segunda-feira, 21 de setembro de 2020

PONTOS BÁSICOS PARA O SUCESSO DE EMPRESAS

 

Estudiosos que analisam as causas de sucesso de empresas bem sucedidas encontraram alguns pontos básicos:

Qualquer empresa deve ser obcecada pelo bom atendimento ao cliente, inclusive antecipando as suas necessidades e desejos. O cliente satisfeito é a garantia do futuro da empresa, sua maior propaganda e a garantia do futuro da empresa e de cada um de dos seus empregados;

O oferecimento do produto ou serviço específico “sob medida” para cada cliente de acordo com seus desejos o satisfaz para que ele volte a procurar a empresa por toda a vida, sendo leal pela confiabilidade. Pesquisar os desejos de seus consumidores, agindo como solucionadores de problemas de seus clientes.

Empresas dispostas até mesmo, a ações dispendiosas para manter a excelência do atendimento e da qualidade, estão em longo prazo reforçando o êxito e gerando maior lucro. Riscos, para melhor atendimento ao cliente, são partes da estratégia da empresa, altamente compensadores.

Outro ponto observado é a importância de se ouvir o usuário. Só ele pode dizer o que quer o que não funciona e o que deve ser mudado. As opiniões dos clientes e o comprometimento com o que eles querem, com suas reclamações e sugestões é a garantia de grande parte do sucesso e do prestígio.

Em resumo, um atendimento perfeito, com ampla assistência, buscando resolver problemas, atendendo sugestões, levadas a sério, são formulas e atitudes para o sucesso, das empresas de alto padrão, em qualquer ramo.

Ainda, a Escola de Qualidade é aquela que possibilita ao educando interagir com o ambiente para que ele possa aprender mais depressa e melhor. Nela se busca o amor e o cuidado com o educando, fazendo com que ele tenha confiança no que lhe é orientado, saiba a importância da ética e da honestidade.

KAISEN e uma palavra japonesa que significa: a melhoria continua; hoje melhor do que ontem, amanhã melhor que hoje. Em todas as empresas assim como também no ambiente escolar devem ser sempre lembrados os 5 Ss japoneses

1.    Seiri, funções definidas – organização.

2.    Seiton, verificação, local certo – arrumação ou ordem

3.    Seiso, pessoas/local/equipe – limpeza

4.    Seiketsu, trabalho/saúde – higiene e padronização

Shitsuke, força mental, física, disciplina, moral – manutenção.

O QUE É QUALIDADE?

 

No seu sentido mais amplo, qualidade é qualquer coisa que pode ser melhorada. Qualidade de ensino é a totalidade dos aspectos e das características dos serviços educacionais, atuais ou futuros, capazes de satisfazer as necessidades implícitas ou explicitas de toda a comunidade escolar.

Na prática, é a conquista e a manutenção dos clientes internos e externos por meio da superação de suas expectativas. Uma escola de qualidade tem em seus clientes a melhor das propagandas e a maior das certezas, o aumento do contingente de clientes que a procura.

Uma análise entre o tipo de escola que temos e a escola que queremos questionando a finalidade da escola, ou seja, para quem e porque ela existe, certamente, as conclusões nos levarão a um arranque em direção a um novo caminhar educacional, com mudanças radicais.

Os verdadeiros protagonistas do sistema educacional são os educadores cuja profissão difere de muitas outras que podem ser substituídas pela robótica, que executa o trabalho físico ou pelo computador que desempenha programas lógicos. Estamos na era do conhecimento e do professor se exige mais do que da maioria de outros profissionais.

O principal e ter dinamismo, vontade de aprender cada vez mais e criatividade para novas ideias. Uma grande necessidade é a de que o educador busque extrapolar suas atividades e vir a ser um consulente, a ponto de ter empatia com o seu círculo de educandos, pais e equipe.

As instituições educacionais podem na busca da qualidade, de propostas concretas para a melhoria em todos os aspectos, trazer para as instituições educacionais, técnicas bem sucedidas em outras áreas as quais, antes de serem implantadas serem discutidas e aceitas pelos envolvidos. Se tal ocorrer, mesmo com a existência de muitos problemas, certamente, acarretará uma mudança de atitudes com a substituição de velhos e arraigados paradigmas que não condizem mais com a realidade atual.

