentes na obra: o amor de Deus pela Humanidade, a
aceitação do sacrifício do seu Filho, por Maria, o amor de Maria por nós, a
devoção dos fiéis, a necessidade do desagravo, o mistério do pecado.
Assim também, "Guernica" de Picasso não é
somente a cena confusa com touro em atitude esquisita e uma lâmpada acesa.
Mostra realidades que estão presentes nas guerras: o caos, o horror, o
desespero, a angústia.
As pessoas "realistas", práticas
consideram sem sentido as considerações artísticas por serem de ordem
subjetiva. O principal da boa educação jamais deve ser o de erradicar os
sentimentos ou reprimi-los, mas orientar para os sentimentos adequados. A
pessoa que desvaloriza a Arte; rejeita juízo de valor, sentimento, emoção, e por
não serem objetiva, parte do princípio de que todo e qualquer sentimento, por
definição, é irracional.
A falta de iniciativa, de energia na sociedade atual
foi por ela mesma influenciada como também o foi o fraco, o traidor, o covarde,
eles são frutos também da contribuição de uma educação que deixou de
orientá-los para valorizar os sentimentos. O homem moderno, sem capacidade para
dar respostas aos desafios modernos e criar soluções, possivelmente, tiveram
uma educação que sufocou sua criatividade.
A prática pedagógica deve orientar seus esforços
para a criatividade e para a formação dos sentimentos, onde o professor seja o
mediador da aprendizagem. Criar e representar são formas que inseridas no
processo orientam as reações, libertam o riso e conduzem a reflexão. A música
alegra, encanta, é educativa, fixa mensagens e auxilia na assimilação de
conteúdos e bons hábitos. A pintura, a literatura, o teatro, o cinema e a
escultura, desenvolvem a criatividade, comunicam e informam. A ginástica, a
dança, a respiração adequada e o relax, predispõem o corpo para as atividades de
aprendizagem. Como também, o desenho é utilizado como um pré-requisito,
preparatório para a escrita.
Expondo os trabalhos executados a Escola propicia
que a comunidade escolar, fazendo apreciações com comentários, investigando os
procedimentos utilizados pelas crianças, realize troca de informações, troca de
experiências, de valores estéticos e preferências que enriquecem a
sensibilidade e a inteligência, propiciando assim a interação, também, com a
família.
As atividades artísticas são modos de as crianças
referirem-se às suas alegrias e tristezas, revelar suas emoções e exercer seu
pensamento, sua capacidade inventiva e seus conceitos. A pintura, a escultura,
a colagem, a gravura, o desenho, além da música, teatro e dança, são formas de
expressão de ideias e sentimentos e abrem caminho para a autonomia e liberdade.
Ao trabalhar com as atividades artísticas, a criança exprime o que conhece de
um objeto, o que sabe e sente no momento. Assim, o professor deve orientar suas
ações pedagógicas, relacionadas às atividades artísticas para que os educandos,
ao trabalhar com os sentidos, que são caminhos para o conhecimento, possam,
visualizar o mundo com um olhar diferente, novo e poético.
Criar e representar são formas que inseridas no
processo orientam as reações, libertam o riso e conduz a reflexão, a música
alegra, encanta, é educativa, fixa mensagens e auxilia na assimilação de
conteúdos e bons hábitos; a
pintura, a literatura, o teatro, o cinema e a escultura, desenvolvem a
criatividade, comunicam e informam e a ginástica, a dança, a respiração
adequada e o relax, predispõem o corpo para as atividades de aprendizagem.
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