sábado, 26 de setembro de 2020

COMUNICAÇÃO

  

Comunicação é o poder pessoal capaz de transformar uma ideia em algo real, capaz de criar ou alterar uma realidade. Tudo o que se concebe como realidade, se transforma em realidade, passa a existir, é gerada, através da comunicação.

Como comunicar?

Sabendo o que se quer, solicitando, quanto maior a habilidade de solicitar, maior a possibilidade de ser atendido e maior o poder, solicitando de maneira específica, falando com entusiasmo, sendo congruente e elegante, solicitando a quem pode oferecer o que se quer, solicitando até conseguir, se necessário, mude a estratégia, até que tudo irá conspirar a favor da solicitação. Em qualquer situação e muito mais na comunicação educando/educador, para que esta seja eficiente e eficaz, deve ocorrer em linha horizontal, ou seja, deve ser entendida.

Lembro-me do ano de 1967, quando com quatorze anos de idade lecionava em uma cidadezinha do interior do Estado de Goiás e um acontecimento do qual muito me envergonhei serviu-me de lição e, nunca me esqueci. Sempre que me dirijo a qualquer pessoa ou qualquer grupo de pessoas, estou sempre perguntando a mim mesma se estou sendo entendida.

Era um pequeno Grupo Escolar com duas salas. Uma das professoras alfabetizava e a outra trabalhava com a 1ª, 2ª e 3ª séries. Não havia Direção ou qualquer outro apoio. De vez em quando, recebíamos a visita de uma Inspetora de Ensino que vinha, quase sempre, acompanhada do Prefeito da sede do município.

Os estudantes nunca me envergonharam na recepção as visitas. Levantavam-se, cumprimentavam, dava boas vindas aos visitantes e se comportavam muito bem. Em uma dessas visitas a Inspetora convidou-me a acompanhá-la na inspeção do espaço externo do Grupo Escolar. Saímos as duas deixando o Prefeito a sós com a turma. Ele, na tentativa de conversar com a turma e passar o tempo com alguma atividade, resolveu perguntar: Vocês sabem cantar? Ao que a turma respondeu em Coro: Sabemos! O que vocês sabem? Perguntou. “O VIRUNDUM”. Então vamos cantar: 1, 2 e 3: E a turma entoou em coro entusiasmada: Virundum Ipiranga as margens plácidas, de um povo heroico o brado retumbante...

Quando retornamos o prefeito estava às gargalhadas e nem podia falar. Todos o olhavam sem entender. Ao se acalmar e contar-me o ocorrido fiquei sem jeito, o “OUVIRAM DO” do Hino Nacional Brasileiro era entendido como “VIRUNDUM”, envergonhada só pude mesmo rir junto. Daí para frente passei a pronunciar melhor as palavras e a buscar os significados das palavras desconhecidas que eram trabalhadas em sala de aula.

Conscientizei-me da necessidade de me preocupar mais com o processo de comunicação, com sua importância para construção do conhecimento. Descobri, de forma trágica, como a comunicação é distorcida quando a mensagem é passada para outras pessoas.

Um dia ouvi de um servidor do Ministério da Fazenda uma história verdadeira que demonstra a necessidade da comunicação ser adequada, para ser entendida: Um senhor, contribuinte como todos nós, certamente, desacostumado com a tecnologia dos tempos modernos, tantas máquinas e tantos botões, ao chegar ao Setor onde queria ser atendido, recebeu uma senha e a seguinte informação: Aguarde ser chamado pela Televisão. (A atendente, certamente imaginou que se dissesse monitor ele poderia se confundir.)

Calmamente, ele foi para casa e, diariamente, observava a TV, aguardando que o chamassem. Alguns dias se passaram e ele retorna reclamando da demora e recebe a informação de que o chamado aconteceria ali no setor, no mesmo dia, pelo monitor de computador.

O sistema de atendimento permite que os contribuintes aguardem comodamente sentados, os chamados por ordem de chegada. No caso daquele Sr. houve falha na comunicação e a mensagem não foi entendida, pois não foi adequada ao nível de entendimento do receptor.

A comunicação possui elementos essenciais para que aconteça:

§  Emissor/comunicador: É aquele que tem uma informação a dar;

§  Mensagem: É o conteúdo da comunicação. O quer se quer informar;

§  Canal: É o meio de transporte da mensagem;

§  Receptor: É aquele que recebe a informação.


Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...