Muitas vezes, belo e adequado prédio, ar condicionado, computadores, móveis apropriados, por si só são insuficientes para garantir qualidade. Ainda, do ponto de vista de qualidade muitos educadores esperam materiais prontos, caros, sofisticados e duráveis para utilização em suas atividades diárias. Desta forma perdem uma excelente oportunidade de tornarem suas aulas atraentes e divertidas, de trabalharem materiais tão bons e valiosos para educação, quanto os de última geração. Com eles as crianças podem ser desafiadas a fazerem experimentações e a desenvolverem a capacidade de concentração, pois estimulam a criatividade e aguçam a curiosidade.

Trata-se das sucatas cuja utilização somente será uma estratégia válida na medida em que se insere em todo o processo como uma filosofia educacional amplamente discutida e objetivos claramente delineados.

Assim, em matéria de qualidade, não existem experiências válidas nem receitas a serem copiadas com propostas pedagógicas prontas e acabadas com sucesso garantido.

O primeiro passo é definir as prioridades e metas para que a escola, a comunidade e cada um em particular, interiorizem e pactuem com o compromisso individual de trabalhar com os princípios e as bases da qualidade, pois, qualidade deve ser trabalhada sem tréguas, demandando tempo para que se introduza uma nova mentalidade, especialmente, de administração nas escolas, que se inicia com a conscientização e motivação de todos, certos de que a eficiência poderá se reverter em melhoria contínua, inclusive, em benefícios para todos os envolvidos: administração, trabalhadores do setor e, consequentemente, para a comunidade.

QUALIDADE DE ENSINO

 

A escola é um ambiente relacional, de interação intencional entre pessoas é o local privilegiado para a formação do cidadão, pois o homem se completa por meio do processo educativo. O ensino-aprendizagem, necessariamente, só ocorre se houver relacionamento humano no qual, um dos importantes aspectos é a afetividade do educador para com o educando.

Procurando explicações para o problema dos desvios de personalidade e da violência entre os jovens, reveladas nas mídias sociais e vista na televisão e que se agrava “dia a dia” no lar, nas ruas e nas escolas; ouvindo educadores amedrontados com suas turmas de adolescentes, cresce a preocupação com a busca de soluções para tais problemas que parecem ter origem no desamparo na infância e na adolescência, no desleixo e na mesmice do sistema educacional.

Assim, tendo em vista insucessos e desgastes da escola, advindos de uma abordagem fechada, que orienta e define os programas e processos do ensino, enquanto as necessidades são de uma nova proposta que possa contemplar de forma mais rica e flexível os pressupostos de uma concepção mais aberta, libertando as mentes do teor fragmentário e mecânico, de modelos ultrapassados de educação: planejamentos e instrumentos organizacionais buscou-se com este trabalho subsídios para comprovar que a melhoria afetiva significa melhoria em inúmeros outros aspectos.   

A boa educação na Escola e a vida no lar são duas influências extremamente importantes no desenvolvimento da criatividade. Uma Escola é Excelente quando ela se empenha em realçar e estimular a criatividade de seus estudantes, pois na Escola, as pessoas devem ter a oportunidade de perceber e desenvolver as características de uma personalidade criativa, entre as quais, as seguintes: inteligência, originalidade, independência, abertura para a experiência, intuição e forte interesse estético e teórico.

Porém o mais importante para que tal aconteça é que o educando possa contar com bons mestres. Mas, o que é ser um bom mestre? É no mínimo, praticar o seguinte: fazer planificação de suas atividades, expor com simplicidade e clareza, discorrer de maneira interessante e motivadora, ter paciência em repetir, usar a disciplina participativa e praticar a cordialidade, seguir a lógica, sem deixar de lado a criatividade, ser entusiasta nas aulas, motivar, comunicar-se adequadamente, estar aberto a mudanças, manter-se empático e simpático, ser participativo em todos os problemas da Escola e ser eficiente nas comunicações. Com estas providencias qualquer educador sentirá orgulho dos resultados, pois o que é que dá orgulho a um (a) professor (a) são as metas, tais como, o brilho que surge nos olhos dos educandos devido à compreensão, os agradecimentos dos pais e dos próprios estudantes, a juventude e dinamismo que recebe do educando que orienta especialmente pelo uso adequado da autonomia que o cargo possibilita.

