quarta-feira, 9 de setembro de 2020

ARTE NA VIDA

Grande parte das profissões, nos mais diferentes ramos, utiliza a arte. Tudo que vemos foi imaginado, desenhado, esculpido, pintado. O estilista, a costureira e todos que trabalham com tecidos necessitam de noções de cores e seus efeitos, texturas, padronagens. Para dispor pontos de luz para que as pessoas tenham a sensação de aumento ou diminuição de espaços o eletricista usa noções de arte. Para adequar forma e espaço, cores e linhas retas e curvas, um mestre de obras utiliza noções de arte. Um Operador de câmera para um enfoque perfeito necessita ter noção de ângulos e perspectiva.

Assim, grande parte das profissões lida com arte que nem sempre se apresenta como uma obra de arte: a forma dos objetos, a música dos mais diferentes grupos, a decoração das vitrines, as rezas, as danças de rua, as vestimentas, os jardins, em tudo está presente alguma forma de arte. Quando se discute diferentes tipos de arte, de diversas culturas, o estudante pode ser despertado por valores diferentes dos seus promovendo o reconhecimento das distinções e, consequentemente, o respeito.    

No Ensino Fundamental a arte possui em destaque quatro linguagens: Dança, Artes Visuais, Teatro e Música. (movimento, música, drama, artes plásticas). Os Parâmetros Curriculares Nacionais, para o Ensino Fundamental, conclui que o estudante desenvolve sua cultura de arte fazendo, conhecendo e apreciando produções artísticas, que são ações que integram o perceber, o pensar, o aprender, o recordar, o imaginar, o sentir, o expressar, o comunicar.

Desta forma, a responsabilidade do professor de arte além de ser a de oportunizar o acesso dos estudantes aos bens estéticos e artísticos da humanidade, valorizar também as formas de culturas minoritárias e estimular a curiosidade e incentivar a criatividade. Esta concepção exige repensar o cotidiano da escola e sua função social em busca da democratização dos saberes, pois é necessário mudar de vez a ideia, a postura, que ainda existe, de que o menos favorecido necessita apenas ler, escrever e contar.

A Educação pela Arte poderá ser concebida como um processo globalizante, em que o desenvolvimento da criatividade e das capacidades de expressão e comunicação é encarado como meta da formação do homem completo. Assim, é inegável a importância fundamental da arte que passou a ser componente curricular obrigatório. Para a maioria dos pais/responsáveis a ideia de arte é de que “não serve para ganhar dinheiro e, portanto, não tem importância”. Por isto há a necessidade de conscientiza-los de que arte na Educação Infantil e no Ensino Fundamental não é só para iniciação artística, mas para desenvolver os sentidos e a percepção. O educando deverá ser estimulado para tomar consciência das qualidades emocionais das suas experiências e será encorajado a exteriorizá-las através da utilização da palavra, do gesto, do som, do grafismo, de toda uma variedade de formas de expressão ao seu dispor. "A ênfase no ensino será posta no estimular a criança para que explore as suas emoções e sensações dentro de um conjunto de convenções artísticas, o qual, tanto quanto possível, ela escolherá para si própria" (Forrest, 1962). 

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