quinta-feira, 22 de julho de 2021

22 de julho - Dia Mundial do Cérebro - cérebro e Covid

“Espantalho: - Eu não tenho um cérebro... só tenho palha. Dorothy: - Como você pode falar se você não tem um cérebro? Espantalho: - Eu não sei... Mas algumas pessoas sem cérebro falam de monte, não é? Dorothy: - É, eu acho que você está certo. - Ainda assim - disse o Espantalho: - quero um cérebro em vez de um coração; porque um tolo não saberia o que fazer com um coração se tivesse um. - Fico com o coração - respondeu o Homem de Lata. - Porque cérebro não faz ninguém feliz, e a felicidade é a melhor coisa do mundo.” O Mágico de Oz A procura pelo mágico de OZ era dispensável, ele ofereceu peças e certificados atestando inteligência, coragem e sentimentos que já estão dentro de cada um de nós. Como Educadora, o cérebro é o meu órgão favorito pelo qual sempre me interessei por conhecer melhor, especialmente, como ocorre a construção do conhecimento. Quando admiro o que é bom, especialmente a bondade das pessoas, sinto que estou a amar com o cérebro. Ao praticar exercícios físicos me sinto bem com melhoria de dores. Assim também, quando exercito o ‘músculo’ cérebro, com pensamentos em coisas boas, também me sinto mais contente, com maior entusiasmo. Outra coisa que me intriga é o “direito” da mãe gestante antecipar a morte do filho em gestação do feto anencéfalo porque irá morrer mesmo no dizer do Ministro relator: “...reinam sentimentos mórbidos de dor, tristeza, desespero, angústia e luto dada a certeza do óbito”, Bem, também é certo que todos os filhos vão morrer, então, dá na mesma, matá-los logo?! Tenho notado que a imprensa e internet vem causando muito danos e deixam cicatrizes no cérebro e tudo indica que a Covid também. Vamos pensar no que muito interessa no momento, as consequências danosas ao cérebro que o novo Corona vírus causa. Uma vez instalado no interior do nariz, o vírus parece chegar logo até o cérebro. Em alguns dos casos estudados, os pesquisadores encontraram meningite bem como, obstrução de vasos sanguíneos causando acidente vascular cerebral. Certamente, “A presença do vírus nas células nervosas... parece explicar os sintomas neurológicos, como a perda de olfato e paladar, ...entre pacientes com COVID-19”. Houve comprovação de que o novo Corona vírus é capaz de se infiltrar em regiões do cérebro e provar que o SARS-CoV-2 provoca danos no cérebro e deixa sintomas e sequelas mesmo sem serem hospitalizados. Ainda, entre os pesquisados, 28% desenvolveram algum grau de ansiedade, 20% de depressão, 28% tiveram perda de memória e 34% relataram perda de funções cognitivas (percepção, aprendizagem, memória, atenção, vigilância, raciocínio e solução de problemas). “Houve sinalização relacionadas com doenças neurológicas, como... esclerose lateral amiotrófica e depressão de longa duração”. Ainda tem lógica a justificativa, para aglomerações e falta de outros cuidados básicos de alguns, de que muitos nem manifestam os sintomas e que o percentual de morte é baixo??? Disponível em: https://agencia.fapesp.br/novos-estudos-ajudam-a-entender-o-impacto-do-novo-coronavirus-no-cerebro-humano/36360/

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...