Algumas condições pessoais, necessárias para o êxito de um grupo de trabalho em uma escola:

§  Conhecer-se a si mesmo;

§  Conhecer o Diretor, colegas e toda equipe;

§  Conhecer a organização de trabalho;

§  Demonstrar interesse pela atividade;

§  Estar sempre disponível;

§  Possuir Empatia;

§  Ser inovador;

§  Ter desejo de servir e ser agradável;

§  Ter preparo;

§  Ter simpatia.

“...Que possamos todos encontrar a divindade existente em nós e gerirmos os nossos negócios, os negócios do terceiro milênio, ouvindo como ensinou Kan Pu, a alma das pessoas...” Silvia Constant Vergara. 

sábado, 19 de setembro de 2020

JOGOS A VIDA TODA

 


O jogo faz parte da vida da maioria das pessoas e até dos animais. Os animais domesticados jogam com seus donos, os animais que vivem em seu habitat natural podem ser observados brincando. Os humanos criaram uma diversidade de atividades para distraírem entre os quais baralhos, xadrez, boliche, sinuca, jogos de computador e, encontram nos jogos momentos de relaxamento, descontração e interação. Além disso, exigem muita atenção, criação de estratégias, reflexos, solução de operações, memorização de jogadas anteriores. Os sentidos da visão, audição e tato, os reflexos e o raciocínio são aguçados. Tais atividades ou comportamentos exercitam o cérebro, aguçam o senso de competição e são necessárias em outros aspectos da vida, para a própria sobrevivência.

No entanto, mesmo com tantos benefícios é necessário ter cautela e autocontrole para que os jogos permaneçam como diversão ao invés de se tornarem doença como vicio ou mania, principalmente os eletrônicos para crianças e jovens. Para os adultos os jogos de azar, que envolvem dinheiro, são os mais perigosos, vitórias próprias ou de outros, às vezes manipuladas, funcionam como estímulos ao vício.        

A desculpa, muitas vezes é a falta de recursos para aquisição de jogos. No entanto basta usar a melhor arma do ser humano para a solução de problemas: a criatividade. Basta olharmos em volta e descobriremos em abundância a utilização de algo que diariamente é jogado no lixo. Basta boa vontade para descobrir como são inúmeras as sucatas, uma das fontes mais ricas de materiais a serem empregados nas escolas e que podem ser reaproveitada, na confecção de brinquedos, lembranças e jogos pedagógicos que podem ser confeccionados para os educandos ou com os educandos.

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

CASTIGOS NA ESCOLA


 

O castigo parece ser prática comum e aceita por todos na tarefa de educar. É a tradicional educação pelo medo. Punir o educando retirando-lhe pontos na nota ou suprimido algo que ele goste desgasta a relação educador educando, pois intimida para reduzir ou suprimir a atitude indesejada. Deixa de educar sentimentos e emoções, de construir valores pela reflexão e análise do ocorrido para compreensão e alteração da atitude que se quer mudar. Quase sempre, o resultado da punição é a agressividade, a revolta, o desânimo e o desinteresse.

O reverso da medalha é o elogio que reforça a autoestima. É o reforço do positivo, sem exagero, em todas as oportunidades, em todas as atitudes adequadas, sem esquecer, no entanto, que a auto avaliação, a autocrítica é muito importante no desenvolvimento humano. Demonstrar a importância da persistência para se atingir as metas propostas.

Outro estímulo é a participação do educando, a contribuição com o que sabe e que pode fazer na sala de aula. Podemos estimular a participação do educando com perguntas.

§  Perguntas ocorrem se ele tiver confiança no educador.

§  É sinal de que o assunto despertou a atenção.

§  Ás vezes o educador fica em dúvida, o melhor é confessá-la com lealdade e responder oportunamente.

§  As respostas devem ser adequadas ao nível de desenvolvimento do educando.

§  Mesmo que a considere absurda responda.

§  Pense antes de responder para responder corretamente.

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

TÉCNICAS DE DINAMIZAÇÃO

Celso Antunes, um grande defensor das técnicas ludo-pedagógicas, diz que sua utilização constitui extraordinário instrumento de motivação, pois transforma o conhecimento a ser assimilado em um recurso de ludicidade e em competitividade sadia. Não há mágoa ou derrota na dinâmica de grupo, pois a disputa se apoia na solidariedade da micro unidade. Assim, as técnicas além de motivadoras, contribuem para a criatividade, desinibição, avaliação dos progressos, fixação dos conhecimentos adquiridos, inserindo positivamente, o envolvido, em um grupo de trabalho ou estudo.

