segunda-feira, 21 de setembro de 2020

QUALIDADE DE ENSINO

 

A escola é um ambiente relacional, de interação intencional entre pessoas é o local privilegiado para a formação do cidadão, pois o homem se completa por meio do processo educativo. O ensino-aprendizagem, necessariamente, só ocorre se houver relacionamento humano no qual, um dos importantes aspectos é a afetividade do educador para com o educando.

Procurando explicações para o problema dos desvios de personalidade e da violência entre os jovens, reveladas nas mídias sociais e vista na televisão e que se agrava “dia a dia” no lar, nas ruas e nas escolas; ouvindo educadores amedrontados com suas turmas de adolescentes, cresce a preocupação com a busca de soluções para tais problemas que parecem ter origem no desamparo na infância e na adolescência, no desleixo e na mesmice do sistema educacional.

Assim, tendo em vista insucessos e desgastes da escola, advindos de uma abordagem fechada, que orienta e define os programas e processos do ensino, enquanto as necessidades são de uma nova proposta que possa contemplar de forma mais rica e flexível os pressupostos de uma concepção mais aberta, libertando as mentes do teor fragmentário e mecânico, de modelos ultrapassados de educação: planejamentos e instrumentos organizacionais buscou-se com este trabalho subsídios para comprovar que a melhoria afetiva significa melhoria em inúmeros outros aspectos.   

A boa educação na Escola e a vida no lar são duas influências extremamente importantes no desenvolvimento da criatividade. Uma Escola é Excelente quando ela se empenha em realçar e estimular a criatividade de seus estudantes, pois na Escola, as pessoas devem ter a oportunidade de perceber e desenvolver as características de uma personalidade criativa, entre as quais, as seguintes: inteligência, originalidade, independência, abertura para a experiência, intuição e forte interesse estético e teórico.

Porém o mais importante para que tal aconteça é que o educando possa contar com bons mestres. Mas, o que é ser um bom mestre? É no mínimo, praticar o seguinte: fazer planificação de suas atividades, expor com simplicidade e clareza, discorrer de maneira interessante e motivadora, ter paciência em repetir, usar a disciplina participativa e praticar a cordialidade, seguir a lógica, sem deixar de lado a criatividade, ser entusiasta nas aulas, motivar, comunicar-se adequadamente, estar aberto a mudanças, manter-se empático e simpático, ser participativo em todos os problemas da Escola e ser eficiente nas comunicações. Com estas providencias qualquer educador sentirá orgulho dos resultados, pois o que é que dá orgulho a um (a) professor (a) são as metas, tais como, o brilho que surge nos olhos dos educandos devido à compreensão, os agradecimentos dos pais e dos próprios estudantes, a juventude e dinamismo que recebe do educando que orienta especialmente pelo uso adequado da autonomia que o cargo possibilita.

Algumas condições pessoais, necessárias para o êxito de um grupo de trabalho em uma escola:

§  Conhecer-se a si mesmo;

§  Conhecer o Diretor, colegas e toda equipe;

§  Conhecer a organização de trabalho;

§  Demonstrar interesse pela atividade;

§  Estar sempre disponível;

§  Possuir Empatia;

§  Ser inovador;

§  Ter desejo de servir e ser agradável;

§  Ter preparo;

§  Ter simpatia.

“...Que possamos todos encontrar a divindade existente em nós e gerirmos os nossos negócios, os negócios do terceiro milênio, ouvindo como ensinou Kan Pu, a alma das pessoas...” Silvia Constant Vergara. 

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