A escola é um ambiente relacional, de interação
intencional entre pessoas é o local privilegiado para a formação do cidadão,
pois o homem se completa por meio do processo educativo. O ensino-aprendizagem,
necessariamente, só ocorre se houver relacionamento humano no qual, um dos
importantes aspectos é a afetividade do educador para com o educando.
Procurando explicações para o problema dos desvios
de personalidade e da violência entre os jovens, reveladas nas mídias sociais e
vista na televisão e que se agrava “dia a dia” no lar, nas ruas e nas escolas;
ouvindo educadores amedrontados com suas turmas de adolescentes, cresce a
preocupação com a busca de soluções para tais problemas que parecem ter origem
no desamparo na infância e na adolescência, no desleixo e na mesmice do sistema
educacional.
Assim, tendo em vista insucessos e desgastes da
escola, advindos de uma abordagem fechada, que orienta e define os programas e
processos do ensino, enquanto as necessidades são de uma nova proposta que
possa contemplar de forma mais rica e flexível os pressupostos de uma concepção
mais aberta, libertando as mentes do teor fragmentário e mecânico, de modelos
ultrapassados de educação: planejamentos e instrumentos organizacionais
buscou-se com este trabalho subsídios para comprovar que a melhoria afetiva
significa melhoria em inúmeros outros aspectos.
A boa educação na Escola
e a vida no lar são duas influências extremamente importantes no desenvolvimento
da criatividade. Uma Escola é Excelente quando ela se empenha em realçar e
estimular a criatividade de seus estudantes, pois
na Escola, as pessoas devem ter a oportunidade de perceber e desenvolver as
características de uma personalidade criativa, entre as quais, as seguintes:
inteligência, originalidade,
independência, abertura para a experiência,
intuição e forte interesse estético e teórico.
Porém o mais importante
para que tal aconteça é que o educando possa contar com bons mestres. Mas, o que
é ser um bom mestre? É no mínimo, praticar o seguinte: fazer planificação de suas
atividades, expor com simplicidade e clareza,
discorrer de maneira interessante e motivadora, ter
paciência em repetir, usar a disciplina participativa e praticar a
cordialidade, seguir a lógica, sem deixar de lado a criatividade, ser
entusiasta nas aulas, motivar, comunicar-se adequadamente, estar
aberto a mudanças,
manter-se empático e simpático, ser participativo em todos os problemas da Escola e
ser eficiente nas comunicações. Com estas providencias qualquer educador
sentirá orgulho dos resultados, pois o que é que dá orgulho a um (a) professor (a)
são as metas, tais como, o brilho que surge nos olhos dos educandos devido à
compreensão, os agradecimentos dos pais e dos próprios estudantes, a juventude
e dinamismo que recebe do educando que orienta especialmente pelo uso adequado
da autonomia que o cargo possibilita.
Algumas condições
pessoais, necessárias para o êxito de um grupo de trabalho em uma escola:
§ Conhecer-se a si mesmo;
§ Conhecer o Diretor, colegas
e toda equipe;
§ Conhecer a organização de
trabalho;
§ Demonstrar interesse pela
atividade;
§ Estar sempre disponível;
§ Possuir Empatia;
§ Ser inovador;
§ Ter desejo de servir e ser
agradável;
§ Ter preparo;
§ Ter simpatia.
“...Que possamos todos encontrar a divindade
existente em nós e gerirmos os nossos negócios, os negócios do terceiro
milênio, ouvindo como ensinou Kan Pu, a alma das pessoas...” Silvia Constant
Vergara.
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