No entanto, Celso Antunes alerta que a aplicação de qualquer técnica, pressupõe que existam fatos científicos ou experiências a conhecer, avaliar, ou investigar, pois existem técnicas específicas para cada uma destas etapas. Porém, quase sempre uma mesma técnica fixa informações e, como decorrência natural, instiga o participante a investigar outros fatos. Assim as técnicas pedagógicas são muito importantes na fixação de conteúdos, podem subsidiar fastidiosas exposições ou a elas intercalar-se para dinamizar a atividade informativa ou reflexiva. Não há limitações para o emprego de técnicas, sejam on-line ou um local seja ele área coberta, sala de aula ou galpão podem sugerir condições adequadas para seu emprego. Quadro de giz, flip-shart/cavalete podem ser utilizados em algumas técnicas sendo, no entanto, o mais importante a segurança do instrutor e o interesse despertado no participante.

Deve ser dada ao educando a oportunidade de criar. PIAGET coloca isto de maneira bem clara quando diz:

“As crianças têm de agir. Raras vezes estão inativas por mais do que alguns minutos, quando acordadas. Força-las ficarem paradas e quietas na escola é ir frontalmente contra a sua natureza e forçosamente resultará numa luta entre as vontades dos professores e as necessidades dos alunos.”

 

 

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Livro digital reúne abordagem teórica e exemplos concretos para uma nova cultura da sustentabilidade

Livro digital reúne abordagem teórica e exemplos concretos para uma nova cultura da sustentabilidade: Organizado por pesquisadores de instituições paulistas, Educar para a sustentabilidade – visões de presente e futuro trata de transformações individuais e coletivas capazes de levar a práticas inovadoras para temas complexos da sustentabilidade http://bit.ly/baixarlivroEPS

COMO ESTIMULAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

1.     Criando um ambiente escolar estimulante e o um clima na sala de aula isento de tensões;

2.     Encorajando a criança a ser independente, a ter iniciativa própria e a atender seus interesses;

3.     Encorajando a criança a dizer exatamente o que pensa sobre as coisas e a ter ideias novas;

4.     Aceitando as respostas da criança, mesmo as falsas;

5.     Encorajando a criança a inventar novas regras para os seus jogos;

6.     Dando as crianças oportunidade de jogar ou trabalhar em grupo;

7.     Encorajando a criança a dar várias respostas a uma mesma situação-problema;

8.     Trabalhando conteúdos e atividades que interessam a criança;

9.     Criando situações propícias para a descoberta ou reinvenção;

Sugestão de Atividades para a Educação Infantil:

·         Abrir e fechar portas

·         Apontar partes do corpo

·         Brincar de roda, de mãos dadas e, abraçados.

·         Chutar abraçar e dançar

·         Cantar para a turma

·         Carregar colega segurando nos braços e pernas

·         Colar retalhos, bolinhas de papel, areia, cordões, fios, serragem, algodão, figuras, flocos, canudinhos, sementes em geral: arroz, feijão...

·         Comunicar, recados

·         Concluir atividades

·         Contar estórias para os colegas

·         Controlar os esfíncteres

·         Correr

·         Dar nós e laços

·         Desenhar contorno de partes ou do corpo no papel ou no chão

·         Encaixar

·         Encher um balde grande usando baldes pequenos

·         Enfiar contas, macarrão, tampinhas

·         Exercitar a cortesia

·         Identificar partes das plantas

·         Imitar animais, modelos

·         Jogar e pegar bola

·         Manuseio de objetos para distinguir peso, para perceber tamanho

·         Montar de maquete de casinha com caixas e objetos de brinquedo

·         Ouvir sua voz no microfone

·         Pendurar, escorregar, pular uma corda, subir e descer escada, rampa

·         Pintar os rostos uns dos outros

·         Pinturas diversas

·         Provar diversos sabores

·         Rabiscar

·         Reconhecer cores

·         Reconhecer formas

·         Reconhecer objetos e pessoas vistas no passado

·         Repetir músicas

·         Repetir palavras

·         Seguir direções

·         Subir escadas

·         Usar palavras com significado de frases

 

5 de agosto - Dia Nacional da Saúde

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como: “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausê...